Ter cabelos secos e difíceis de pentear certamente pode reduzir a autoconfiança. Portanto, conhecer as causas do cabelo seco e como superá-las é muito importante.
Causas de cabelo seco
Cabelo seco é uma condição que ocorre quando o cabelo não recebe ou retém umidade suficiente. A camada externa do cabelo seco está danificada, fazendo com que o cabelo pareça opaco e pouco saudável. Esse problema de cabelo pode ocorrer em mulheres e homens de todas as idades. Existem muitos fatores que podem causar a ocorrência de cabelos secos. De um modo geral, o cabelo seco e fofo é causado por fatores ambientais, como tratar o cabelo, a certas condições médicas. A seguir está uma explicação das várias causas de cabelos secos por completo.
1. Couro cabeludo seco
Uma das causas do cabelo seco é uma condição do couro cabeludo seco. Como resultado, o couro cabeludo não consegue produzir óleo natural suficiente. Embora a presença de óleos naturais tenha como objetivo hidratar os cabelos. Se os óleos naturais não forem produzidos em quantidades suficientes, o cabelo perderá sua umidade e danificará a cutícula (a camada protetora do cabelo) que pode ocorrer. No cabelo saudável, os óleos naturais da camada mais externa da pele podem proteger a parte interna do cabelo enquanto refletem a luz. Este reflexo de luz pode fazer seu cabelo parecer brilhante. No entanto, quando a umidade do cabelo diminui, o brilho do cabelo diminui, tornando-o opaco.
2. Freqüentemente, lavar e usar ferramentas de modelagem de cabelo
Como cuidar do cabelo diariamente também pode ser a causa do ressecamento. Por exemplo, você lava o cabelo com muita frequência, usa produtos químicos agressivos para o cuidado do cabelo e usa ferramentas de modelagem (alisadores, modeladores e secadores de cabelo) excessivamente. Nos homens, se você usa produtos para o cabelo com frequência, como gel de cabelo ou
pomada , que contém ingredientes agressivos pode aumentar o risco de cabelos secos nos homens.
3. Idade
A próxima causa de cabelos secos é a idade. À medida que envelhecemos, uma pessoa corre o risco de sentir cabelos secos devido à produção de óleos menos naturais no couro cabeludo. Além disso, as alterações hormonais nas mulheres após a menopausa também podem ser a causa do cabelo seco.
4. Exposição a fatores ambientais
A exposição a fatores ambientais é a causa do cabelo seco que você não pode evitar na vida cotidiana. Por exemplo, se você mora em uma área onde o clima é bastante seco e quente, você está exposto a muito sol e costuma nadar em água com cloro.
5. Certas condições médicas
Além dos itens acima, certas condições médicas também tornam o cabelo seco e rebelde. Por exemplo, pessoas com transtorno alimentar anorexia nervosa correm o risco de ter esse problema de cabelo, porque a absorção de nutrientes que entram no corpo é reduzida. O cabelo de pessoas com hipoparatireoidismo e hipotireoidismo também pode ficar seco. No hipoparatireoidismo, as glândulas paratireoides do pescoço produzem muito pouco hormônio da paratireoide. Baixos níveis desses hormônios causam diminuição dos níveis de cálcio, que é um mineral essencial para o crescimento saudável do cabelo. No hipotireoidismo, a glândula tireoide não consegue produzir hormônio tireoidiano suficiente. Um dos sintomas da deficiência do hormônio tireoidiano é o cabelo seco e quebradiço. Outra condição médica que causa cabelos secos é a síndrome de Menkes. Essa condição rara ocorre porque as células do corpo não conseguem absorver o cobre mineral suficientemente. A deficiência de cobre pode tornar o cabelo insalubre, inclusive tornando-o seco.
Uma maneira poderosa e fácil de lidar com cabelos secos
Homens e mulheres de todas as idades podem ter problemas de cabelo seco. Mas não se preocupe, existem várias maneiras de lidar com cabelos secos que são poderosas e fáceis de fazer em casa.
1. Não lave o cabelo com muita frequência
Recomendamos que você faça isso de 1 a 2 vezes por semana.Uma maneira de lidar com o cabelo seco com facilidade é evitar lavá-lo ou lavá-lo com xampu com frequência. O shampoo pode remover a sujeira e o suor do couro cabeludo e do cabelo. No entanto, usar este produto com muita frequência também pode reduzir a oleosidade natural no couro cabeludo (sebo). Em quantidades normais, o sebo pode tornar o cabelo mais fácil de cuidar e com brilho. No entanto, muito pouco pode tornar o cabelo muito seco. Portanto, você deve evitar lavar o cabelo todos os dias. Em vez de todos os dias, você pode lavar 1-2 vezes por semana. Assim, você pode evitar as causas do cabelo seco.
2. Use regularmente máscaras de cabelo
O uso de máscara capilar para cabelos secos pode ser uma opção para lidar com cabelos secos e fofos. Uma das máscaras capilares que pode ser usada é o abacate. O abacate é rico em vitamina A, vitamina E e vários minerais, que podem ajudar a nutrir o cabelo danificado e seco, ao mesmo tempo que o hidrata e fortalece. Você pode alisar a polpa de um abacate maduro e misturá-lo com 1 ovo. Aplique a mistura de ingredientes naturais nos fios de cabelo molhados de maneira uniforme. Deixe agir por alguns minutos. Por fim, lave o cabelo com shampoo até ficar limpo.
3. Use vitaminas para o cabelo
O cabelo também precisa de vitaminas para ser mais saudável e forte. O uso de vitaminas para o cabelo tem como objetivo evitar que o cabelo resseque para que fique mais nutrido. Há uma variedade de produtos vitamínicos para o cabelo à sua escolha, mas certifique-se de usar vitaminas para cabelo seco. Escolha uma vitamina para o cabelo com uma composição vitamínica completa, como a vitamina A, para estimular a oleosidade natural do couro cabeludo a sair e evitar que o cabelo resseque.
4. Use óleos essenciais
O uso de óleos essenciais é uma forma natural de lidar com os cabelos secos. Você pode aplicar óleos essenciais para cabelos que contenham vitamina E e antioxidantes. Este tipo de óleo pode ajudar a selar a camada externa do cabelo com umidade, reparando assim os cabelos danificados.
Aplique óleo de coco morno no cabelo e no couro cabeludo. Por exemplo, o óleo de argan tem sido amplamente usado para tratar cabelos secos. Aplique algumas gotas de óleo de argan nas pontas do cabelo para torná-los mais brilhantes, macios e saudáveis. Além disso, o uso de óleo de coco para cabelos e couro cabeludo pode aumentar a umidade de modo que estimula o crescimento de cabelos mais saudáveis e menos secos. Além de óleo de argan e óleo de coco, você também pode usar outros óleos essenciais para o cabelo, como óleo de lavanda e
hortelã-pimenta .. Além de serem um tratamento para cabelos secos, esses dois tipos de óleos essenciais também são considerados uma forma natural de alisar os cabelos.
5. Corte de cabelo
Cabelo seco geralmente está danificado e com pontas duplas. Se for permitido continuar, o dano continuará. Portanto, a maneira de lidar com pontas duplas e secas é fazer
aparar cabelo regularmente aparando as pontas dos cabelos secos e danificados. Esta forma de evitar que o cabelo resseque pode ajudá-lo a ter um cabelo mais saudável. Seria melhor se você o fizesse em um salão com um corte adequado.
6. Use um shampoo especial para cabelos secos
Como lidar com cabelos secos, é claro, usando um shampoo especial para cabelos secos. A razão é que o uso de shampoo regular pode não afetar a condição do cabelo seco e nenhuma melhora ocorre. Portanto, use um shampoo especial para cabelos secos. Este tipo de shampoo geralmente tem uma fórmula especial que pode reduzir as condições de cabelo seco. Uma das fórmulas eficazes para restaurar o brilho perdido com os cabelos secos é uma mistura de Creme de Argan, extrato de mel, óleo de argan, ZPT e condicionador.
Apresentado por HEAD & SHOULDERS óleo de Argan, um ingrediente exclusivo obtido da
"Árvore da Vida" no Marrocos, é eficaz para manter o brilho dos cabelos até 72 horas após o uso. Enquanto isso, outros ingredientes ajudarão a manter a hidratação e reparar o cabelo opaco, deixando o cabelo com aspecto brilhante e macio. Você não precisa se preocupar em coletar ingredientes que são bons para cabelos secos, você pode obter a fórmula acima em um pacote de Shampoo Anti-queda HEAD & SHOULDERS Suprême de uma só vez. Além de ser capaz de ajudar a manter a umidade do cabelo, esse tipo de shampoo também pode manter um couro cabeludo saudável e livrar-se da caspa irritante. Com o uso regular, o cabelo não só ficará mais macio, mas também saudável e forte.
7. Enxágue o cabelo com água fria
Lavar e tomar banho com água fria traz muitos benefícios à saúde, incluindo tornar o cabelo mais hidratado e crescer mais rápido. Após usar o shampoo para cabelos secos, enxágue com água fria para melhorar os fios e refrescar o couro cabeludo.
8. Aplique condicionador de cabelo
Usar o shampoo pode causar ressecamento do cabelo, pois retira os óleos e nutrientes naturais do cabelo. Portanto, use o condicionador após a lavagem como forma de tratar os cabelos secos. O uso do condicionador visa manter a camada externa do cabelo úmida, retendo a oleosidade natural do cabelo. Certifique-se de que o condicionador de cabelo que você usa é adequado para cabelos secos e crespos.
Aplicar o condicionador na haste do cabelo até as pontas. Como usar o condicionador é aplicá-lo nas pontas e na haste do cabelo, que geralmente são mais propensas ao ressecamento. Deixe repousar 20-30 minutos, não enxágue imediatamente para que o conteúdo do condicionador seja bem absorvido pelos fios. Tente não aplicar muito condicionador de cabelo no couro cabeludo. Porque, isso pode realmente tornar o couro cabeludo oleoso.
9. Enrole o cabelo em uma toalha
Se o seu cabelo estiver seco e quebradiço, seque-o com
secador de cabelo após a lavagem pode fazer com que a umidade desapareça. Portanto, tente enrolar o cabelo em uma toalha após a lavagem. Este tratamento para cabelos secos pode ajudar a reter a umidade. No entanto, não deixe o cabelo enrolado em uma toalha molhada por muito tempo, pois isso pode aumentar o risco de quebra do cabelo.
10. Limite estilo cabelo
Uso de ferramenta
estilo Cabelo quente, como alisá-lo, ondulá-lo ou dar-lhe volume, pode ser algo que você faz todos os dias. No entanto, você sabia que essa pode ser a causa de cabelos secos e com tendência a quebras? Portanto, comece a limitar o uso
estilo cabelo como uma forma de evitar que resseque.
11. Use um chapéu quando estiver ao ar livre
Use um chapéu para proteger o cabelo quando estiver ao ar livre. Os danos dos raios ultravioleta não só prejudicam a pele, mas também podem danificar o cabelo, deixando-o seco e sem brilho. A maneira de evitar que o cabelo resseque é limitar a exposição ao sol usando um chapéu quando estiver ao ar livre. Além disso, ao nadar em piscinas ou no mar, use uma cobertura para a cabeça para proteger o cabelo do cloro e / ou da água salgada, que podem causar ressecamento.
12. Coma alimentos saudáveis
Além dos tratamentos externos, você também precisa aplicar maneiras de lidar com cabelos secos e fofos comendo alimentos saudáveis. Conheça a ingestão de alimentos que contenham ferro, proteína, vitamina D, ácido fólico, vitamina B12 e selênio para manter o cabelo saudável. Alimentos contendo ômega-3 derivados de proteínas de origem marinha também podem ser uma opção para deixar o cabelo saudável e com brilho. Por exemplo, salmão, cavala, atum, sardinha e ostras. [[artigos relacionados]] Como lidar com cabelos secos e crespos não é difícil, não é? Vários tratamentos para cabelos secos podem ajudar a restaurar o cabelo, tornando-o mais saudável, mais liso, mais forte e com brilho. No entanto, se o cabelo seco for acompanhado de queda de cabelo e vários outros sintomas, você deve consultar um médico para o tratamento adequado. Você também pode
consulte um médico por meio do aplicativo de saúde da família SehatQ para saber mais sobre as causas do cabelo seco e como superá-las. O método,
download agora em
App Store e Google Play .