Conheça a função dos brônquios no corpo humano

Quando você respira pelo nariz ou boca, o ar flui através do esôfago para o tubo de ar (traquéia) para os ramos, ou seja, o brônquio direito e o brônquio esquerdo. Então, o que exatamente são brônquios e quais são as funções desses brônquios no corpo humano? Os brônquios (plurais chamados brônquios) são os pulmões formados por músculos moles com paredes ósseas moles que os mantêm em uma posição estável. Vistos ao microscópio, os componentes dos brônquios são muito semelhantes aos da traqueia. A principal função dos brônquios é como via aérea quando você respira, mas esse órgão também tem uma função importante como protetor da imunidade pulmonar. Quando os brônquios estão infectados, várias doenças se alojam em seu corpo, variando de bronquite a broncoespasmo.

Conheça a estrutura dos brônquios

Os brônquios são os ramos da traqueia que ficam após a traqueia (traqueia) antes dos pulmões. Os brônquios são os canais que garantem que o ar passe adequadamente da traquéia para os alvéolos. Além de ser uma via de entrada e saída do ar, a função dos brônquios é prevenir infecções. A passagem brônquica começa quando a traqueia se divide em duas para formar o brônquio direito e o brônquio esquerdo (principal). Cada um desses dois brônquios forma outro ramo menor e, então, a cartilagem não é mais visível nos bronquíolos até que esses tubos terminem nos alvéolos, onde oxigênio e dióxido de carbono são trocados. Os brônquios direito e esquerdo apresentam uma variedade de diferenças marcantes. O brônquio direito é mais curto do que o brônquio esquerdo e tem uma posição mais vertical. Em contraste, o brônquio esquerdo é menor e mais longo do que o brônquio direito.

Quais são as funções dos brônquios?

As funções dos brônquios são:

1. Certifique-se de que o ar da boca ou nariz chegue aos alvéolos de forma limpa

Os brônquios são responsáveis ​​por regular a quantidade de ar que pode entrar nos pulmões, garantindo que o oxigênio chegue aos pulmões e garantindo que o dióxido de carbono seja expelido com sucesso pela boca ou nariz.

2. Ajuda a remover poeira e partículas estranhas que podem prejudicar os pulmões

Outra função dos brônquios é dissipar e varrer a poeira, os irritantes e o excesso de muco ou catarro. Por esse motivo, existem glândulas nos brônquios que desempenham um papel na secreção de muco e desempenham um papel importante no sistema imunológico humano. Esse muco pode prender e inativar microorganismos que têm o potencial de prejudicar os pulmões e o trato respiratório em geral. Além disso, nas paredes dos brônquios também existem pelos finos (cílios) que são capazes de filtrar os micróbios e a poeira do trato respiratório.

3. Produz catarro para prevenir a inflamação dos brônquios

As paredes dos brônquios que produzem catarro têm um papel importante na manutenção da saúde do trato respiratório. O catarro produzido pelas paredes brônquicas pode impedir que poeira e outras partículas prejudiciais causem inflamação ou irritação. A expectoração impede que a poeira entre nos pulmões. Se ocorrer irritação, ela fará com que os brônquios produzam mais catarro, de modo que o corpo tentará expelí-lo com tosse.

Doenças que podem interferir na função brônquica

Quando há microrganismos que não podem ser neutralizados pelos brônquios, você terá dificuldade para respirar. Os problemas de saúde que geralmente interferem na função brônquica podem ser agudos ou crônicos.

1. Bronquite

Uma das doenças que podem interferir no funcionamento dos brônquios é a bronquite. Essa condição ocorre quando os brônquios estão inchados e inflamados, fazendo com que você tosse com catarro irritante. A bronquite aguda é um problema respiratório comum em humanos e geralmente se resolve sozinha em algumas semanas. No entanto, a bronquite também pode ser classificada como crônica se não passar em questão de meses ou se recuperar rapidamente. A bronquite crônica geralmente é caracterizada por febre, tosse com catarro, falta de ar, respiração ofegante rangido, dor de garganta, para resfriados que não passam.

2. Bronquiectasia

As doenças que podem interferir na função dos brônquios seguintes são a bronquiectasia. Bronquiectasia é um distúrbio da função brônquica causado por paredes brônquicas aumentadas e danificadas. O sintoma mais típico da bronquiectasia é que você costuma sentir falta de ar repentina ou o que é chamado de exacerbação, que costuma ser seguida por falta de ar, fadiga e febre ou suores frios. Os sintomas mais comuns dessa doença pulmonar são tosse com catarro amarelo ou verde todos os dias e respiração que parece assobio. Quando o dano à função brônquica é muito grave, você também pode sentir vômito de muco acompanhado de sangue ou chamado de hemoptise.

3. Broncoespasmo

O broncoespasmo é um distúrbio respiratório que ocorre quando a função dos brônquios diminui quando você está ativo, incluindo exercícios que desencadeiam uma reação asmática. Os sintomas de broncoespasmo são dificuldade em respirar, tosse, dor e aperto no peito e um som de assobio ao respirar. Esses sintomas geralmente aparecem de 5 a 20 minutos após a realização de exercícios extenuantes.

4. Bronquiolite

A bronquiolite é um distúrbio da função brônquica que ocorre quando há inchaço das pequenas vias aéreas que se tornam ramos dos brônquios ou bronquíolos. A disfunção brônquica é mais comum em crianças com sintomas semelhantes aos do resfriado comum. No entanto, as pessoas com bronquiolite apresentam tosse, calafrios e, às vezes, falta de ar por vários dias a meses. A maioria das crianças melhora sozinha e esta condição raramente exige que fiquem no hospital.

5. Displasia broncopulmonar

A disfunção brônquica crônica também costuma afetar crianças, especialmente bebês nascidos prematuramente. A maioria dos recém-nascidos com displasia broncopulmonar (DBP) nasceu antes de 10 semanas, tinha peso de nascimento inferior a 1 kg e os pulmões eram imaturos, por isso tiveram que receber oxigênio por tubo ou máscara de oxigênio. No entanto, bebês com DBP podem sobreviver com cuidados intensivos. Depois de serem declarados curados, os pais podem evitar que o TPB recaia ou evolua para complicações, certificando-se de que a criança tenha uma dieta saudável e nutritiva e não fume perto da criança. [[artigos relacionados]] Para manter a função brônquica, você precisa adotar um estilo de vida saudável, como comer alimentos nutritivos, praticar exercícios regularmente, evitar fumar e várias outras substâncias que podem danificar seus pulmões. Com isso, a função dos brônquios em seu corpo pode funcionar perfeitamente.