O tártaro sai sozinho? Não fique muito feliz ainda

Não raro as pessoas descobrem que o tártaro que têm se solta sozinho. Então, como o tártaro está solto, a pessoa relaxa um pouco porque sente que o tártaro não vai mais incomodá-la. Na verdade, o tártaro solto em si não é um bom sinal. Então, quais são as causas e soluções?

Causas do tártaro saindo por conta própria

Remover o tártaro sozinho não é um bom sinal. Muitas pessoas ainda confundem placa bacteriana com tártaro. O tártaro, ou na linguagem médica, conhecido como cálculo dentário, é uma pilha endurecida de placa bacteriana e minerais. A placa dentária é uma camada de bactérias que se forma após a ingestão de alimentos. Se você limpar os dentes regularmente, a placa pode ser perdida. Mas do contrário, com o tempo a placa se acumula e se mistura com os minerais da saliva, e depois endurece para formar o tártaro. O tártaro se acumula e, com o tempo, pode se desprender sozinho. Mas lembre-se, o tártaro que sai é apenas parcialmente e não limpa os dentes. Na verdade, quando o tártaro começa a desaparecer por si próprio, isso significa que a atmosfera na cavidade oral está muito suja. Pode ser que isso também indique que os dentes que costumavam ser um lugar para se apoiar o coral já estão frágeis. Você também deve ser capaz de distinguir o que realmente sai do tártaro, ou mesmo os fragmentos são restos de dentes quebradiços. Portanto, quando essa condição ocorrer, verifique imediatamente a condição de sua cavidade oral com o dentista mais próximo.

Como remover o tártaro

A raspagem dos dentes é uma forma eficaz de remover o tártaro. Para remover o tártaro que se acumulou antes de cair por conta própria, você precisa consultar um dentista. Isso ocorre porque o tártaro não pode ser completamente removido apenas com uma escova de dentes, gargarejo com enxaguatório bucal ou ingredientes naturais. Para que o tártaro fique completamente limpo dos dentes, você precisa passar por um procedimento de raspagem ou limpeza do tártaro. Ao realizar o procedimento, o médico usará uma ferramenta chamada redimensionador ultrassônico, para remover perfeitamente o tártaro da superfície do dente. Lembre-se de que o tártaro não está apenas na superfície visível. Este componente também pode crescer e ficar preso entre os dentes ou mesmo sob a gengiva. Portanto, são necessários profissionais como dentistas para removê-lo. A seguir estão os estágios da raspagem do dente em resumo:
  • O médico examinará o estado geral de sua cavidade oral e fará um histórico médico geral.
  • Como esse procedimento é relativamente leve, você pode realizá-lo imediatamente após concordar com o procedimento descrito pelo médico.
  • Nenhuma preparação especial é necessária antes de escalar.
  • Quando o processo de dimensionamento começa, você pode se sentir um pouco dolorido por causa das ferramentas usadas. Um pouco de sangue também pode sair da gengiva, mas isso é normal.
  • O médico limpará todos os dentes até que o tártaro e as manchas desapareçam completamente.
  • Depois que a raspagem for concluída, os dentes serão escovados com uma ferramenta especial pelo médico, então você pode ir direto para casa
Após a escamação dos dentes, você pode sentir um pouco de dor por um ou dois dias. Mas esse efeito vai embora por conta própria. Isso é causado pela abertura do tecido dentário originalmente coberto por coral. Então, os dentes precisam fazer ajustes.

Como evitar que o tártaro caia por conta própria

A escovação regular pode evitar que o tártaro caia por conta própria. Para que você não sinta o tártaro por conta própria, há várias coisas que você pode fazer para evitá-lo, como:

1. Escovar os dentes regularmente

Escovar os dentes regularmente duas vezes ao dia, após o café da manhã e antes de dormir, demonstrou ser eficaz na prevenção da formação de tártaro. Além disso, você também precisa prestar atenção em como escovar os dentes corretamente. Escolha também cerdas macias e pasta de dente com flúor.

2. Usando fio dental

Fio dental ou fio dental irá ajudá-lo a limpar a sujeira entre os dentes que não pode ser alcançada com uma escova de dentes. Desta forma, o tártaro que se forma entre os dentes e as gengivas pode ser evitado. Use fio dental uma vez por dia para obter o máximo de resultados.

3. Gargarejo com enxaguatório bucal

Fazer gargarejos com enxaguatório bucal completará sua rotina de limpeza dental. O enxaguatório bucal atingirá uma área maior, então a sujeira pode ficar bem limpa.

4. Coma alimentos saudáveis

Comer alimentos doces e pegajosos irá desencadear o acúmulo de bactérias e placa bacteriana. Portanto, para evitar isso, limite o consumo de doces, bolos e outros alimentos embalados e coma mais vegetais e frutas.

5. Não fumar

Fumar tornará o tártaro mais fácil de formar, os dentes amarelados e o hálito fedorento. Portanto, para não ter tártaro por conta própria, pare de fazer esse mau hábito. [[artigo-relacionado]] O tártaro pode realmente interferir em suas atividades diárias. Portanto, se o tártaro estiver visível começando a se formar, verifique imediatamente com o dentista regularmente para se livrar dele.