A tosse alérgica é diferente da tosse da gripe, estes são os sintomas

A tosse não é apenas causada pela gripe, mas também pode ser uma tosse alérgica. Embora ambos deixem o paciente desconfortável, esses dois tipos de tosse apresentam diferenças significativas. A diferença mais marcante é a causa das duas tosses. Como o nome sugere, a tosse da gripe é causada por um ataque do vírus da gripe que aciona um sistema imunológico ativo para atacar como uma forma de defesa para que o corpo produza sintomas, como tosse e espirros. Enquanto isso, a tosse alérgica é causada basicamente por uma reação exagerada do sistema imunológico à exposição a substâncias que são realmente inofensivas ou chamadas de alérgenos. A entrada de alérgenos no corpo desencadeia a liberação de histamina, que na verdade também se destina a proteger o corpo, mas ao mesmo tempo também causa sintomas como tosse e espirros.

A diferença entre uma tosse alérgica e uma tosse resfriada

Além da causa, há muitos outros fatores que destacam a diferença entre uma tosse alérgica e uma tosse resfriada. Essas diferenças incluem:

1. Duração da tosse

A tosse alérgica pode durar dias ou até meses, dependendo de quanto tempo você foi exposto ao alérgeno. Enquanto a gripe tosse nunca dura mais de 2 semanas.

2. Contágio

Tosses alérgicas não são contagiosas, embora possam ser transmitidas de pais para filhos. Por outro lado, a gripe é altamente contagiosa por meio de espirros, tosse e germes nas palmas das mãos do paciente.

3. Hora da ocorrência

A tosse alérgica pode ocorrer a qualquer momento, embora também haja pessoas com alergia ao resfriado, que tossem apenas quando o ar está frio, e pessoas com alergia à poeira, que tossem apenas quando o ar está quente e seco. Enquanto tosse, a gripe geralmente ocorre na estação das chuvas.

4. Hora de início

A tosse alérgica aparecerá apenas alguns momentos depois de você entrar em contato com o alérgeno, enquanto a tosse da gripe pode aparecer apenas alguns dias após a exposição ao vírus da gripe.

5. Frequência de tosse

A tosse alérgica geralmente tem uma frequência que não é muito frequente, enquanto a tosse e a gripe serão bastante perturbadoras para você, porque a frequência da tosse emitida será mais frequente.

6. Efeitos colaterais

A tosse alérgica geralmente também causa lacrimejamento e coceira no nariz, enquanto a tosse da gripe às vezes é acompanhada por dores por todo o corpo e fraqueza para se mover.

7. Febre

Uma tosse resfriada às vezes é acompanhada de febre, enquanto uma tosse alérgica não é. Não demore para ver um médico se a tosse não passar em mais de 2 semanas. Isso pode indicar que você tem uma tosse alérgica ou também pode haver outros problemas de saúde em seu corpo. [[Artigo relacionado]]

O que desencadeia uma tosse alérgica?

A tosse alérgica geralmente desencadeia sintomas que aparecem imediatamente quando você é exposto a gatilhos de alergia, ou os chamados alérgenos. Normalmente, os alérgenos serão:
  • Pêlo de animais de estimação, como cães, gatos ou pássaros
  • Esporos de mofo crescendo dentro de casa
  • pólen de planta
  • Certos animais

Como descobrir uma tosse alérgica?

Mesmo que você já saiba a diferença entre uma tosse alérgica e uma tosse resfriada, às vezes é difícil dizer a diferença entre as duas tosses acima na vida cotidiana. Se você suspeita que tem tosse alérgica, pode fazer um teste de alergia em um médico ou laboratório. A equipe médica perguntará sobre seus sintomas, histórico médico ou medicamentos que você está tomando e realizará testes para determinar seus gatilhos de alergia (alérgenos). O teste de alergia geralmente é realizado com a metodologia teste de pele, análises de sangue a testes de respiração (para detectar tosses alérgicas devidas à asma). Teste cutâneo feito inserindo uma substância que se acredita ser o gatilho de sua alergia, usando uma agulha no braço (em adultos) ou na parte superior das costas (em crianças). Esse teste geralmente é feito se você suspeitar que tem alergia a pólen, poeira, pelos de animais, pulgas e certos alimentos. Enquanto isso, um exame de sangue é feito para verificar o nível de imunoglobulina E (IgE) no sangue. Quando o IgE está mais alto do que o normal, você é positivo para tosse alérgica. No entanto, os médicos não podem confirmar seu alérgeno, a menos que você faça um teste de IgE mais específico.

Qual remédio para alergia contra a tosse é seguro para usar?

Existem vários medicamentos que podem ser usados ​​para tratar a tosse alérgica. Muitos desses medicamentos também são vendidos sem receita e podem ser comprados sem receita médica, a saber:
  • Descongestionantes (pseudoefedrina ou fenilefrina)

Os descongestionantes ajudam a aliviar a tosse alérgica ao secar a garganta para que a coceira seja reduzida.
  • Anti-histamínicos (clorfeniramina ou difenidramina)

Os anti-histamínicos atuam bloqueando a liberação de histamina, que causa inflamação no corpo. Além da forma oral, os anti-histamínicos também estão disponíveis na forma de colírios, a saber, o cetotifeno, que ajuda a reduzir a coceira nos olhos como efeito colateral da tosse alérgica. Se 'medicamentos sem receita' não podem curar sua tosse alérgica, verifique com seu médico. Você pode receber medicamentos por meio de uma injeção na veia (injeção) que pode reduzir o aparecimento de uma reação alérgica no corpo.