7 maneiras de manter a saúde reprodutiva masculina e feminina

Homens e mulheres precisam manter um sistema reprodutivo saudável. Além de antecipar a possibilidade de ter filhos, praticar a saúde reprodutiva também é importante para evitar doenças, inclusive as sexualmente transmissíveis. Lembre-se de que os órgãos reprodutivos não são apenas o pênis e a vagina. Outros órgãos, como testículos, ovários e útero, também fazem parte desse sistema. Portanto, para manter a saúde dele, você deve fazer isso de vários lados. As maneiras de manter a saúde reprodutiva para homens e mulheres incluem:
  • Comer alimentos nutritivos
  • Sempre mantenha seus sinais vitais limpos
  • Exercite-se regularmente
  • Descanse o suficiente
  • Reduza o consumo de alimentos com alto índice glicêmico
  • Use equipamento de proteção durante o exercício
  • Evite maus hábitos

É assim que se mantém a saúde reprodutiva completa

A seguir está uma explicação completa das várias maneiras que precisam ser feitas para que a saúde dos órgãos reprodutivos seja sempre mantida. Consumir fontes de ômega-3 pode ser uma forma de manter a saúde reprodutiva

1. Coma alimentos nutritivos

Existem vários alimentos considerados bons para a saúde do sistema reprodutor. Para as mulheres, alimentos como salmão ou outros peixes gordurosos que contêm muitos ácidos graxos ômega-3 são altamente recomendados para consumo. Omega-3 irá reduzir a ocorrência de inflamação ou inflamação no corpo, incluindo os órgãos digestivos.

Para mulheres que planejam ter filhos, tomar suplementos de ácido fólico também é altamente recomendado para reduzir o risco de o feto ter defeitos do tubo neural e desenvolvimento cerebral prejudicado. Já para os homens, os alimentos considerados bons para a saúde do sistema reprodutor são aqueles ricos em zinco mineral. Porque, este mineral é considerado capaz de reduzir o risco de câncer de próstata, aumentar o número de espermatozoides produzidos e aumentar a função sexual. Exemplos de alimentos que contêm zinco incluem ostras, crustáceos, carnes magras e grãos inteiros.

2. Sempre mantenha a limpeza das ferramentas vitais

Para homens e mulheres, é obrigatório manter os órgãos vitais limpos. Ao praticar a limpeza adequada, você pode reduzir o risco de infecção nos órgãos reprodutores. De acordo com o Ministério da Saúde da Indonésia, você pode tomar as seguintes medidas para manter os órgãos reprodutivos sempre limpos.
  • Ao secar órgãos genitais molhados, use uma toalha macia, seca, inodora ou úmida.
  • Escolha roupas íntimas feitas de materiais que possam absorver bem o suor
  • Troque a roupa íntima pelo menos 2 vezes ao dia
  • Para as mulheres, depois de defecar, lave os órgãos genitais da frente para trás para que os germes contidos no ânus não entrem nos órgãos reprodutivos.
  • Homens devem ser submetidos à circuncisão ou circuncisão para reduzir o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e o risco de câncer de pênis.

3. Pratique exercícios regularmente

O exercício é bom para os órgãos reprodutivos. Além de aumentar a resistência, essa atividade pode reduzir o risco de doenças que costumam estar associadas a distúrbios dos órgãos reprodutivos, como diabetes.

4. Reduzir o consumo de alimentos com alto índice glicêmico

O índice glicêmico é um valor que descreve a capacidade de um alimento ou bebida de aumentar os níveis de açúcar no sangue no corpo. Quanto mais alto o índice glicêmico, mais fácil é para a ingestão desencadear um aumento no açúcar no sangue. Ao evitar alimentos com alto índice glicêmico, o risco de ter níveis de açúcar no sangue diminuídos pode ser reduzido. Isso é especialmente necessário para mulheres com doenças dos órgãos reprodutivos, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP). A SOP fará com que o corpo experimente resistência à insulina, de forma que os níveis não sejam equilibrados e desencadeie um acúmulo de açúcar no sangue. Esta doença também afetará a fertilidade e os distúrbios do ciclo menstrual. Repouso adequado para manter um sistema reprodutivo saudável

5. Descanse o suficiente

O descanso adequado geralmente não é considerado importante. Na verdade, isso precisa ser feito para ajudar a aliviar o estresse e descansar temporariamente alguns órgãos do corpo para que suas funções sejam mantidas adequadamente. Recomenda-se que você descanse pelo menos 7 a 9 horas todas as noites.

6. Use equipamento de proteção durante o exercício

Além de manter a saúde por dentro, você também precisa cuidar da saúde de seus órgãos reprodutivos por fora, especialmente quando estiver realizando atividades que apresentam risco de colisão, incluindo esportes. Use proteção em órgãos vitais para reduzir o risco de danos graves no caso de um impacto forte.

7. Evite maus hábitos

Maus hábitos, como fumar e consumir muito álcool, também devem ser evitados para manter os órgãos reprodutivos saudáveis. Ambos demonstraram aumentar igualmente o risco de distúrbios do sistema reprodutivo em homens e mulheres. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

A prática de como manter a saúde reprodutiva deve ser levada a sério. Também é aconselhável verificar regularmente sua condição de saúde reprodutiva com o médico como medida preventiva e detecção precoce de problemas de saúde. Se você quiser saber mais sobre a saúde do sistema reprodutivo, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.