24 semanas de gravidez, isso é o que acontece com o feto e a mãe

Com 24 semanas de gravidez, o tamanho do feto no útero está aumentando, tornando o estômago da mãe ainda maior. Esse aumento no tamanho do feto também é acompanhado pelo desenvolvimento das habilidades demonstradas pelo bebê. Confira o desenvolvimento do feto no segundo trimestre com 24 semanas no útero e as mudanças nas condições experimentadas pelas mulheres grávidas no artigo a seguir.

Desenvolvimento fetal 24 semanas

O rosto, as orelhas e os pulmões do bebê estão se desenvolvendo bem nesta idade gestacional. Mulheres grávidas, você já se perguntou como é estar grávida de 24 semanas? Com 24 semanas de gestação, o tamanho do feto no útero é do tamanho de uma espiga de milho. Isso significa que o desenvolvimento do feto com 24 semanas é de aproximadamente 30 centímetros da cabeça ao calcanhar e pesa até 680 gramas. Além disso, citado de Saúde InfantilNa gravidez de 24 semanas, a posição do feto pode mudar em várias direções. Você pode sentir quando ele vira para a direita ou se move no líquido amniótico. Não apenas o aumento no tamanho e movimento do feto, como por alguns dos desenvolvimentos que ocorrem no feto de 24 semanas, a saber:

1. O rosto do bebê está começando a se formar perfeitamente

Se você tem curiosidade sobre o rosto do seu filho, já pode vê-lo ao fazer um ultrassom com 24 semanas de gravidez. O motivo é que o rosto de um feto de 24 semanas está totalmente formado, com sobrancelhas, cílios, pálpebras e cabelos.

2. As orelhas fetais estão se desenvolvendo bem

Os órgãos do ouvido interno do feto também estão se desenvolvendo bem às 24 semanas de idade. Com isso, a capacidade de se equilibrar e ouvir a voz do seu filho também está crescendo. Isso permite que seu bebê saiba onde está no útero naquele momento. Por exemplo, ele está em uma posição vertical ou de cabeça para baixo. Além disso, o feto de 24 semanas também pode ouvir e responder aos sons com clareza. Ótimo, certo?

3. Os pulmões fetais começam a se desenvolver

Com 24 semanas, os pulmões fetais também começaram a se desenvolver. Na verdade, nessa idade gestacional, esses órgãos se ramificaram e formaram alvéolos ou sacos de ar. A função dos alvéolos é permitir a troca de oxigênio e dióxido de carbono quando o bebê nasce para o mundo. Enquanto está no útero, os pulmões do bebê começam a produzir substâncias surfactantes. Os surfactantes são substâncias naturais capazes de fazer com que os bebês respirem bem ao nascer.

4. O peso do bebê no útero está aumentando

O peso do bebê no útero aumenta na 24ª semana de gestação. Não é à toa que o peso fetal de 24 semanas pode chegar a 680 gramas. Um dos fatores que causam ganho de peso fetal no útero é o crescimento de gordura. A função da gordura não é apenas proteger a pele do bebê, mas também ajudar a manter o calor do corpo e regular a temperatura corporal do bebê.

Mudanças vivenciadas pelo corpo da mãe na 24ª semana de gravidez

Junto com o rápido desenvolvimento do feto de 6 meses, a mãe também experimentará muitas mudanças e sentirá vários sintomas nas 24 semanas de gravidez. Aproximadamente, quais são as queixas das gestantes de 24 semanas? Reclamações de 24 semanas de gravidez que geralmente serão sentidas pela mãe são:

1. O estômago está ficando maior

A barriga está ficando cada vez maior acompanhada do umbigo para fora.Uma das mudanças que as mães experimentam na 24ª semana de gravidez é que o estômago está ficando cada vez maior. Nessa idade gestacional, a parte superior do útero está acima do umbigo. Isso significa que o formato do seu estômago já se parece com uma bola de futebol. A condição do estômago em crescimento empurra o umbigo ainda mais para fora. No entanto, você não precisa se preocupar porque o umbigo saliente pode voltar ao normal alguns meses após o parto.

2. Ganho de peso

Entrando na 24ª semana de gravidez, a mãe experimentará um aumento de peso de cerca de 6-7 kg junto com o aumento do peso do bebê no útero. Isso é normal e você não deve se preocupar muito com isso. No entanto, a quantidade de ganho de peso materno na 24ª semana de gestação não pode ser usada como referência. Porque, cada mulher grávida tem uma condição diferente de gravidez inicial. Seria bom que você consulte seu obstetra para saber se o ganho de peso experimentado na 24ª semana de gestação é normal ou não.

3. Formigamento e dormência no pulso

As mudanças ocorridas nas mães com 24 semanas de gravidez são formigamento e dormência nos pulsos. Esta condição também é conhecida como síndrometúnel do carpo. Formigamento e dormência no pulso podem causar desconforto. Geralmente, essa condição pode ocorrer devido a movimentos repetitivos usando a área do punho com mais frequência. Por exemplo, digitar. No entanto, as causas do formigamento e dormência no pulso podem variar. Isso inclui o acúmulo de fluido em uma área, como o pulso. Você pode superar isso descansando a área do pulso, alongando-se.

4. A aparência da linha negra

A linha preta acima do umbigo é a linha negra. Durante o segundo trimestre da gravidez ou às 24 semanas de gestação, algumas mulheres notam uma linha preta na área da barriga devido a alterações hormonais. Normalmente, essa linha preta, conhecida como linea nigra, se estende do osso púbico até o umbigo ou acima do umbigo. Embora possa ter uma aparência perturbadora, o aparecimento da linha negra não é algo que prejudique o feto. A linha negra pode desaparecer dentro de algumas semanas a meses após o parto do seu bebê.

5. Pele com coceira e vermelha

A pele com coceira e vermelhidão também é uma alteração nas mães com 24 semanas de gravidez, devido à influência de alterações hormonais. Geralmente, o aparecimento de coceira e vermelhidão ocorre nas palmas das mãos e nos pés. Basicamente, a pele com coceira e vermelha é uma condição comum durante a gravidez. No entanto, se você se sentir incomodado e desconfortável com essa condição, nunca é demais consultar um ginecologista. O aparecimento de coceira e vermelhidão da pele pode desaparecer com o início do trabalho de parto. Você também pode aliviá-lo mergulhando as mãos e os pés em água fria ou usando uma compressa fria por alguns minutos e repetir várias vezes ao dia. Além disso, você também pode prevenir o aparecimento de coceira e vermelhidão na pele, não tomando um banho quente por muito tempo e usando meias muito apertadas.

6. Dor na boca do coração (azia)

Sintoma azia ainda ocorre nesta idade gestacional Distúrbios digestivos, como refluxo ácido e dor na boca do estômago (azia) ainda é comum no segundo e terceiro trimestres da gravidez. Conforme a idade gestacional aumenta, o útero aumenta. O feto fará com que o útero pressione ainda mais e dificultará o funcionamento ideal do sistema digestivo. Além disso, o sistema digestivo também fica lento durante a gravidez devido à influência do estrogênio. Isso significa que os alimentos que você ingere podem permanecer no trato digestivo por muito tempo. Se o ácido gástrico usado para digerir os alimentos sobe novamente para o esôfago, pode causar azia ou azia azia.

Como manter 24 semanas de gravidez para o feto e a mãe

O teste de rastreamento de glicose pode ser feito na 24ª semana de gravidez. Como manter a 24ª semana de gestação do feto e da mãe são os seguintes:

1. Faça um teste de rastreamento de glicose

Na idade de 24 a 28 semanas de gravidez, as mães podem fazer um teste de rastreamento de glicose. Este teste de açúcar no sangue tem como objetivo diagnosticar se você tem diabetes gestacional ou não. O diabetes gestacional é uma condição de saúde que ocorre durante a gravidez devido aos altos níveis de açúcar no sangue em mulheres grávidas. Esses distúrbios médicos podem causar problemas em recém-nascidos, como níveis baixos de açúcar no sangue. As condições de diabetes gestacional podem aumentar o risco de uma mulher grávida fazer uma cesariana durante o parto porque o bebê é muito grande. Quando testar triagem a glicose terminar, a mãe vai beber uma solução de açúcar, então seu sangue será examinado. Se, quando verificado, o seu açúcar no sangue estiver muito alto, é aconselhável fazer um exame de acompanhamento. O diabetes gestacional pode ser superado com a adoção de uma dieta adequada, exercícios regulares e, às vezes, até mesmo com a ingestão de medicamentos, como a insulina.

2. Medição da altura do fundo do útero

Ao realizar um controle de gravidez com 24 semanas de gravidez, o médico pode medir a altura do fundo do útero da mulher grávida. A medida do fundo do útero tem como objetivo determinar o tamanho aproximado do corpo do bebê e o desenvolvimento do feto no útero na idade do segundo trimestre da gravidez. Para determinar a altura do fundo do útero, o médico medirá a distância entre o osso púbico, que fica um pouco acima do crescimento dos pelos púbicos, até o topo do útero. Em condições normais, a altura do fundo do útero não será muito diferente da sua idade gestacional. Portanto, a altura uterina normal na 24ª semana de gravidez é de cerca de 24 centímetros.

3. Aumentar o consumo de proteína

Na 24ª semana de gravidez, você precisa de mais ingestão de proteínas. Na verdade, durante a gravidez, você precisa de pelo menos três porções de proteína ou o equivalente a 75 gramas por dia. A proteína consiste em aminoácidos que podem melhorar as células dos órgãos do pequenino. Especialmente o cérebro fetal, que requer aminoácidos para melhorar a capacidade do bebê de respirar, andar e falar quando nasce.

4. Faça exercícios de Kegel

Se você nunca começou os exercícios de Kegel, este é um bom momento para fazê-lo. Os exercícios de Kegel podem fortalecer e tonificar os músculos do assoalho pélvico na área vaginal e em toda a área perineal. Confira o progresso da 25ª semana de gestação aqui [[artigos relacionados]] Na 24ª semana de gravidez, o desenvolvimento fetal continua a ocorrer junto com as mudanças experimentadas pela mãe. Portanto, é muito importante manter a saúde da mãe e do feto neste momento. Lembre-se, faltam apenas 3 meses para você conhecer seu filho. Se você tiver alguma dúvida sobre 24 semanas de gravidez, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.