Estas 7 doenças causam congestionamento no nariz, mas não resfriado

Um nariz entupido costuma ser identificado como parte dos sintomas da gripe ou resfriado. No entanto, quando você tem o nariz entupido, mas não o nariz escorrendo, pode haver problemas de saúde mais sérios do que apenas um ataque do vírus da gripe. Os sintomas da congestão nasal são geralmente nariz entupido ou corrimento nasal, dor na área dos seios da face (bolsas de ar ao redor do nariz), acúmulo de muco que obstrui o nariz e inchaço dos tecidos do nariz. Se não for uma gripe, qual é a verdadeira causa deste nariz entupido, mas não resfriado? Vamos ver a explicação abaixo!

A causa de um nariz entupido, mas não de um nariz escorrendo

Se for causada pelo vírus da gripe, a congestão nasal melhorará em uma semana. Por outro lado, o nariz entupido que não é resultado de um resfriado pode durar mais tempo. Existem vários problemas de saúde que podem causar congestão nasal e não estão relacionados a um resfriado. Quais são essas doenças?

1. Alergias

Uma das causas do nariz entupido, mas não do resfriado, são as alergias. Embora ambos causem corrimento nasal ou nariz entupido, as alergias geralmente ocorrem porque existem fatores externos que desencadeiam as alergias (alérgenos). Começando com alimentos, bebidas, poluição, pêlos de animais, fungos e certos medicamentos para fazer com que os vasos sanguíneos nos seios da face fiquem inflamados. As alergias podem durar muito tempo, mas não são tão contagiosas quanto a congestão nasal em pessoas com gripe. Essa condição é uma reação do sistema imunológico do corpo a um organismo ou objeto estranho que entra no corpo e é considerado perigoso.

2. Febre do feno

Na Indonésia, oi febre Pode ser mais conhecido como alergia ao pólen ou rinite alérgica. Esse tipo de alergia geralmente reaparece em determinados momentos ou sazonalmente. Sem dúvida, esse tipo de condição costuma causar nariz entupido, mas não nariz escorrendo. A causa é a mesma das alergias em geral, nomeadamente a presença de corpos estranhos que são considerados uma ameaça para a saúde do corpo. O sistema imunológico do corpo reage mobilizando compostos de histamina para erradicar essas partículas estranhas, neste caso o pólen.

3. Pólipos nasais

Os pólipos estão crescendo em carne, mas não são cancerígenos. A parte interna do nariz também pode ser um local para crescimento. Essa condição é conhecida como pólipos nasais. Esses crescimentos anormais são geralmente inofensivos. No entanto, se continuarem a crescer e não forem tratados, os pólipos nasais podem bloquear o nariz e as vias respiratórias.

4. Exposição a compostos químicos

Se inalado, o produto químico pode causar irritação no trato respiratório e causar vários problemas respiratórios. Variando de reações alérgicas a sinusite (infecção dos seios da face).

5. Sinusite crônica

A sinusite crônica é uma infecção dos seios da face que dura muito tempo. O nariz entupido, mas não o nariz escorrendo, pode ser um sintoma dessa condição.

6. Anormalidades no septo

A congestão nasal, mas não o nariz escorrendo, pode ser uma condição de anormalidades no septo. O septo é a parede que separa as narinas direita e esquerda. Se houver uma anormalidade na estrutura do septo, podem ocorrer problemas respiratórios, como congestão nasal. Exemplos dessas anormalidades incluem luxação ou curvatura do septo. No mundo médico, essa anormalidade é conhecida como desvio de septo. Em condições graves, o desvio de septo requer cirurgia para corrigir a anormalidade que se forma para que as vias aéreas do paciente possam voltar ao normal.

7. Condição de gravidez

Mulheres grávidas também podem apresentar congestão nasal, mas não coriza ou seios da face. Essa condição geralmente ocorre no final do primeiro trimestre. Acredita-se que as alterações hormonais que aumentam o suprimento de sangue em mulheres grávidas também afetem a parede interna do nariz. Como resultado, as membranas internas do nariz, que deveriam estar úmidas, podem ficar secas, inchadas e até sangrar. [[Artigo relacionado]]

Tratamento para nariz entupido sem resfriado em casa

Basicamente, todas as condições de congestionamento leve podem ser tratadas em casa. Nariz entupido devido a um resfriado ou não. O que pode ser feito para reduzir esses sintomas incômodos?
  • Manter avalefrigideira sala. Em condições de umidade, a congestão nasal pode melhorar gradualmente e desaparecer para que você possa respirar mais facilmente. Você pode fazer isso usando um umidificador especial (umidificador) No entanto, esta etapa não é recomendada para aqueles que sofrem de asma.
  • Adicionar travesseiro. A posição elevada da cabeça ao se deitar pode ajudar a facilitar a saída do muco que obstrui o nariz. Com isso, o congestionamento também pode melhorar.
  • Usando sspray nariz cheio salina. Você pode comprar este spray nasal na farmácia mais próxima. Sua função é ajudar a diluir o muco preso no trato respiratório.
  • Tome um banho quente ou beba. Ambas as atividades podem "fechar" o vapor às suas narinas. Dessa forma, o vapor ajudará a tirar o muco de dentro do nariz e a livrar-se do nariz entupido. Enquanto bebe água morna, inale o vapor, de modo que ele entre nas narinas e ajude o muco a escapar.

Quando você deve ir ao médico?

Mesmo que o nariz entupido, mas não o resfriado, tenha melhorado, você ainda precisa consultar um médico. Por quê? A causa por trás dessa condição deve ser verificada para que o nariz entupido não continue a interferir no seu conforto. Principalmente se a congestão nasal durar mais de 10 dias, for acompanhada de febre alta que dura mais de três dias, ou se o nariz apresentar muco verde acompanhado de dor na região dos seios da face. Para quem tem um sistema imunológico fraco, asma e enfisemaTambém é aconselhável ir ao médico imediatamente se sentir um nariz entupido que não seja um resfriado. Da mesma forma, se você já teve um ferimento na cabeça e tem muco claro misturado com sangue do nariz. Em bebês, a congestão nasal, mas não um resfriado, deve ser tratada imediatamente. Isso ocorre porque os bebês são mais propensos a complicações. Desde dificuldade em respirar até distúrbios no desenvolvimento do sentido da audição. Por isso, leve imediatamente o seu filho ao médico para que a causa seja detectada com certeza e o tratamento adequado seja obtido.