A causa da dor de dente prolongada acaba por ser por causa disso

Quem disse que uma dor de dente é melhor do que uma dor de cabeça? Para aqueles de vocês que já passaram por isso, você pode realmente pensar o contrário. Na verdade, essa condição não precisa acontecer se, desde o início, você perceber a causa da dor de dente prolongada e tratá-la imediatamente. O problema é que hoje em dia muitas pessoas só consultam o dentista se a cárie dentária é grave. Eles estão dispostos a passar por um período prolongado de dor de dente, antes de finalmente desistir e ir ao dentista. Na verdade, podem surgir complicações como o perigo de cáries que não são tratadas imediatamente.

Cáries, a causa mais comum de dores de dente persistentes

Na verdade, a dor de dente pode ser causada por muitas coisas, como inchaços, dentes sensíveis ou distúrbios gengivais. No entanto, a causa mais comum de dores de dente persistentes são cáries sem tratamento. Cáries, inicialmente formadas por placa dentária. A placa dentária é uma camada que contém bactérias. Portanto, se não escovarmos os dentes regularmente, a placa continuará a se acumular. Então, as bactérias na placa com o tempo irão danificar o revestimento dos dentes e causar cáries. As bactérias presentes na placa irão gradualmente danificar os dentes e causar:

1. Danos na camada mais externa do dente (esmalte)

Primeiro, as bactérias danificam a camada mais externa do dente, ou seja, o esmalte. Nesse estágio, o dente ainda não doerá, mas um pequeno orifício se formou. Você pode sentir que a comida fica presa com frequência.

2. Danos à segunda camada do dente (dentina)

Depois disso, a bactéria danifica a segunda camada do dente, ou seja, a dentina. Esta camada é a camada sensível do dente. Quando a cárie atinge essa camada, seus dentes começam a doer, especialmente quando você mastiga ou ingere alimentos quentes e frios. Se atingiu a dentina e as cavidades não foram tratadas, então este é o precursor da causa da dor de dente prolongada.

3. Danos ao nervo do dente (polpa)

Muitas pessoas deixam as cáries dentárias muito grandes. Quem entre vocês só toma remédio quando as cáries doem? Este é um hábito que não deve ser praticado. Porque, embora a medicação possa aliviar a dor por um tempo, essa etapa ainda não resolve a causa da dor de dente que você está sentindo. O orifício que continua a ser deixado eventualmente se expandirá para a camada mais profunda do dente, ou seja, a polpa ou o nervo do dente. Se você atingiu esse estágio, uma infecção bacteriana nos dentes pode causar uma dor de dente muito forte. Na verdade, sem nenhum estímulo à dor.

O perigo de cáries se deixadas

Além da dor de dente prolongada, as cáries não tratadas também podem causar várias complicações, como:

• Gengivite

Se não for controlada, a bactéria que causa as cáries também pode se espalhar para a gengiva e causar infecção na gengiva e em outros tecidos de suporte do dente. Quando essa doença gengival aparece, as gengivas ficam vermelhas e inchadas. Suas gengivas também sangrarão facilmente, especialmente ao escovar os dentes. Se não for tratada, a gengivite pode evoluir para periodontite ou inflamação dos tecidos que sustentam os dentes. A periodontite pode causar problemas não apenas nas gengivas, mas também na mandíbula.

• Abscesso dentário

Grandes cavidades facilitam a entrada de bactérias na camada mais profunda do dente, ou seja, nos nervos. Quando os nervos são expostos às bactérias, ocorre uma inflamação, que é chamada de pulpite. A pulpite pode causar muita dor nos dentes. Se não for tratado imediatamente, com o tempo, os nervos inflamados morrerão. Os nervos que morrem se tornarão um local de nidificação para bactérias. Uma coleção de bactérias nas terminações nervosas deste dente formará um abscesso dentário. Um abscesso no dente fará com que as gengivas pareçam inchadas e purulentas.

• Difícil de mastigar e suja a cavidade oral

Pessoas que têm cáries geralmente mastigam usando apenas um lado, ou seja, o lado da mandíbula saudável. Assim, o lado da mandíbula que apresenta cáries ficará negligenciado e sujo devido à quantidade de tártaro que se acumulou. Isso pode causar mau hálito. Mastigar apenas de um lado não é o ideal e evita que os alimentos fiquem totalmente amassados.

• A língua e a parte interna das bochechas são propensas a aftas

Cavidades dentárias, sua forma certamente mudará. É possível que os dentes frágeis se quebrem sozinhos e os tornem afiados. Portanto, inconscientemente, os dentes afiados irão ferir a língua e a parte interna da bochecha, causando aftas.

• Os dentes se soltam e caem por conta própria

Nas condições mais severas, as cáries muito largas tornam-se frágeis e deixam apenas uma pequena parte do dente ou mesmo apenas a raiz do dente. Essa condição fará com que você pareça desdentado. Raízes dentais danificadas, com o tempo, sofrerão reabsorção ou encurtamento, fazendo com que não fiquem mais presas ao osso da mandíbula e balancem. Não raramente, esses dentes podem cair por conta própria.

Outras causas de dor de dente a serem observadas

Além das cáries, existem outras condições que podem causar dor de dente, tais como:

• Dentes quebrados devido a impacto ou acidente

Um impacto forte durante um acidente ou durante a prática de esportes pode danificar o esmalte que protege os dentes. Isso fará com que a camada subjacente, a dentina, seja exposta. Na verdade, a dentina é uma camada de dentes muito sensível a estímulos dolorosos, como frio, calor ou vento. Portanto, quando você tiver um dente quebrado ou danificado devido a um acidente, vá imediatamente ao dentista, para que a dor de dente que você sente não seja prolongada.

• Remendos rachados, quebrados ou danificados

Recheios rachados, quebrados ou danificados também podem causar dor de dente. Os adesivos podem quebrar devido ao impacto, mastigação de alimentos muito duros ou cargas de mastigação muito grandes.

• Dentes sensíveis

Os dentes sensíveis são uma das causas mais comuns de dor de dente após cáries. Os dentes sensíveis podem ser causados ​​por várias coisas, desde cáries nos dentes até o esmalte que começou a afinar devido à maneira incorreta de escovar os dentes, obturações danificadas e padrões alimentares pouco saudáveis.

• Hábito de ranger os dentes à noite

O hábito de ranger os dentes à noite é conhecido comobruxismo. Essa condição pode tornar o esmalte dos dentes mais fino, de modo que parecerá dor, especialmente se exposto a temperaturas quentes e frias.

• Infecções nas gengivas

Uma infecção nas gengivas pode causar inflamação conhecida como gengivite. Essa condição geralmente é causada pelo acúmulo de tártaro. Se não for limpo imediatamente, essa condição pode causar dor na área ao redor dos dentes, sangramento nas gengivas e gengivas inchadas.

• Infecção bacteriana nos dentes

As infecções bacterianas nos dentes podem ocorrer devido às cáries deixadas. Essa condição pode desencadear um abscesso, conforme mencionado acima. Essas bactérias acumuladas liberam pressão e os dentes ficam muito doloridos, mesmo sem qualquer estímulo.

Como prevenir dor de dente

As várias causas de dor de dente acima podem ser evitadas, desde que você mantenha uma boa saúde e higiene dentária. Aqui estão as etapas.
  • Escove os dentes pelo menos duas vezes ao dia, após o café da manhã e antes de ir para a cama
  • Limpe entre os dentes de resíduos de alimentos que se acumularam com fio dental ou fio dental
  • Gargarejo usando enxaguatório bucal todos os dias
  • Limite o consumo de alimentos e bebidas doces e pegajosos
  • Verifique regularmente seus dentes com o dentista pelo menos a cada seis meses
As formas de prevenir a dor de dente acima, devem ser feitas o mais cedo possível, desde a infância. Mas é claro com ajustes de acordo com a idade da criança. Dessa forma, a criança se acostumará a cuidar da saúde bucal e, no futuro, não terá dor de dente prolongada. [[artigos relacionados]] Vendo os vários perigos das cáries acima, você deve descobrir imediatamente a causa da dor de dente persistente que está experimentando. Não procrastine até que piore. Consulte imediatamente um dentista se o dente parecer um pouco oco, embora não sinta dor.