Há ocasiões em que pessoas com problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade excessiva, têm dificuldade para sair da cama. Não é só preguiça ou vontade de dormir mais, é mais medo de passar o dia. Essa condição de "vício" de ficar na cama é conhecida como clinomania. Se for suficientemente grave, essa condição pode ter consequências significativas. Não só sentir medo constantemente de enfrentar o mundo real, mas também ter um impacto nas condições físicas.
Distinguir com preguiça
Muitos brincam que pessoas que têm preguiça de acordar cedo ou estão sempre atrasadas para as atividades têm clinomania. Na verdade, eles estão em dois pólos opostos. Uma maneira de saber a diferença é explorar o que vem à mente quando você acorda de manhã. Se você tem sentimentos como dificuldade, cansaço extremo, frustração ou desafio, provavelmente isso não está relacionado a uma condição mental. Por outro lado, se o que vem à mente é sentir-se estressado, ansioso, oprimido e fraco, pode ser um sinal de clinomania. Além disso, clinomania ou disania podem ser um sintoma de uma condição médica séria, como:
- Depressão
- Síndrome da fadiga crônica
- Fibromialgia (dor em todo o corpo)
- Apnéia do sono
- Anemia
- Distúrbios da tireoide
- Diabetes
- Síndrome da perna inquieta
- Doença cardíaca
- Distúrbios de sono
Há ocasiões em que os medicamentos consumidos para curar as doenças acima causam efeitos colaterais de fadiga extraordinária. Inclusive quando alguém está tomando antidepressivos.
Fatores de risco para clinomania
Se não for tratada adequadamente ou encontrar a causa principal, a clinomania pode piorar. Para pessoas com depressão, é claro que isso é perigoso porque pode resultar no surgimento do desejo de se machucar a ponto de
pensamento suicida. Fisicamente, passar muito tempo na cama sem atividade física também é ruim para a saúde física. O tempo ideal para os adultos dormirem é de 6 a 8 horas. Se mais de 10 horas por dia, existe a possibilidade de ter um índice de massa corporal acima da média. Sem mencionar que também existe uma ligação entre o sono excessivo e o risco de sofrer de doenças cardíacas, derrame e morte. Especificamente, aqueles que dormiam mais de 10 horas por dia tinham um risco 41% maior.
Como tratar clinomania
Nem clinomania nem disania são doenças. Estes são sintomas graves de uma condição médica existente. Para lidar com isso, você deve primeiro saber qual é a raiz do problema. Antes de discutir com seu médico, é uma boa ideia anotar os sintomas que aparecem, estejam eles relacionados a problemas de sono ou não. Além disso, inclua seu histórico médico familiar, suplementos ou medicamentos que esteja tomando atualmente e quaisquer perguntas que queira fazer. Além disso, algumas estratégias que você pode tentar para aliviar a ansiedade quando tiver que sair da cama são:
1. Ter um animal de estimação
Experimente criar um animal de estimação, caso ainda não o tenha feito, pois ele tem um efeito positivo em pessoas com depressão. De acordo com pesquisas, animais de estimação, especialmente cães, podem reduzir o estresse, a ansiedade excessiva e afastar os sentimentos de solidão. Além disso, os animais de estimação também podem ser uma motivação para se levantar da cama e se mover.
2. Lembre-se dos momentos de sucesso
Quando a manhã é sempre sinônimo de medo extremo à ansiedade, tente focar nos momentos de sucesso. Isso ajuda a lembrar-se de realizações anteriores. Não precisa ser muito grandioso, mesmo as pequenas coisas podem ser um indicador de sucesso e uma fonte de motivação.
3. Ligue a música
Além da terapia de batidas binaurais para aliviar o estresse, você também pode tentar tocar um pouco de música para começar o dia. Escolha música com tempos rápidos e letras vibrantes. Ao ouvir música, comece sentando na cama. Depois, siga quando o corpo se sentir confortável e quiser balançar. Qualquer coisa, desde balançar as mãos, dançar ou apenas bater palmas. Não se esqueça de alongar para relaxar os músculos.
4. Falando sozinho
Quando você acordar e sua cabeça estiver cheia de pensamentos negativos, contraponha-se a isso falando consigo mesmo. Diga-nos o que você planeja fazer naquele dia. Você não precisa de muitos, um máximo de 3 alvos é o suficiente. Acrescente também os motivos pelos quais você precisa sair da cama para concluir esses planos. Esta técnica pode não ser eficaz com apenas uma tentativa, mas é muito praticável.
5. Encontre a luz do sol
Lentamente, comece a usar o sol pela manhã para se livrar do estresse, da ansiedade excessiva e da depressão. Estar ao sol e ao ar livre pode melhorar a concentração e, ao mesmo tempo, ajudar no processo de cicatrização mais rápido. Não se esqueça também que a exposição ao sol pode aumentar a produção de serotonina no cérebro. Não demora muito, bastam 5 minutos para sentir os benefícios. [[Artigo relacionado]]
Notas de SehatQ
Se você se sentir tão oprimido por essa condição de clinomania, não hesite em procurar ajuda. Ele pode ser iniciado conversando com uma pessoa de confiança ou com um especialista. Quem sabe um método mais eficaz é quando se baseia em discussões com especialistas. Isso pode ser necessário para pessoas com problemas de saúde mental, como depressão. Aqueles que tendem a ser introvertidos, irritáveis e perdem o interesse por qualquer coisa podem perguntar aos especialistas. Não se esqueça de ser sensível às pessoas ao seu redor. Diferencie quando você pode contar piadas sobre pessoas que gostam de dormir com quem tem clinomania por causa de problemas de saúde mental. Para discutir melhor as diferenças entre os dois,
pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em
App Store e Google Play.