Benefícios da madeira de Bajakah como cura, mito ou fato do câncer?

Há algum tempo, surgiram muitas notícias sobre os benefícios da madeira pirateada como medicamento contra o câncer. Mesmo agora, a eficácia da raiz dessa planta ainda é motivo de controvérsia, embora não haja evidências científicas de que as raízes piratas possam curar essa doença crônica. A planta Bajakah é um tipo de planta originária do interior da província de Kalimantan Central que não se espalhou para outras áreas. Existem muitos tipos de Bajakah, mas um dos mais falados porque se afirma que pode curar o câncer é Bajakah tampala (Spatholobus litorâneo de Hassk.) A própria madeira de Bajakah contém comprovadamente fenólicos, flavonóides, taninos e saponinas. O conteúdo dessas plantas tem muitos benefícios potenciais para a saúde humana, mas será que esse conteúdo por si só é suficiente para reivindicar os benefícios da madeira pirateada como uma cura para o câncer e todos os tipos de doenças?

É verdade que os benefícios da madeira pirateada podem curar o câncer?

A reivindicação dos benefícios da madeira pirateada que pode curar o câncer nasceu quando havia 3 estudantes do ensino médio na Indonésia que ganharam medalhas de ouro nas Olimpíadas de Criatividade da Invenção em Seul, Coreia do Sul, em julho de 2019. Em sua pesquisa, descobriu-se que a madeira pirata pode tratar o câncer em ratos (pequenos ratos brancos). Depois disso, as pessoas se aglomeraram em busca de raízes de plantas piratas para serem usadas como remédios contra o câncer. Mesmo no mercado, o preço das aparas de madeira pirateada chega a R $ 300.000 por quilo e a madeira é vendida por R $ 2.000.000 por peça. Esta afirmação foi imediatamente esclarecida pelo Ministério da Saúde da Indonésia e outros cientistas. Eles expressaram a mesma coisa, ou seja, que a madeira pirateada tem potencial como uma droga contra o câncer porque foi comprovada nas primeiras pesquisas, mas não pode ser considerada uma droga contra o câncer porque ainda precisa ser mais estudada e testada em humanos. Com mais pesquisas, os benefícios da madeira pirateada serão testados para ver:
  • A eficácia e segurança (toxicidade) dessas plantas quando consumidas por humanos
  • A dose certa para curar certas condições
  • Tipos específicos de doenças que podem ser curadas porque um medicamento não pode curar todos os tipos de câncer
  • Como a droga funciona quando entra no corpo humano?
O teste em humanos pode levar de meses a anos e deve passar pelas fases 1-3. A fase 1 é para ver a toxicidade, segurança e métodos de trabalho, a fase 2 é para ver a eficácia e eficiência em pequenas amostras e a fase 3 é para ver a eficácia e eficiência em grandes amostras. Se a madeira pirateada passar por esses estágios, ela será rotulada como aprovada em testes clínicos e poderá ser usada como candidata a medicamentos contra o câncer. Até agora, a própria madeira de Bajakah ainda está circulando na comunidade como um medicamento fitoterápico cujas propriedades são passadas de geração em geração. A Food and Drug Supervisory Agency (BPOM) sempre esteve aberta a apoiar os benefícios da madeira pirateada como uma droga reconhecida nacional e internacionalmente. A BPOM está pronta para emitir um número de licença de distribuição para medicamentos feitos de madeira pirateada, se forem comprovados clinicamente. [[Artigo relacionado]]

Outros benefícios potenciais da madeira pirateada

Até agora, não houve muitos estudos examinando os benefícios da madeira bajakah para a saúde. Além da questão do bajakah como um 'medicamento' contra o câncer, outros estudos também concluíram que a planta pirateada tem potencial para ser usada como um medicamento externo ou pomada. Neste estudo, foi revelado que a madeira de bajakah contém metabólitos secundários na forma de flavonóides, saponinas, terpenóides, taninos, fenóis e esteróides, mas não contém compostos alcalóides. Para obter esse benefício, a madeira bajakah é então processada em pomada e aplicada nas feridas dos ratos. Como resultado, uma pomada contendo 10 por cento de extrato de madeira pirata demonstrou acelerar a cicatrização de feridas. No entanto, essa eficácia ainda não torna a madeira de Bajakah um medicamento patenteado para curar doenças de pele porque mais pesquisas ainda são necessárias, como os benefícios da madeira de Bajakah como medicamento contra o câncer.