Os perigos das doenças autoimunes, tipos e taxas de cura

A autoimunidade é uma doença que ocorre quando células imunológicas que deveriam proteger o corpo de ataques de vírus, bactérias, fungos e outras células causadoras de doenças atacam células saudáveis. Quando as células saudáveis ​​do corpo são danificadas, podem surgir várias doenças. Então, quão perigosas são as doenças auto-imunes para o corpo?

Tipos de doenças autoimunes e seus perigos

As doenças autoimunes são perigosas porque a causa não é claramente conhecida. Quando finalmente aparece, as células do sistema imunológico danificam os tecidos e células saudáveis ​​do corpo, resultando em vários distúrbios de órgãos, que vão desde ossos e articulações, pele, glândulas e nervos. Certos tipos de doenças autoimunes também aumentam o risco de doenças cardíacas. Se não tratadas adequadamente, as doenças autoimunes também causarão complicações como cegueira no diabetes tipo 1 e insuficiência hepática na hepatite autoimune. A seguir estão alguns tipos de doenças auto-imunes que costumam aparecer: Lúpus, uma doença autoimune que comumente afeta mulheres

1. Lúpus

O lúpus é uma das doenças autoimunes mais comuns. Esta doença afeta principalmente mulheres e faz com que os pacientes apresentem um sintoma característico chamado erupção cutânea em forma de borboleta ou erupção cutânea vermelha no rosto com o formato de uma borboleta. No lúpus, o sistema imunológico ataca várias partes do corpo, desde as articulações, a pele, o revestimento protetor dos pulmões e os rins.

2. Artrite reumatóide

Quando o sistema imunológico do corpo ataca as articulações, pode ocorrer artrite reumatóide. Quando essa condição voltar, você sentirá dores musculares, inchaço, rigidez articular e calor quando a articulação for tocada.

3. Diabetes tipo 1

Quando se fala em diabetes, as pessoas costumam associá-lo ao consumo excessivo de açúcar e à obesidade. Isso é diabetes tipo 2. No diabetes tipo 1, os níveis elevados de açúcar no sangue ocorrem devido às células imunológicas que atacam a parte do pâncreas responsável pela produção de insulina, de modo que o açúcar no sangue não pode ser processado adequadamente para produzir energia. O diabetes tipo 1 ocorre principalmente em crianças. A esclerose múltipla, uma doença auto-imune que ataca os nervos

4. Esclerose múltipla

Outro tipo de doença autoimune é a esclerose múltipla. Nessa condição, as células do sistema imunológico atacam a camada de gordura que protege as fibras nervosas do cérebro e da medula espinhal. Pessoas com esclerose múltipla geralmente sentem sintomas na forma de fraqueza, dormência e formigamento em certas partes do corpo, distúrbios da bexiga, depressão e rigidez muscular.

5. Doença celíaca

A doença celíaca é uma condição que impede uma pessoa de digerir o glúten adequadamente. O glúten é um componente encontrado em muitos alimentos feitos de farinha de trigo. Essa condição é chamada de auto-imune porque o dano ocorre quando as células do sistema imunológico atacam o revestimento do intestino delgado, que é responsável pelo processamento do glúten e das proteínas do trigo e de outros grãos. Leia também: Como fazer dieta sem glúten adequada para pessoas com doença celíaca

6. Psoríase

A psoríase causa sintomas que fazem com que a pele pareça vermelha, dura e pareça mais espessa e escamosa. Essa condição pode ocorrer porque as células imunológicas do corpo atacam a camada mais externa da pele, chamada epiderme.

7. Doença inflamatória intestinal (IBD)

Doença inflamatória intestinal é uma condição causada pela inflamação das paredes do trato digestivo. Existem vários tipos de DII, dependendo da área do trato digestivo que é afetada. Se essa doença ocorrer no trato digestivo, da boca ao ânus, é chamada de doença de Crohn. Enquanto isso, a inflamação que ocorre do intestino grosso ao reto é chamada de colite ulcerosa. Anemia perniciosa, uma doença auto-imune que faz com que o corpo não tenha glóbulos vermelhos

8. Anemia perniciosa

A anemia perniciosa ocorre quando o sistema imunológico ataca uma proteína de que o intestino precisa para absorver a vitamina B12, uma vitamina que desempenha um papel vital na formação dos glóbulos vermelhos. Se o corpo não tiver glóbulos vermelhos, você pode desenvolver anemia.

9. Doença de Addison

A doença de Addison ocorre quando o sistema imunológico ataca as glândulas supra-renais, que produzem os hormônios cortisol, aldosterona e andrógenos. Quando a produção de cortisol é reduzida, o corpo não pode usar nem armazenar carboidratos e açúcar de maneira adequada. Enquanto isso, a falta do hormônio aldosterona pode causar falta de sódio e excesso de potássio no sangue.

10. Hepatite autoimune

Na hepatite autoimune, as células do sistema imunológico do corpo atacam as células do fígado, causando a inflamação desse órgão. Os novos pacientes sentirão sintomas como icterícia (a pele e a parte branca dos olhos ficarão amareladas), fraqueza, náuseas e coceira quando a doença tiver progredido para grave. [[Artigo relacionado]]

A doença autoimune pode ser completamente curada?

As doenças autoimunes não podem ser completamente curadas. No entanto, a frequência de sua ocorrência pode ser reduzida e os sintomas que surgem devido a esta doença podem ser aliviados. Os medicamentos usados ​​atualmente no tratamento de doenças auto-imunes funcionam para suprimir a resposta imunológica excessiva do corpo, de modo que a inflamação ou inflamação e a dor podem diminuir. Alguns dos medicamentos comumente prescritos para pessoas com doenças autoimunes incluem:
  • Antiinflamatórios não esteroidais (AINEs), como ibuprofeno e naproxeno
  • Drogas imunossupressoras
Outros tratamentos também podem ser feitos para aliviar os sintomas autoimunes, como inchaço, dor, fraqueza e erupções cutâneas. Para ajudar a prevenir a recorrência, as pessoas com doenças auto-imunes são aconselhadas a fazer uma dieta balanceada e praticar exercícios regularmente. Isso ajudará a reduzir o excesso de resposta imunológica no corpo. Se você quiser saber mais sobre os perigos das doenças autoimunes e seus tratamentos, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.