Esta é a função do retículo endoplasmático rugoso e liso

O retículo endoplasmático é uma organela (um tipo de órgão) que faz parte das células eucarióticas e tem um papel muito importante. A função do retículo endoplasmático é produzir, processar, bem como transportar proteínas transmembrana e lipídios para as membranas celulares e vários outros componentes celulares.

O que significa retículo endoplasmático?

O retículo endoplasmático é uma organela que forma uma série de sacos achatados no citoplasma das células eucarióticas. Todos os tipos de células eucarióticas possuem uma organela de retículo endoplasmático. Este sistema de membrana tem várias funções importantes, nomeadamente a produção, processamento e transporte de proteínas e lípidos transmembrana. Além disso, outras funções do retículo endoplasmático incluem armazenamento de cálcio e metabolismo de lipídios. Essas várias funções são realizadas por diferentes domínios, que consistem em túbulos junto com camadas e envelopes do núcleo da célula (núcleo). O retículo endoplasmático também pode mudar de forma em resposta a:
  • sinal de celular
  • tipo de célula
  • Estado do ciclo celular
  • O período de desenvolvimento do organismo

Funções do retículo endoplasmático

O retículo endoplasmático consiste no envelope nuclear e na periferia do retículo. Além disso, o retículo periférico é dividido em retículo endoplasmático liso e retículo endoplasmático rugoso. O retículo endoplasmático rugoso contém ribossomos anexados, enquanto o retículo endoplasmático liso não os possui. Além disso, há uma série de diferenças na função do retículo endoplasmático rugoso e liso.

1. Função do retículo endoplasmático rugoso

Em geral, a função do retículo endoplasmático rugoso é sintetizar proteínas por meio do processo de tradução e produzir membranas. A seguir está uma explicação da função do retículo endoplasmático rugoso como um todo.
  • Produzir proteína

A principal função do retículo endoplasmático rugoso é produzir e processar certas proteínas nos ribossomos, que são então exportadas. Os ribossomos fazem seu trabalho e produzem proteínas, que são enviadas para o retículo endoplasmático rugoso para processamento posterior.
  • Dobramento de proteínas

As proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso são dobradas em formas tridimensionais e carboidratos são adicionados. Assim que o dobramento estiver completo, as proteínas estão prontas para serem enviadas.
  • Transporte de proteínas

A função do retículo endoplasmático rugoso inclui o transporte de proteínas prontas para onde são necessárias. Essas proteínas também podem ser entregues ao aparelho de Golgi por meio de vesículas para processamento posterior.
  • Verificação da qualidade da proteína

Depois de preparada, cada proteína produzida será submetida a uma avaliação de qualidade completa. As proteínas são verificadas quanto à sequência e estrutura corretas. Caso contrário, a proteína será rejeitada e enviada de volta para reciclagem. [[Artigo relacionado]]

2. Funções do retículo endoplasmático liso

O retículo endoplasmático liso tem o formato de uma rede tubular que está interconectada e pode se estender até a periferia da célula. Esta seção é responsável principalmente pela produção e metabolismo de lipídios. Além disso, aqui estão uma série de funções do retículo endoplasmático liso que têm um papel importante para a sobrevivência humana:
  • Metabolismo de carboidratos
  • Regulação do íon cálcio
  • Síntese e metabolismo de esteróides e lipídios
  • Enzima, esteroide e armazenamento de íons
  • Desintoxicação de drogas
  • Síntese de membrana
  • Transporte de lipídios e proteínas recém-sintetizados do retículo endoplasmático rugoso para outros locais, tanto dentro quanto fora da célula.
Enquanto isso, aqui estão algumas funções do retículo endoplasmático liso que variam de acordo com o tipo de célula.
  • Em certos tipos de células musculares, o retículo endoplasmático liso armazena íons de cálcio. Essa liberação de íons de cálcio pode resultar em contração muscular.
  • Nas células do fígado, o retículo endoplasmático liso tem uma função de desintoxicação porque contém enzimas que podem inativar toxinas prejudiciais, por exemplo, de resíduos metabólicos e drogas.
  • A função do retículo endoplasmático nas células dos órgãos reprodutivos é produzir hormônios esteróides, como o estrogênio e a testosterona.
  • As organelas do retículo endoplasmático também podem ajudar a converter a glicose-6-fosfato em glicose no processo de gliconeogênese, ou seja, o processo de produção de glicose a partir de fontes não carboidratos. Este processo ocorre principalmente no fígado.
  • Em certos tipos de células vegetais, o retículo endoplasmático liso facilita a comunicação entre células adjacentes por meio de plasmodesmos.
Os retículos endoplasmáticos rugosos e lisos geralmente estão conectados um ao outro. Isso permite que as proteínas e membranas feitas pelo retículo endoplasmático rugoso se movam livremente para o retículo endoplasmático liso para serem transportadas para outras partes da célula. Uma das coisas interessantes sobre o retículo endoplasmático é que o retículo endoplasmático rugoso e liso pode mudar de um tipo para outro. As mudanças ocorrem com base nas necessidades das células, especialmente as necessidades enzimáticas. Essa mudança ocorre por meio do processo de inserção da proteína. Essa é uma explicação da função do retículo endoplasmático rugoso e liso. Se você tiver dúvidas sobre problemas de saúde, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.