5 usos do cloro e seus riscos à saúde

A pandemia do coronavírus fez com que as pessoas tentassem obter desinfetante para o processo de esterilização do vírus. O cloro é uma das matérias-primas necessárias para o desinfetante. Para que é usado o cloro? Existe algum perigo possível em usá-lo incorretamente?

Usos do cloro

O cloro (cloro) é um composto químico que atua inibindo o desenvolvimento de microorganismos causadores de doenças na água. Este composto é facilmente encontrado em vários produtos de limpeza doméstica. Devido a essa capacidade, acredita-se que os compostos de cloro sejam uma alternativa na fabricação de seus próprios desinfetantes, que são fáceis e baratos. Esses compostos químicos estão disponíveis em várias formas, sólidas, líquidas e gasosas. Você pode encontrar compostos de cloro no sal de cozinha (cloreto de sódio), piscinas, limpadores de chão ou alvejantes. Conforme relatado pela página de Fatos de Segurança Química, aqui estão os vários benefícios e usos do cloro:

1. Tratamento de água potável

O cloro é útil no tratamento de água potável. O cloro é conhecido há muito tempo como um desinfetante no tratamento de água potável. A água pode conter germes e causar doenças se for consumida diretamente sem passar por um processo de processamento. Isso aumenta o risco de propagação de doenças transmitidas pela água, como febre tifóide ou diarreia. Por esse motivo, o cloro funciona esterilizando a água potável e eliminando os germes causadores de doenças. Relatórios da página da Agência Indonésia para Avaliação e Aplicação de Tecnologia (BPPT), os compostos usados ​​para o tratamento de água potável são geralmente na forma de gás cloro.

2. Limpeza doméstica

Sua capacidade de se livrar das bactérias faz com que o cloro tenha muitos usos em produtos de limpeza doméstica. Limpar sua casa com produtos clorados ajuda a manter os germes afastados.

3. Produtos femininos

Dentro dos limites normais, o cloro também é usado em absorventes higiênicos. Você deve ter ouvido a notícia sobre absorventes higiênicos que contêm cloro. Na verdade, o cloro é permitido em certas quantidades como desinfetante em produtos femininos, como absorventes ou absorventes internos. No entanto, o número deve ser monitorado, que é inferior a 0,2 por cento. No entanto, o FDA, como agência POM dos Estados Unidos, também recomendou absorventes higiênicos sem cloro.

4. Purificar a água

O cloro também é útil para purificar a água de piscinas. Esses compostos químicos podem ajudar a matar bactérias que podem se espalhar pela água.

5. Drogas

O cloro é um composto químico simples. Por meio de vários processos químicos, esses compostos também podem ser usados ​​em medicamentos. Sabe-se que alguns medicamentos que contêm cloro ajudam a diminuir o colesterol, aliviam as dores nas articulações e as reações alérgicas.

6. Desinfetante

Como sabemos, o cloro tem propriedades desinfetantes e é fácil de encontrar em residências, como em alvejantes ou limpadores de chão. É por isso que algumas pessoas misturam cloro para obter os benefícios do desinfetante, especialmente nesta temporada de pandemia. [[Artigo relacionado]]

Riscos à saúde do cloro

Embora tenha muitos benefícios, o cloro também pode representar um risco à saúde. Podem surgir problemas de saúde se uma pessoa for exposta continuamente, misturar o limpador incorretamente ou tiver alergias. Esta condição é conhecida como envenenamento por cloro. Os sintomas que surgem por envenenamento podem ocorrer em todo o corpo, com sinais diferentes. A Agência dos Estados Unidos para Controle e Prevenção de Doenças, o CDC, resume alguns dos problemas de saúde que podem surgir da exposição ao cloro, a saber:

1. Distúrbios respiratórios

A origem da mistura de produtos contendo cloro pode ser prejudicial à saúde respiratória. Um dos problemas de saúde mais comuns causados ​​pelo envenenamento por cloro é o desconforto respiratório. No uso diário, essa condição ocorre devido à mistura de produtos de limpeza contendo cloro com limpadores contendo outros ingredientes ativos. A mistura dos dois agentes de limpeza pode criar gases nocivos se inalados. Alguns dos sintomas de distúrbios respiratórios que podem aparecer quando o envenenamento por cloro são:
  • Tosse
  • Difícil de respirar
  • O peito parece pesado
  • Respiração ofegante
  • O aparecimento de fluido nos pulmões algumas horas depois

2. Erupção cutânea

Além das alergias a detergentes, esse composto também pode causar erupções na pele durante a limpeza da casa. A erupção cutânea que aparece devido ao cloro nem sempre pode ser causada por uma alergia. No entanto, pode ser que você seja sensível ao cloro. Essa condição pode ocorrer se você entrar em contato com produtos que contenham cloro. Alguns dos sintomas de envenenamento por cloro que atacam a pele, como:
  • Uma erupção vermelha aparece na área afetada
  • Coceira
  • Pele escamosa
  • Aparece em uma linha

3. Irritação nos olhos

Os perigos do cloro também podem causar irritação nos olhos. Além de causar uma reação na pele, pessoas muito sensíveis ou com intoxicação por cloro também podem ter problemas de visão. Seus olhos podem ficar irritados se você for exposto diretamente ou até mesmo exposto a gases que contêm cloro. Gases contendo cloro que entram em contato com tecidos moles, como os olhos, podem desencadear uma reação e produzir sintomas, tais como:
  • olho vermelho
  • Os olhos ficam quentes e lacrimejantes
  • Visão embaçada
Além dos sinais acima, você também pode sentir náuseas e vômitos se for exposto ao cloro por um longo tempo. [[Artigo relacionado]]

Como lidar com os sintomas de envenenamento por cloro?

A lavagem das mãos pode limpar a área exposta para evitar o envenenamento por cloro. Aqui estão algumas maneiras de lidar com os sintomas de envenenamento por cloro:
  • Fique longe de áreas expostas ao gás cloro
  • Fique em grandes altitudes quando exposto ao gás cloro, pois este composto se deposita no fundo (as partículas são mais pesadas que o ar)
  • Troque imediatamente as roupas contaminadas com este composto
  • Limpe a área afetada com sabão e água corrente
  • Recomenda-se que você tome um banho, para garantir que o corpo esteja livre de compostos contaminantes
  • Se os sintomas atacarem os olhos, lave-os com água limpa por 10-15 minutos
  • Se ingerido, não induza o vômito ou beba líquidos
  • Use hidratante para aliviar as erupções que aparecem
Para evitar riscos à saúde causados ​​pelo cloro, experimente usar luvas de borracha ao usar produtos de limpeza. Se você quiser fazer um desinfetante de cloro, certifique-se de misturá-lo em uma área aberta para antecipar o gás que aparecerá. Em geral, o envenenamento por cloro é tratado removendo a exposição do corpo. Se sentir os sinais acima após o contato com o cloro, contate imediatamente o seu médico ou dirija-se ao pronto-socorro do hospital mais próximo. Para que o uso do cloro possa ser maximizado, certifique-se de conhecer os cuidados e regras ao utilizá-lo. Você também pode primeiro pergunte ao médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ para saber o atendimento de emergência como uma medida preventiva. Baixe agora em App Store e Google Play Store.