Como ler os resultados da ultrassonografia de gênero em bebês

A ultrassonografia (USG) é um método utilizado para observar o desenvolvimento do feto, inclusive para saber seu sexo. Como ler os resultados da ultrassonografia de gênero do feto em seu útero? Confira as informações completas abaixo.

Como ler resultados de ultrassom de gênero

O ultrassom se tornou um procedimento padrão nos testes de gravidez de rotina. A ultrassonografia da gravidez consiste em dois tipos principais, a saber, ultrassom transvaginal e ultrassom transabdominal. Então, como ler os resultados do ultrassom para descobrir o sexo do feto? Idealmente, seu médico fornecerá informações sobre o sexo com base nos resultados do ultrassom, se você solicitar. O sexo do bebê geralmente só é conhecido durante a gravidez de 18 a 22 semanas. Além disso, o feto deve estar em uma determinada posição para que o médico possa descobrir o sexo do bebê. Veja como ler um ultrassom para descobrir se seu bebê é uma menina ou um menino:

1. Como ler os resultados do ultrassom do sexo de uma menina

Você provavelmente está grávida de uma menina se os resultados do ultrassom mostrarem:
  • O sinal de 'hambúrguer'. Este é o termo dado aos lábios e clitóris de um feto feminino. Se você olhar com atenção, notará que os lábios dos lábios e do clitóris têm o formato de pãezinhos de hambúrguer.
  • Sinal sagital. Cada sexo tem um signo sagital. O sinal sagital é obtido observando-se o perfil fetal (conhecido como plano sagital da linha média). Existe um núcleo no final da coluna denominado incisura caudal. Se estiver apontando para baixo em um ângulo de 10 graus, o feto é uma mulher.

2. Como ler os resultados do ultrassom para um menino

Enquanto isso, se o feto que você está carregando for um menino, a imagem de ultrassom mostrará o seguinte:
  • Sinal sagital. QSe o entalhe da cauda estiver apontando para cima em um ângulo de mais de 30 graus, o feto é um menino.
  • Fluxo de urina. O fluxo de urina às vezes pode ser um sinal do sexo do feto. Se a urina flui para cima, o feto é provavelmente um menino.
  • Órgãos genitais. Os genitais de meninos geralmente só começam a aparecer na semana 18-20. Os genitais consistem no pênis, testículos e escroto.

O que precisa ser considerado em relação à leitura dos resultados de ultrassom de gênero?

Depois de entender como ler os resultados de uma ultrassonografia do sexo do bebê e seu desenvolvimento geral, existem outras coisas que também precisam de sua atenção, a saber:

1. Imagens de ultrassom

Na imagem produzida pelo ultrassom, você pode ver como está o estado do feto em seu útero. Por meio dessa imagem, você e seu médico podem identificar o desenvolvimento que está ocorrendo no feto. Quando chegar a hora, você também poderá ver o sexo do futuro bebê, se é uma menina ou um menino. Portanto, é importante que você consiga entender um pouco do quadro. Não hesite em perguntar muito ao obstetra que o atende.

2. Precisão do ultrassom

Também é necessário prestar atenção à exatidão ao ler os resultados do ultrassom do sexo de uma menina ou de um menino. Qual é a precisão do ultrassom na detecção do desenvolvimento fetal, incluindo seu gênero? De acordo com um estudo de 2015 do Australasian Journal of Ultrasound in Medicine, o ultrassom tem uma taxa de precisão de 75% na detecção do sexo de um bebê. No entanto, essa porcentagem se aplica se o exame for realizado com 11-14 semanas de gestação. Enquanto o exame de gravidez dura mais de 14 semanas, a ultrassonografia tem uma taxa de precisão que chega a 100 por cento. Portanto, após a 14ª semana de gravidez é o momento perfeito para um ultrassom do sexo do seu bebê.

Os benefícios da leitura de resultados de ultrassom, além de saber o gênero

Em termos gerais, os benefícios da leitura de resultados de ultrassom não são apenas para descobrir o gênero. O ultrassom também é útil para ver o desenvolvimento do bebê, como:

1. Monitore o desenvolvimento do corpo do bebê

Saber ler os resultados do ultrassom não só ajudará você a descobrir o sexo do seu amado bebê, mas também o desenvolvimento geral do corpo. Por meio do ultrassom, você e seu médico podem monitorar o desenvolvimento de outros fetos, desde o crescimento da cabeça, mãos, pés e órgãos como cérebro, pulmões e coração.

2. Detectar anormalidades em bebês

O lançamento da Clínica Mayo, a leitura dos resultados do ultrassom também visa ajudar você e seu médico a identificar se há anormalidades que ocorrem no bebê. As anormalidades em questão são várias, desde defeitos cardíacos, síndrome de Down, trissomia do cromossomo 18 e assim por diante. Além disso, os resultados da ultrassonografia também podem detectar complicações potenciais na gravidez ou não. Portanto, os exames de ultrassom de rotina são muito importantes para as mulheres grávidas. Para saber mais sobre o desenvolvimento fetal e outras informações sobre a gravidez, você pode conversar com seu médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora na App Store e Google Play.