Maneiras seguras de parar o sangramento em caso de lesão

Quando sua pele está ferida, provavelmente haverá sangue saindo. Esta condição deve ser tratada imediatamente, interrompendo o sangramento de maneira adequada. Porque do contrário, o risco de infecção ou sangramento ainda mais grave aumentará. Um pequeno sangramento pode desaparecer por conta própria, sem tratamento especial. No entanto, se o volume de sangue que sai for muito grande, as etapas do tratamento devem ser executadas imediatamente.

Como parar o sangramento em feridas menores

Para estancar o sangramento que se forma como resultado da ferida, há várias maneiras às quais você precisa prestar atenção, como:

1. Lave as mãos

Lave as mãos com água e sabão antes de tocar na ferida para evitar contaminação.

2. Limpe a ferida

Limpe cuidadosamente a ferida sangrando com água morna e sabão até que a poeira, sujeira ou cascalho que possa ter aderido à ferida estejam completamente limpos. Se você tiver um pequeno objeto estranho que não desaparece apenas com o enxágue, use uma pinça que tenha sido limpa ou embebida em álcool para removê-lo.

3. Aplique pressão na ferida

Assim que a ferida estiver limpa de todos os objetos estranhos, pressione a ferida com um pano limpo ou curativo para estancar o sangramento. Se o sangue começar a escorrer, não remova o primeiro curativo, mas cubra-o com um novo, para que o ferimento seja duas vezes curado.

4. Posicione a ferida de modo que fique acima do coração

Se possível, posicione a parte lesionada do corpo acima do coração. Por exemplo, se é a mão que está ferida, posicione a mão para cima. Isso é feito para diminuir o fluxo de sangue para a área da ferida, de modo que o sangramento pare mais rapidamente.

5. Aplicação de pomada

Em feridas menores, você pode aplicar pomada ou vaselina na área ferida. Este creme ou gel vai ajudar a acelerar o processo de cicatrização e reduzir as chances de formação de cicatrizes.

6. Nem sempre feche a ferida

Se você tiver um pequeno ferimento com menor probabilidade de ficar sujo, é melhor não cobrir o ferimento com um curativo ou curativo. No entanto, se a ferida for em uma parte do corpo que se suja facilmente, como no dedo, é melhor cobri-la com um curativo para evitar contaminação. Leia também:Variedade de remédios para úlceras, tanto médicos quanto naturais

Como parar o sangramento forte

O sangramento grave não pode ser tratado por conta própria. Você ainda precisa chamar um médico para o tratamento adequado. Mas enquanto espera os médicos chegarem, existem algumas coisas que você pode fazer como primeiros socorros e ajudar a evitar que o paciente perca mais sangue. Aqui estão as etapas.

1. Remova a roupa ou pano que cobre a ferida

Em caso de sangramento intenso, não é aconselhável limpá-lo como se fosse um ferimento leve. A primeira coisa que precisa ser feita é remover roupas que possam cobrir o acesso para tratar feridas. Não tome nada preso no corpo porque pode piorar a hemorragia. Sua principal tarefa é estancar o sangramento o máximo possível. Se disponível, use luvas de látex para ajudar a estancar o sangramento.

2. Imediatamente pare o sangramento

Envolva a ferida com um curativo, gaze ou outro pano limpo. Pressione a área fechada com a palma da mão para ajudar a interromper o fluxo sanguíneo. Faça isso até que o sangramento diminua gradualmente. Repita o processo de curativo várias vezes para que a pressão sobre a ferida seja maior e o sangue pare mais rápido. Não aplique pressão se houver um objeto que ainda esteja preso na pele ou quando ocorrer sangramento na área dos olhos. Prenda a bandagem com uma bandagem ou outra coisa que pareça firme e, se possível, posicione a área lesada sobre o coração de forma que o fluxo sanguíneo para essa área possa diminuir.

3. Ajude a vítima a se deitar

O sangue que sai muito pode fazer com que a temperatura corporal da vítima caia drasticamente. Portanto, se possível, ajude a pessoa a se deitar em decúbito dorsal sobre um tapete ou cobertor para evitar que a temperatura corporal desça ainda mais.

4. Não remova a bandagem ou gaze

Se o sangue começar a escorrer para a gaze ou curativo, não o remova e coloque o novo em cima do curativo antigo.

5. Evite que a área lesionada do corpo se mova muito

Mantenha a área lesionada imóvel até a chegada dos médicos. Se você mesmo trouxer a pessoa para o hospital, tente ficar em uma posição em que você não carregue o sangramento pior. Leia também:Etapas de primeiros socorros para feridas perfuradas

Quando o sangramento deve ser verificado por um médico?

Existem várias condições que fazem com que a ferida com sangramento que você experimenta deva ser examinada imediatamente por um médico, a saber:
  • A ferida formada é bastante profunda e as bordas são bem abertas
  • Feridas se formam no rosto
  • Há sujeira, poeira ou itens quebrados presos na ferida e difíceis de retirar
  • Há sinais de infecção na ferida, como vermelhidão, sensibilidade ao toque, pus saindo e desencadeando febre
  • A área ao redor da ferida está entorpecida.
  • Listras vermelhas aparecem ao redor da ferida
  • As feridas formadas são causadas por mordidas de animais ou humanos.
  • O ferimento sangrante no gatilho foi causado por uma facada profunda e a vítima não tomava nenhuma vacina antitetânica nos últimos cinco anos.
As condições acima aumentam o risco de o sangramento natural se tornar mais grave, portanto, deve ser tratado imediatamente. Chame uma ambulância imediatamente ou leve a vítima ferida e sangrando para o pronto-socorro mais próximo se:
  • O volume de sangue que sai é muito grande
  • Você suspeita de hemorragia interna ou hemorragia interna
  • A ferida ocorre na região do abdômen ou do tórax
  • O sangramento não para após 10 minutos, apesar do tratamento adequado para a cessação do sangramento
  • Sangue jorrou da ferida
[[artigos relacionados]] Se você quiser saber mais detalhes sobre como parar o sangramento em casa, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.