A administração de MPASI é idealmente realizada quando o bebê tem 6 meses de idade. No entanto, os médicos podem recomendar dar alimentos complementares mais cedo, por exemplo, quando o bebê tiver 5 meses. Quais são os requisitos MPASI de 5 meses? Qual é o cardápio de um bebê de 5 meses? Os alimentos complementares para o leite materno (MPASI) são fornecidos basicamente para garantir que os bebês recebam nutrientes suficientes para apoiar seu crescimento e desenvolvimento. Um dos nutrientes de que ele mais precisa é o ferro, que não pode mais ser suprido apenas pela amamentação.
Critérios para bebês de 5 meses que estão prontos para receber alimentos sólidos
Bebês com 6 meses é o período ideal mais recomendado para iniciar a alimentação sólida. No entanto, às vezes os bebês precisam de alimentos complementares mais cedo, ou comumente chamados de alimentos complementares precoces, com requisitos estritos. Sempre consulte um pediatra quando estiver prestes a começar a alimentar um bebê de 5 meses. Os médicos geralmente só permitem que os bebês recebam alimentos complementares precocemente se forem acompanhados por condições médicas, como um bebê magro ou com peso abaixo do normal e se o bebê tiver mais de 4 meses de idade. Citado pela Organização Internacional de Saúde Infantil, os médicos podem dar luz verde aos pais para darem alimentos complementares a bebês de 5 meses com peso adequado. e atender a estes requisitos:- Os músculos do pescoço do bebê são fortes o suficiente para suportar o peso de sua própria cabeça. Os bebês também precisam ter controle sobre suas cabeças quando estão sentados em uma cadeira de jantar ou cadeiras altas.
- Os bebês demonstram interesse em comer quando recebem alimentos. Outro sinal é que ele parece animado quando há comida à sua frente ou tenta pegar o que você está comendo.
- Os bebês podem engolir alimentos mais espessos que o leite materno. Se seu bebê voltar com o mingau de tutano que você ofereceu, por exemplo, é um sinal de que ele não está pronto para receber 5 meses de comida sólida.
- O peso do bebê é adequado. Em alguns bebês, seu peso aos 5 meses atingirá o dobro do peso ao nascer. Além disso, o peso do bebê acima de 6 kg também é considerado capaz de receber alimentos complementares precocemente.
Menu de comida para bebê de 5 meses
Para obter um cardápio seguro de comida para bebês de 5 meses, você também deve consultar um pediatra. Alguns pediatras podem pedir que você comece com um cardápio simples, como carboidratos e frutas fáceis de digerir. No entanto, a Academia Americana de Pediatria (AAP) não proíbe você de dar ao seu bebê uma dieta sólida de 5 meses. Na verdade, os bebês podem receber uma fonte de proteína desde tenra idade para garantir que eles recebam ferro e zinco suficientes, que são importantes para o crescimento. Aqui estão alguns exemplos de menus de comida para bebês de 5 meses que você pode oferecer:- Purê de vegetais (inhame ou abóbora)
- Purê de frutas (maçã ou banana)
- Purê de carne (frango ou bovino)
- Cereais que foram fortificados com ferro ou misturados com leite materno, fórmula ou água
- Iogurte sem sal (em quantidades muito pequenas).
Cronograma de alimentação do bebê de 5 meses
Citado do livro Guia de Dieta Infantil publicado pela Faculdade de Medicina da Universidade da Indonésia (UI), o cronograma de administração de MPASI para crianças de 5 meses ou menores de 6 meses deve ser baseado nas seguintes regras:- 06h00: leite materno ou leite em pó
- 08.00: MPASI com textura cremosa
- 10h00: Leite materno ou lanches como purê de frutas (frutas filtradas) com textura macia
- 12h00: MPASI
- 14h00: leite materno ou fórmula
- 16h00: Lanche
- 18,00: MPASI
- 20,00 em diante: leite materno ou fórmula