Causas dos dentes tortos e como alinhá-los novamente

Ter dentes tortos ou que parecem avançados costuma deixar muitas pessoas inseguras. Se você é um deles, não se preocupe muito porque essa condição ainda é muito possível de corrigir. O tratamento de dentes tortos só pode ser feito por meio de tratamento dentário. Portanto, se você se deparar com as promessas do céu que dizem que dentes tortos podem ser reparados naturalmente, não acredite nelas imediatamente. Quanto mais rápido o dente torto for reparado, melhor será o resultado. Porque, além de causar problemas estéticos, os dentes tortos também podem interferir na mordida normal da cavidade oral, então existe o risco de causar aftas nos lábios, a ponto de causar dor de mandíbula.

Causas de dentes tortos

O hábito de chupar o polegar pode desencadear dentes tortos. Normalmente, diz-se que uma pessoa tem dentes tortos se os dentes da frente embutidos na mandíbula superior estiverem localizados bem mais avançados do que os da mandíbula inferior. Do ponto de vista médico, essa condição é registrada como um tipo de má oclusão ou distúrbio de mordida. Normalmente, os dentes superiores são ligeiramente mais avançados que os inferiores. A diferença de distância é chamada de overjet, que é a distância horizontal entre a ponta dos dentes superiores e inferiores. O overjet normal é de 2-4 mm. Enquanto isso, na clavícula, o overjet geralmente pode ser superior a 5 mm. Para que os dentes superiores pareçam muito mais avançados do que os dentes da mandíbula inferior. Existem várias coisas que podem fazer com que uma pessoa tenha overjet excessivo e pareça careca, tais como:

1. Chupar o dedo com frequência

O hábito de sucção do polegar continua especialmente até a idade de 5-6 anos, quando os dentes permanentes começam a aparecer, fazendo com que os dentes fiquem úmidos. Isso ocorre porque a pressão gerada pelos músculos da bochecha durante a sucção empurrará a mandíbula e os dentes para frente.

2. Chupando muito tempo quando criança

O mesmo mecanismo de sucção também faz com que o hábito de beber da chupeta de um bebê possa fazer com que os dentes fiquem tortos. Mesmo o risco de dentes tortos causados ​​pela chupeta de bebê é maior, quando comparado aos hábitos de sucção do dedo. Além disso, o hábito de beber leite ou bebidas açucaradas na mamadeira antes de dormir também pode causar cárie dentária ou galopante. Se quase todos os dentes de leite forem dentes, o crescimento dos dentes permanentes será prejudicado e o arranjo ficará bagunçado.

3. Fatores hereditários

Se um dos pais tem dentes tortos, é mais provável que a criança tenha o mesmo problema dentário. No entanto, mesmo os pais com dentes tortos podem ter filhos cujos dentes parecem avançados. Por quê então? Porque, se a criança herda o tamanho da mandíbula da mãe que é pequena, mas o tamanho dos dentes é grande como a do pai, a mandíbula não será suficiente para acomodar todos os dentes na posição correta e organizada. Isso pode fazer com que a criança pareça desajeitada.

4. O arranjo dos dentes é bagunçado

Um arranjo bagunçado de dentes pode tornar o overjet de uma pessoa maior do que deveria. Pessoas cujos dentes faltam que não foram substituídos por dentaduras também correm o risco de se tornarem atarracadas. Isso ocorre porque os dentes ao redor dos dentes ausentes se deslocam para preencher o espaço vazio, tornando o arranjo confuso.

5. Empurrão da língua ou posição incorreta da língua

O impulso da língua é a posição da língua que empurra demais para a frente e é um hábito que muitas vezes não é realizado. Se feito continuamente, a posição da língua pode fazer com que os dentes fiquem curtos.

6. Tumor ou cisto

Tumores e cistos que crescem na cavidade oral ou mandíbula também podem empurrar os dentes para frente. No entanto, isso raramente acontece. [[Artigo relacionado]]

Por que dentes tortos precisam ser reparados imediatamente?

Dentes apinhados podem causar dificuldade para mastigar As pessoas que procuram tratamento para dentes grandes geralmente são motivadas a melhorar a estética. No entanto, na verdade, existem outras condições que requerem tratamento de dentadura, tais como:

• Distúrbios da mastigação

A disposição dos dentes superiores muito avançados torna o processo de mastigação dos alimentos perturbado. Isso ocorre porque os dentes superiores e inferiores não podem fechar corretamente durante a mastigação. Isso evita que o alimento ingerido seja triturado corretamente. Na verdade, o processo de mastigação é a fase inicial do processo digestivo. Se o processo não for ideal desde o início, outras etapas da digestão também serão perturbadas.

• Pronúncia Gangguan

A disposição dos dentes tortos também afetará a maneira como você fala. Isso ocorre porque essa condição torna os dentes, a língua e os lábios incapazes de se coordenar adequadamente para produzir uma pronúncia perfeita. Geralmente, pessoas com clivagem dentária terão dificuldade em pronunciar as letras S, F, SH, V, TH, P, M e B.

• Afeta o processo respiratório

Os próprios dentes descobertos não causam problemas respiratórios. No entanto, as causas dos dentes tortos, como dentes desalinhados e mandíbulas pequenas, costumam ser acompanhadas por uma via aérea estreita. Isso pode colocar pessoas com dentes tortos em risco de problemas como roncos frequentes durante o sono e apnéia do sono, como problemas respiratórios durante o sono.

Tratamento eficaz para dentes tortos

Os aparelhos ortodônticos são eficazes no tratamento de dentes tortos. Existem vários métodos que podem ser usados ​​para fazer com que os dentes tortos voltem à sua posição normal. Todos esses métodos de tratamento só podem ser realizados por um dentista. Até o momento, não há uma maneira natural de lidar com dentes tortos que tenha sido comprovada cientificamente. A seguir está uma seleção de opções comuns de cuidados com os dentes.

• Chaves com colchetes

O aparelho ortodôntico é o método mais comum de tratamento de dentes tortos. Em adolescentes ou adultos, o tipo de aparelho usado é geralmente um aparelho permanente que usa colchetes. Este aparelho ajuda a empurrar os dentes para trás e endireitá-los para que você não pareça mais torto. Este tratamento geralmente deve ser seguido por vários anos. Quanto mais brando for o caso, mais rápido geralmente será o tratamento.

• Cintas removíveis

Aparelhos removíveis são comumente usados ​​em crianças cujos dentes já são visíveis. Essas cintas removíveis geralmente são acompanhadas por uma placa de expansão que será colocada no céu da boca para ajudar a alargar a mandíbula. Assim, a mandíbula tem espaço suficiente para acomodar os dentes permanentes que irão crescer e não farão com que a criança pareça estéril.

• Alinhadores claros

Atualmente, existem alinhadores transparentes que podem ser usados ​​para endireitar os dentes. Esta ferramenta pode ser removida e instalada pelo próprio usuário. No entanto, para resultados máximos, os alinhadores transparentes precisam ser usados ​​por pelo menos 20 horas por dia. Os alinhadores transparentes são dispositivos para corrigir a disposição dos dentes que têm a forma de protetores dentais amplamente usados ​​por boxeadores ou outros atletas. No entanto, geralmente são menores e mais finos, adaptando-se à curva do arranjo dentário. Para poder iniciar este tratamento, primeiro você deve se submeter a um exame de um dentista para poder fazer um plano de tratamento completo. Os alinhadores transparentes devem ser substituídos a cada poucos meses, conforme os dentes começam a mudar de posição.

• Cirurgia de mandíbula

Em alguns casos, os dentes parecem estéreis devido ao crescimento excessivo da mandíbula. Em casos como esse, o uso de aparelho ortodôntico ou outros tratamentos não serão eficazes para fazer os dentes parecerem mais para trás. Portanto, a cirurgia é o único caminho a percorrer. [[artigos relacionados]] Se quiser consultar sobre seus dentes tortos, você deve ir imediatamente ao dentista. O médico explicará sua condição e fornecerá as opções de tratamento mais adequadas.