5 meses MPASI, quais alimentos são permitidos e proibidos para bebês?

A administração de MPASI é idealmente realizada quando o bebê tem 6 meses de idade. No entanto, os médicos podem recomendar dar alimentos complementares mais cedo, por exemplo, quando o bebê tiver 5 meses. Quais são os requisitos MPASI de 5 meses? Qual é o cardápio de um bebê de 5 meses? Os alimentos complementares para o leite materno (MPASI) são fornecidos basicamente para garantir que os bebês recebam nutrientes suficientes para apoiar seu crescimento e desenvolvimento. Um dos nutrientes de que ele mais precisa é o ferro, que não pode mais ser suprido apenas pela amamentação.

Critérios para bebês de 5 meses que estão prontos para receber alimentos sólidos

Bebês com 6 meses é o período ideal mais recomendado para iniciar a alimentação sólida. No entanto, às vezes os bebês precisam de alimentos complementares mais cedo, ou comumente chamados de alimentos complementares precoces, com requisitos estritos. Sempre consulte um pediatra quando estiver prestes a começar a alimentar um bebê de 5 meses. Os médicos geralmente só permitem que os bebês recebam alimentos complementares precocemente se forem acompanhados por condições médicas, como um bebê magro ou com peso abaixo do normal e se o bebê tiver mais de 4 meses de idade. Citado pela Organização Internacional de Saúde Infantil, os médicos podem dar luz verde aos pais para darem alimentos complementares a bebês de 5 meses com peso adequado. e atender a estes requisitos:
  • Os músculos do pescoço do bebê são fortes o suficiente para suportar o peso de sua própria cabeça. Os bebês também precisam ter controle sobre suas cabeças quando estão sentados em uma cadeira de jantar ou cadeiras altas.
  • Os bebês demonstram interesse em comer quando recebem alimentos. Outro sinal é que ele parece animado quando há comida à sua frente ou tenta pegar o que você está comendo.
  • Os bebês podem engolir alimentos mais espessos que o leite materno. Se seu bebê voltar com o mingau de tutano que você ofereceu, por exemplo, é um sinal de que ele não está pronto para receber 5 meses de comida sólida.
  • O peso do bebê é adequado. Em alguns bebês, seu peso aos 5 meses atingirá o dobro do peso ao nascer. Além disso, o peso do bebê acima de 6 kg também é considerado capaz de receber alimentos complementares precocemente.
Lembre-se de que o MPASI precoce só pode ser feito em bebês com idade mínima de 4 meses. Se o seu bebê é magro ou até mesmo atende às necessidades de alimentação complementar, mas ainda não completou 4 meses de idade, você não deve dar a ele alimentos sólidos além do leite materno ou da fórmula. [[Artigo relacionado]]

Menu de comida para bebê de 5 meses

Para obter um cardápio seguro de comida para bebês de 5 meses, você também deve consultar um pediatra. Alguns pediatras podem pedir que você comece com um cardápio simples, como carboidratos e frutas fáceis de digerir. No entanto, a Academia Americana de Pediatria (AAP) não proíbe você de dar ao seu bebê uma dieta sólida de 5 meses. Na verdade, os bebês podem receber uma fonte de proteína desde tenra idade para garantir que eles recebam ferro e zinco suficientes, que são importantes para o crescimento. Aqui estão alguns exemplos de menus de comida para bebês de 5 meses que você pode oferecer:
  • Purê de vegetais (inhame ou abóbora)
  • Purê de frutas (maçã ou banana)
  • Purê de carne (frango ou bovino)
  • Cereais que foram fortificados com ferro ou misturados com leite materno, fórmula ou água
  • Iogurte sem sal (em quantidades muito pequenas).
Desde que dê alimentos complementares aos 5 meses de idade, também é aconselhável amamentar seu bebê normalmente, com leite materno ou fórmula. Por outro lado, não dê leite de vaca integral (por exemplo, leite UHT) antes de a criança completar 1 ano de idade, porque teme-se que isso cause uma reação alérgica. Nos primeiros 5 meses de alimentação complementar, pode-se adicionar leite materno ou fórmula ao purê para que a textura não fique muito grossa. Com o tempo, você pode reduzir o líquido do purê para que os sólidos que der ao bebê fiquem mais grossos. Se quiser introduzir outros tipos de frutas, dê-lhes frescas. Dar frutas na forma de suco não é recomendado para bebês porque o suco de fruta não traz nenhum benefício para a saúde do bebê, tem potencial para causar obesidade, diarreia e até cáries. Além do cardápio de comida complementar de 5 meses acima, você também pode começar a introduzir alimentos que antes eram considerados de risco de tornar os bebês alérgicos, como ovos, amendoim e frutos do mar. No entanto, você ainda é aconselhado a observar a reação no bebê e parar de alimentá-lo por um tempo se ocorrer uma reação alérgica no bebê.

Cronograma de alimentação do bebê de 5 meses

Citado do livro Guia de Dieta Infantil publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade da Indonésia (UI), o cronograma de administração de MPASI para crianças de 5 meses ou menores de 6 meses deve ser baseado nas seguintes regras:
  • 06h00: leite materno ou leite em pó
  • 08.00: MPASI com textura cremosa
  • 10h00: Leite materno ou lanches como purê de frutas (frutas filtradas) com textura macia
  • 12h00: MPASI
  • 14h00: leite materno ou fórmula
  • 16h00: Lanche
  • 18,00: MPASI
  • 20,00 em diante: leite materno ou fórmula
É importante observar, não se recuse a dar leite materno sempre que o bebê quiser. E se seu bebê recusar comida, não force. Espere e tente novamente na próxima semana. Se o problema for que o bebê não quer comer ou sugar continuamente, você pode consultar um médico para se certificar de que isso não é um sinal perigoso e para evitar que a condição piore.