Os benefícios das folhas da tromba do elefante que escapam à atenção de muitas pessoas

Acredita-se que muitos tipos de plantas herbais sejam antídotos para picadas de cobra, uma das quais são as folhas da tromba do elefante. Os benefícios desta folha de tromba de elefante são realmente reconhecidos no mundo médico? Folha do tronco do elefante (Clinacanthus nutans) é um arbusto que pertence à família Acanthaceae. A forma das folhas é elíptica e oval, com comprimento de 2,5-13 cm e largura de 0,5-1,5 cm. As plantas da família Acanthaceae são amplamente conhecidas por terem benefícios para a saúde, e as folhas da tromba do elefante não são exceção. Seus benefícios à saúde estão relacionados ao conteúdo fitoquímico que contém, como flavonóides, triterpenóides e esteróis.

Vários benefícios das folhas da tromba do elefante para a saúde

Vários estudos revelam que os benefícios das folhas da tromba do elefante para a saúde são surpreendentes. Esta planta nem mesmo é um objeto estranho em vários métodos da medicina tradicional porque as folhas da tromba do elefante têm propriedades antiinflamatórias, antivirais, antioxidantes, antidiabéticas e antitóxicas. Aqui estão alguns dos benefícios das folhas da tromba do elefante para a sua saúde:
  • Tratando herpes

Muitos estudos comprovaram os benefícios das folhas da tromba do elefante no tratamento do herpes. Este extrato de folha é comprovado para acelerar a cura em pessoas infectadas com herpes, seja devido ao vírus Herpes Simplex (HSV) ou vírus Varicela Zoster (VZV). Os resultados do estudo descobriram que os pacientes com herpes que receberam extrato de folha de tromba de elefante podem se recuperar em 7 dias. Enquanto isso, os pacientes com herpes que receberam apenas um placebo só se recuperaram após 14 dias de exposição ao mesmo vírus. O extrato da folha do tronco do elefante tem as mesmas propriedades curativas do aciclovir, comumente prescrito para quem sofre de herpes. A vantagem é que esse extrato vegetal tem menos efeitos colaterais do que o uso de drogas sintéticas. Mas lembre-se, essa folha só ajuda a curar os sintomas, mas não elimina o vírus do corpo. Além disso, o vírus HSV, onde este vírus estará sempre no corpo do sofredor, e aparecerá quando o sistema imunológico diminuir.
  • Neutralize o veneno

Os benefícios desta folha da tromba do elefante não são porque ela pode bloquear a propagação do veneno para os nervos. O conteúdo desta folha é capaz de bloquear os efeitos das toxinas que costumam danificar a estrutura celular do corpo. Não é de admirar que o extrato da folha da tromba do elefante seja freqüentemente usado como primeiros socorros quando alguém é picado por uma cobra. Essas folhas também podem ser usadas como remédio tradicional quando você for picado por um escorpião ou picado por uma abelha. No entanto, esse benefício ainda requer mais pesquisas. O motivo é que nem todas as cobras têm o mesmo veneno, por isso não é adequado para todos os tipos de cobras.
  • Anti-inflamatório

Todas as partes da planta da tromba do elefante podem ser processadas para aliviar a inflamação que ocorre no corpo. Acredita-se que esta planta também tenha propriedades anticâncer, de modo que tem potencial para prevenir e tratar o câncer.
  • Superar problemas digestivos

Acredita-se que a água fervida das folhas da tromba do elefante alivia problemas digestivos, como dores de estômago. Na Indonésia, folhas de água fervida são comumente usadas para aliviar a disenteria e tratamentos alternativos para diabéticos. Na China, esta planta é geralmente processada em medicina tradicional, que se acredita aliviar vários problemas de saúde. Desde diminuir a febre, normalizar o ciclo menstrual, superar anemia, icterícia, até tratar fraturas.
  • Previna a dengue

Acredita-se que as folhas do tronco do elefante contêmextrato etanólicoque pode prevenir a dengue. [[Artigo relacionado]]

Como processar folhas de tromba de elefante

Embora menos populares na Indonésia, as folhas da tromba do elefante foram amplamente processadas em chás de ervas em outros países asiáticos, como a Malásia. As folhas da tromba do elefante são fervidas junto com água fervente e depois bebidas como se bebessem chá em geral. A água fervida das folhas da tromba do elefante também pode ser misturada com outros ingredientes para torná-la mais saborosa. A mesma água também pode ser usada como mistura no suco de maçã, chá verde ou suco de cana-de-açúcar e consumida como uma bebida refrescante. Na Tailândia, as folhas da tromba do elefante são moídas e aplicadas diretamente na pele para tratar várias doenças de pele. As doenças em questão incluem febre espinhosa, picadas de cobra ou inseto, a sintomas de herpes e lesões de varicela. Se quiser comê-la, não use apenas esta folha porque ela pode causar alergia a quem não condiz com o conteúdo. É melhor consultar um médico antes de consumir esta folha para garantir sua segurança para você.