Coceira durante a gravidez, reconhecer as causas e 8 maneiras de superá-la

Coceira durante a gravidez é encontrada em 20 por cento das mulheres. Isso se deve a mudanças nos hormônios. O efeito, a pele fica mais sensível e surge uma sensação de coceira. Além disso, conforme o estômago aumenta, a pele se estica, tornando-a seca e com coceira. O aparecimento de coceira durante a gravidez é normal. A coceira no corpo durante a gravidez geralmente é sentida no abdômen, nas mãos, nos pés e nos seios. No entanto, em certas condições, uma das queixas das mulheres grávidas pode ser uma indicação de uma doença perigosa. Então, o que causa isso e como lidar com a coceira durante a gravidez?

Causas de coceira durante a gravidez

A coceira durante a gravidez pode aparecer nos seios. A coceira durante a gravidez é uma das mudanças no corpo que pode ser sentida pela maioria das futuras mães. A parte do corpo que freqüentemente apresenta problemas de coceira durante a gravidez é o estômago. Embora uma coceira no estômago durante a gravidez seja comum e bastante normal, sua aparência pode deixar a mãe desconfortável. Geralmente, a causa da coceira durante a gravidez é devido a alterações hormonais. No entanto, em alguns casos, a coceira durante a gravidez pode ser causada por certas doenças da pele. Aqui estão as causas da coceira total durante a gravidez, desde as mais comuns até certas condições médicas.

1. Mudanças hormonais

A causa da coceira durante a gravidez são as alterações hormonais acompanhadas por um aumento drástico nos níveis de progesterona e estrogênio. Portanto, sem dúvida você sentirá coceira em várias partes do corpo, incluindo estômago e seios.

2. Pele esticada

Uma das causas da coceira em mulheres grávidas é o estiramento da pele. À medida que seu bebê cresce e ganha peso durante a gravidez, sua pele se estica para acomodar sua barriga em crescimento. Esticar a pele também é o que causa estrias durante a gravidez, causando coceira em mulheres grávidas. Um número de estrias geralmente também aparece na mama.

3. Pele seca

Condições de pele seca também podem ser uma causa de coceira durante a gravidez. As alterações hormonais durante a gravidez podem causar coceira, ressecamento e descamação da pele.

4. Doenças de pele

Algumas outras doenças de pele, como eczema e psoríase, podem causar coceira em mulheres grávidas, piorando os sintomas durante a gravidez. A condição é caracterizada por uma erupção na pele vermelha, pele espessada ou escamosa, sensação de seca e escamosa. Não raro, esse sintoma também é acompanhado por uma sensação de queimação. Se você tiver uma condição como esta, consulte imediatamente um médico para prevenir uma ameaça mais grave. Mulheres grávidas que apresentam erupções nas palmas das mãos ou pés acompanhadas de coceira também devem consultar um médico. [[Artigo relacionado]]

5. Colestase da gravidez

Como mencionado anteriormente, a coceira durante a gravidez pode ser causada por certas condições médicas. Um deles é a colestase da gravidez. A colestase da gravidez é uma condição de anormalidades do fígado que pode causar um acúmulo de bile no sangue. Como resultado, a coceira aparece nas palmas das mãos e nos pés durante a gravidez. A coceira em mulheres grávidas geralmente ocorre no terceiro trimestre da gravidez e afeta menos de 1% das mulheres grávidas. Se você suspeitar que tem essa condição, consulte seu médico imediatamente para evitar o risco de complicações na gravidez, como parto prematuro ou natimorto.

6. Pápulas urticariformes pruriginosas e placas da gravidez (PUPPP)

A causa da coceira durante a próxima gravidez é o PUPPP. PUPPP é uma doença de pele caracterizada pela presença de pequenas saliências com coceira na pele. No início, um pequeno caroço aparecerá ao redor do estômago. Em seguida, espalhe para a área dos seios, coxas e nádegas. Infelizmente, a causa do PUPPP ainda não é conhecida com certeza. Normalmente, as mães sentem coceira à noite.

7. Prurigo

O prurigo também pode ser uma causa de coceira durante a gravidez. O prurigo é uma doença de pele que ocorre quando o sistema imunológico responde às mudanças hormonais no corpo que mudam durante a gravidez. Esta condição é caracterizada pelo aparecimento de pequenos nódulos crocantes que causam coceira nos braços, abdômen ou pernas em mulheres grávidas. O prurigo pode ocorrer em qualquer idade gestacional. No início da gravidez, geralmente o número de pequenos caroços que aparecem é apenas alguns. No entanto, com o tempo, pequenas saliências podem se espalhar e se multiplicar. Na verdade, em alguns casos, o prurigo persiste por vários meses, mesmo após o parto.

8. Penfigóide gestacional

Esse tipo de coceira em mulheres grávidas é uma doença auto-imune. Geralmente, encontrada na 20ª semana de gravidez ou durante o puerpério. Inicialmente, o corpo apresentará manchas avermelhadas. Em seguida, a erupção se desenvolve em saliências conhecidas como pápulas e placas no umbigo e nos membros. Se a condição persistir, isso também causará bolhas nas palmas das mãos e pés, bem como no rosto.

Como lidar com a coceira durante a gravidez

A coceira no estômago durante a gravidez é uma condição comum. Embora não seja uma condição perigosa, a coceira durante a gravidez pode ser desconfortável. É importante saber que se você sentir coceira durante a gravidez, não coça com muita frequência ou com muita força. Coçar a área da pele com coceira pode causar arranhões na pele, aumentando o risco de infecção. A fim de reduzir a coceira durante a gravidez, você deve seguir as seguintes maneiras para lidar com a coceira durante a gravidez:

1. Compressa a frio a parte que coça

Uma maneira de lidar com a coceira durante a gravidez é com uma compressa fria. O truque, molhar uma toalha ou pano limpo em uma bacia com água fria. Em seguida, coloque a toalha ou pano limpo na área da pele com coceira por 5 a 10 minutos. Faça como lidar com a coceira durante a gravidez até que os sintomas desapareçam.

2. Use um hidratante

Os hidratantes podem ser uma forma de lidar com a coceira durante a gravidez.Como lidar com a coceira na próxima gestante é usar um hidratante, logo após o banho ou comprimir a área da pele. Use um hidratante que contenha calamina , azeite, óleo de coco, manteiga de karité , ou manteiga de coco . É melhor evitar loções hidratantes que contenham fragrâncias, pois elas tendem a ressecar a pele. Não há nada de errado em armazenar a loção hidratante na geladeira para que pareça fria quando aplicada na pele com coceira.

3. Tome um banho aveia

Você pode usar ingredientes naturais que tem em casa como uma forma de lidar com a coceira durante a gravidez. O truque, use pó aveia que foi amassado com um liquidificador e, em seguida, polvilhado em uma cuba cheia de água. Em seguida, você pode mergulhar em uma banheira de farinha de aveia em pó por 15 minutos. Uma pesquisa do Journal of Drugs in Dermatology também descobriu que o extrato de aveia foi capaz de restaurar as condições de pele seca e com coceira. Porque o extrato de aveia atua como antioxidante e antiinflamatório. [[Artigo relacionado]]

Como prevenir coceira durante a gravidez

A coceira durante a gravidez pode ser prevenida de várias maneiras, incluindo:

1. Use roupas largas

Usar roupas largas pode ser uma forma de lidar com a coceira durante a gravidez. Roupas largas e tecidos de algodão podem absorver bem o suor, reduzindo o risco de agravamento da coceira.

2. Evite tomar banho com água muito quente

Uma forma de prevenir a coceira durante a gravidez é evitar o hábito de tomar banho com água muito quente. Água muito quente pode causar ressecamento na pele. Em vez disso, tome um banho quente ou água morna. Use um sabonete neutro e sem fragrância. Em seguida, enxágue abundantemente e seque o corpo com uma toalha macia.

3. Beba muita água

Beber mais água pode manter a pele bem hidratada. Beber mais água também é uma forma de prevenir a coceira durante a gravidez. Manter a ingestão de fluidos corporais pode tornar a pele saudável, bem hidratada e evitar irritações.

4. Instale umidificador e ligue o ventilador ou ar condicionado (ar condicionado)

Manter o ar da casa úmido e fresco pode ajudar a prevenir o ressecamento da pele e erupções cutâneas que causam coceira na pele durante a gravidez.

5. Evite sair durante o dia

A maneira de prevenir coceira na pele durante a próxima gravidez é evitar sair durante o dia. Especialmente quando o sol está escaldante. O motivo é que sair de casa durante o dia pode piorar a coceira na pele que você experimenta durante a gravidez.

6. Reduza o estresse

Reduzir o estresse também pode ser uma forma de prevenir a coceira durante a gravidez. Porque o estresse e a ansiedade podem piorar a coceira na pele durante a gravidez.

Condições de coceira na pele durante a gravidez que você precisa estar atento

Esteja ciente de alguns sintomas de coceira na pele durante a gravidez para evitar que as coisas piorem. Ligue para o seu médico imediatamente se você tiver algum dos seguintes:
  • Uma nova erupção aparece durante a gravidez, que pode indicar a presença de herpes na gravidez (herpes gestacional).
  • A coceira está piorando ou a condição da pele está piorando.
  • A pele coça muito, mas não há erupção na pele. Isso pode ser um sintoma de colestase da gravidez.
A coceira durante a gravidez pode ser detectada por um ginecologista por meio de um exame físico. Depois disso, o médico pode recomendar o tratamento certo de acordo com a causa, e encaminhá-lo ao dermatologista mais próximo se necessário. O diagnóstico precoce é muito importante para manter a saúde da mãe e do feto. Você também podeconsulte um médico diretamente sobre como lidar com coceira na pele durante a gravidez ou outras condições de saúde por meio do aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora emApp Store e Google Play .