A função dos ossos da planta dos pés pode ser perturbada devido a esta condição

As solas dos pés desempenham um papel importante no suporte do corpo. Quando a função dos ossos da planta dos pés é perturbada devido a certas condições, não é impossível que a mobilidade e a saúde geral do corpo também sejam perturbadas. Cada pé tem 26 ossos, 33 articulações, 19 músculos e aproximadamente 100 músculos, tendões e ligamentos. Todas essas partes trabalham juntas para garantir que você possa ficar em pé, andar e se equilibrar. No desempenho dessa função, às vezes há uma doença que interfere nela. A quais doenças são referidas e quando essas condições exigem que você consulte um médico?

Conheça a anatomia do pé

Para discutir a função dos ossos do pé, você deve primeiro compreender sua anatomia. A anatomia da planta do pé é agrupada em três partes, a saber:

1. Frente

Esta seção consiste nas falanges e metatarsos. As falanges são os 14 ossos que constituem os dedos dos pés. O dedão do pé tem dois ossos (distal e proximal), enquanto os outros dedos têm três. Enquanto isso, os metatarsos são os cinco ossos (marcados de 1 a 5 a partir do dedão do pé) que fazem o antepé parecer perfeito. Abaixo do primeiro metatarso, existem dois pequenos ossos do tamanho de uma ervilha chamados sesamoides.

2. Parte do meio

Esta seção tem a forma de uma pirâmide composta por muitos tipos de ossos chamados tarsais. Os tarsais são ossos com uma variedade de formas, como em forma de cubo, navicular e medial, a intermediária e lateral pontiaguda.

3. As costas

O osso da planta do pé, que geralmente conhecemos, é denominado tálus. O tálus em si consiste nos ossos do calcanhar e do tornozelo, os quais funcionam para apoiar o pé, especialmente os ossos da perna e da coxa. Em comparação com os ossos da planta do pé, o osso do calcanhar (calcâneo) é o maior. Junto com músculos, tendões e ligamentos, a sola do pé desempenha um papel importante no suporte dos movimentos complexos que você executa. A principal função dos ossos do pé é apoiar o movimento e o equilíbrio humano, bem como garantir que você possa correr, pular ou ficar em pé.

Quais são as doenças que podem interferir no funcionamento dos ossos da planta dos pés?

Muitas coisas podem interferir no funcionamento dos ossos da planta do pé, uma das mais simples é usar sapatos estreitos. Algumas doenças também podem aparecer e interferir no funcionamento dos pés. Aqui estão algumas doenças que podem atacar os ossos da planta dos pés:
  • Artrite do polegar

A artrite é uma dor nas articulações que pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Mas na planta dos pés, a artrite geralmente ataca a si mesma na parte inferior do osso do polegar, por isso é conhecida como artrite do polegar hallux limitus nem hallux rigidus. A artrite do polegar pode ocorrer porque a cartilagem na articulação não é mais flexível devido a lesões ou atividade excessiva. Essa doença que interfere na função dos ossos da planta do pé é caracterizada pelo aparecimento de rigidez e inchaço no dedão do pé, calcificação dos ossos e inflamação.
  • Gota (ácido úrico)

Essa doença que interfere na função dos ossos da planta do pé é um tipo de artrite que já está inflamada. A gota ou gota pode ocorrer em qualquer parte do pé, mas geralmente aparece na base do osso do dedão do pé. A gota pode aparecer quando os níveis de ácido úrico no sangue estão tão altos que também é conhecida como gota. Esse excesso de ácido úrico se cristaliza nas articulações afetadas, causando dor e inchaço nessa parte do corpo.
  • Joanete

Joanete é uma protuberância perto da base do osso do polegar. Pessoas que têm joanetes geralmente sentem desconforto e dor na área afetada, que piora quando ficam de pé ou andam.
  • Dedo do pé em martelo

Os outros dedos também correm o risco de contrair uma doença chamada dedo do pé em martelo também conhecido como dedos do pé que apontam para baixo de forma que se parecem com garras. Essa condição resultará no aparecimento de pele espessa ou calosidades nas pontas dos dedos que se esfregam contra sapatos ou meias. Os sofredores também costumam sentir dor porque é como andar constantemente sobre uma rocha. O polegar que não é afetado inicialmente também pode sentir dor com a pressão ao usar o sapato.
  • osso fraturado

As fissuras que podem interferir na função dos ossos da planta dos pés geralmente ocorrem devido a atividades pesadas e repetitivas realizadas pela planta dos pés, como caminhar e correr. Essas rachaduras são geralmente microscópicas e podem se solidificar novamente se você descansar o suficiente. No entanto, às vezes a taxa de recuperação óssea realizada pelo corpo é menos rápida com o aumento de fraturas nos ossos da planta dos pés porque o corpo não está produzindo hormônio tireoidiano, cálcio ou vitamina D. A este nível, você irá experiência fraturas por estresse. [[artigos relacionados]] Se você tiver problemas com os ossos da planta dos pés, deve consultar seu médico diretamente para que sua condição não interfira em sua mobilidade e atividades diárias.