6 maneiras de se livrar da tosse em bebês de maneira eficaz

A tosse é a reação natural do corpo para remover sujeira, vírus ou germes do trato respiratório. Ao verem seu filho tossindo, os pais podem ficar confusos se devem dar remédio para tosse para o bebê ou não? Ao contrário dos adultos, que podem achar mais fácil tomar a decisão de tomar remédios, na verdade os pais não são recomendados a dar remédios para tosse devido ao risco de efeitos colaterais. No entanto, você não precisa se preocupar. Além dos medicamentos, existem várias maneiras muito mais seguras de se livrar da tosse em bebês. Nada?

Como tratar a tosse em bebês

Os bebês podem ter tosse seca ou tosse com catarro. Quando tosse, fica mais agitado, não tem apetite e tem problemas para dormir. Além disso, a tosse em seu filho também pode ser acompanhada por outros sintomas, como congestão nasal, olhos vermelhos e febre. No entanto, aqui estão algumas maneiras de lidar com a tosse em bebês que você pode experimentar:

1. Dê mais leite materno

Uma maneira simples de lidar com a tosse em bebês é dar mais leite materno. Bebês com menos de 6 meses geralmente ainda são amamentados exclusivamente. O leite materno contém substâncias de formação imunológica que podem fornecer proteção extra contra infecções que causam tosse. Além disso, o leite materno também pode ajudar a limpar a garganta e acalmar a agitação do seu filho. Portanto, quando ele tiver tosse, peça para a mãe dar mais leite para que o bebê se recupere rapidamente. Se você não pode dar leite materno, pode dar leite em pó de acordo com as necessidades nutricionais dele.

2. Pingando soro fisiológico cairan

Os líquidos salinos são gotas nasais feitas de uma solução salina estéril que você pode conseguir em farmácias. Este líquido pode ajudar a limpar o muco do nariz ou da garganta do bebê. Para tratar a tosse em bebês, você só precisa pingar 2-3 gotas de solução salina na cavidade nasal do bebê usando uma pipeta. Em seguida, limpe suavemente o nariz do bebê. No entanto, antes de usar o soro fisiológico, certifique-se de ler as instruções de uso no rótulo da embalagem para não errar. Umidificar o ar com um umidificador ajudará a prevenir o ressecamento do trato respiratório do bebê

3. Usando umidificador

Usando um umidificador ou umidificador ser uma forma de se livrar da tosse em bebês. Adicionar umidade pode ajudar a evitar que o trato respiratório do seu filho resseque e solte o muco para que possa aliviar a tosse e a congestão nasal. Além disso, você também pode dar banho no bebê em água morna. Isso é útil para que o vapor quente possa ser inalado, ajudando a diluir o catarro e torná-lo respirável. No entanto, certifique-se de que a temperatura da água não esteja muito alta.

4. Usando óleos essenciais

Acredita-se que os óleos essenciais, como o de eucalipto, aliviam a tosse e as dores musculares quando aplicados na pele ou espalhados pelo ar. Você pode massagear nos pés, no peito, nas costas ou nas palmas das mãos do bebê. No entanto, antes de usar óleos essenciais, consulte um médico, pois nem todos os óleos são seguros para bebês.

5. Dar mel

Se o bebê tiver completado 1 ano de idade, você pode dar-lhe mel para lidar com a tosse que está apresentando. O mel é um adoçante natural que pode ajudar a aliviar tosses e dores de garganta. Além disso, o mel também tem propriedades antibacterianas que podem combater infecções. Você pode dar uma colher de mel para o seu bebê ou misturá-lo com água morna para acalmar a tosse. No entanto, lembre-se de não dar mel se o bebê tiver menos de 1 ano de idade, devido ao risco de botulismo. Basta dar água morna.

6. Aplique pasta de cúrcuma

A cúrcuma é considerada confiável há séculos para tratar várias doenças, incluindo tosse. Misture o açafrão com água morna para fazer uma pasta lisa. Em seguida, aplique a mistura no peito, na testa e na planta dos pés do bebê. O calor do açafrão ajudará a dissolver o muco e facilitará sua passagem. Ao terminar, limpe a pele do seu filho com água morna.

Causas da tosse do bebê

A causa da tosse de um bebê pode ser observada pelo tipo ou pelos sintomas de tosse que ele está apresentando. Nesse tipo de tosse com catarro, a tosse será sentida na região do peito porque é um esforço natural para remover o catarro dos pulmões. Esse tipo de tosse em bebês geralmente é causado por uma infecção bacteriana. Tossir catarro em um bebê acompanhada de falta de ar ou respiração ofegante pode ser um sinal de que ele está passando por doenças respiratórias, como IRA, asma e pneumonia. Já a tosse seca em bebês é um sintoma natural para aliviar a coceira ou irritação da garganta. A tosse seca com coriza geralmente é um sintoma da gripe causada por uma infecção viral ou alergia. Esse tipo de tosse seca sem produzir catarro pode ser um sinal de que um bebê está com gripe, IRA, alergias, tosse convulsa com crupe.

Previna a tosse em bebês

Depois de saber a causa e como lidar com ela, seria melhor implementar medidas preventivas para que o bebê não tenha mais tosse no futuro. Algumas maneiras de evitar que um bebê tosse, de acordo com a Organização de Saúde Infantil, são:
  • Siga o conselho do médico se o bebê tiver asma ou alergias
  • Evite qualquer coisa que possa fazer o bebê tossir, como fumaça de cigarro no ar frio
  • Certifique-se de que seu bebê receba proteção suficiente contra vírus e bactérias com as vacinas
  • Se o seu bebê tossir, cubra-o com o cotovelo, não com a mão, e certifique-se de lavar as mãos com frequência
[[artigos relacionados]] Se a tosse do seu bebê não diminuir ou for acompanhada por outros sintomas graves, você pode precisar consultar um médico. O médico fará um exame para determinar o tratamento do seu filho. Se o seu bebê tiver tosse forte, os médicos geralmente prescrevem esteróides para reduzir a inflamação. Enquanto isso, se for causado por uma infecção bacteriana, o médico pode prescrever antibióticos.