5 maneiras de tratar cistos ovarianos sem cirurgia

Se você foi diagnosticado com um cisto ovariano, a próxima etapa que precisa ser cuidadosamente planejada é como tratar o nódulo. O tratamento de cistos ovarianos é fortemente recomendado, começando o mais cedo possível após o diagnóstico oficial para não piorar; especialmente se o cisto já estourou. Um cisto rompido é uma condição de emergência que precisa ser tratada imediatamente. A remoção cirúrgica do cisto é geralmente a solução mais comumente recomendada. No entanto, esta etapa não deve ser usada como a principal e única forma de tratar cistos ovarianos. Aqui estão as opções para o tratamento de cistos ovarianos que você pode viver antes de decidir se submeter a uma cirurgia.

Como tratar cistos ovarianos sem cirurgia

A única maneira de remover o cisto permanentemente é por meio de cirurgia. No entanto, os médicos geralmente não recomendam imediatamente que você se submeta à remoção cirúrgica do cisto. Ele o aconselhará a se submeter a remédios caseiros primeiro para ver se o cisto desaparece por conta própria. O tratamento de cistos ovarianos em casa visa ajudar a aliviar os sintomas experimentados e reduzir a dor. A seguir estão as opções para o tratamento de cistos que você pode fazer sem cirurgia primeiro:

1. Tomando remédio

Medicamentos como ibuprofeno, naproxeno ou paracetamol podem ajudar a aliviar os sintomas da dor causada pelo cisto. Alguns médicos também podem prescrever pílulas anticoncepcionais. Embora não seja uma cura, os hormônios contidos nas pílulas anticoncepcionais podem ajudar a prevenir a formação de novos cistos nos ovários. Se a dor não passar apesar de você ter tomado medicamentos, consulte imediatamente um médico. Dor intensa que não desaparece rapidamente pode indicar complicações graves.

2. Esportes

Acredita-se que os exercícios também ajudem a aliviar os sintomas dos cistos ovarianos. A atividade física regular também pode ajudar as mulheres com Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) a atingir ou manter seu peso corporal ideal. Um peso normal e estável pode prevenir a recorrência dos incômodos sintomas de SOP. Além disso, o exercício pode aliviar a dor, contraindo os músculos, de modo a evitar que o crescimento do cisto se torne maior. [[Artigo relacionado]]

3. Mude sua dieta

Os alimentos que você ingere podem afetar os hormônios que desencadeiam o desenvolvimento de cistos. É por isso que ter uma dieta saudável é importante, especialmente para mulheres com SOP. A SOP pode fazer com que os ciclos menstruais se tornem irregulares. Além disso, cerca de 50 por cento das pessoas com SOP estão acima do peso devido à resistência à insulina. Portanto, se você sofre de SOP, é aconselhável evitar alimentos que podem aumentar a resistência à insulina, como:
  • pão branco
  • Batata
  • Comida feita de batata
  • Comida doce
As pessoas que sofrem de SOP são aconselhadas a comer muitos alimentos mais saudáveis, como:
  • Alimentos ricos em fibras, como brócolis, amêndoas e verduras
  • Proteína com baixo teor de gordura, como peixe, tofu e frango
  • Alimentos que podem ajudar a reduzir a inflamação e temperos, como tomate, cúrcuma, azeite e couve

4. Terapia de calor

O calor pode ajudar a aumentar a circulação sanguínea, reduzindo assim a dor. Você pode tentar comprimir o estômago ou a região lombar por 20 minutos, usando uma toalha quente ou uma almofada térmica.

5. Massagem e relaxamento

A dor causada por cistos ovarianos pode fazer com que os músculos ao redor fiquem tensos, especialmente durante a menstruação. Massagear a parte inferior das costas, coxas e abdômen pode ajudar a reduzir a tensão muscular e reduzir a dor. Além disso, o estresse e a ansiedade podem piorar a dor que você sente. Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, ioga e respirações profundas, pode aliviar a ansiedade e reduzir a dor. Como tratar os cistos ovarianos acima, você pode fazer como um complemento ao tratamento principal. Ainda assim, é recomendável consultar um médico sobre os sintomas de um cisto para obter o tratamento correto e eficaz. As sugestões acima também não se aplicam a cistos grandes, cistos que crescem rapidamente ou que estão sob risco de ruptura. [[Artigo relacionado]]

Sintomas de ruptura de cisto ovariano

Os cistos ovarianos que ainda são leves ou pequenos em geral não apresentam sintomas e podem cicatrizar por conta própria. No entanto, cistos grandes podem causar sintomas dolorosos, como dor pélvica e plenitude e distensão abdominal. Você precisa entrar em contato com seu médico imediatamente se sentir os seguintes sintomas:
  • Dor pélvica intensa
  • Dor abdominal repentina
  • Dor acompanhada de febre
  • Dor acompanhada de vômito
  • Sinais choque como pele úmida, falta de ar, tontura e fraqueza
Os sintomas acima indicam que o cisto no ovário se rompeu. Essa condição geralmente ocorre quando o cisto é grande. Em alguns casos, também pode indicar torção ovariana. A torção ovariana ocorre quando um ovário (ovário) fica emaranhado pelo tecido de suporte circundante, fazendo com que o ovário saia de sua posição correta. Essa condição geralmente ocorre quando o cisto fica maior. A torção pode causar redução do suprimento de sangue aos ovários, resultando em dor. Cistos rompidos e torção ovariana são complicações graves dos cistos ovarianos. Ambos podem causar dor intensa e sangramento interno. Chame seu médico imediatamente se você sentir essas condições. Como curar cistos ovarianos graves é por cirurgia.