Difícil de se comunicar? Reconhecer este tipo de distúrbio de comunicação

Os distúrbios da comunicação são problemas com a capacidade de receber, enviar, processar e compreender os conceitos de comunicação. Nesse caso, o conceito de comunicação pode ser verbal, não verbal e também símbolos gráficos. Os distúrbios da comunicação podem ocorrer em crianças, adultos ou pessoas que sofreram lesão cerebral. Os tipos de distúrbios da comunicação experimentados por uma pessoa podem variar em gravidade. Quanto mais cedo for detectado e tratado, maior será a chance de cura.

Tipos de distúrbios da comunicação

Uma pessoa com distúrbio de comunicação pode sofrer de apenas um tipo de distúrbio ou de uma combinação de vários distúrbios. Alguns tipos de distúrbios de comunicação são:

1. Distúrbios da fala

Distúrbios da fala ou distúrbio da fala são problemas de articulação, fluência e voz ao falar. Nesta categoria, ele é dividido em:
  • Distúrbios de articulação

Condição em que uma pessoa fala com acréscimos, distorções, omissões ou substituições que tornam as frases difíceis de entender
  • Perturbação de fluência

Também chamado distúrbio de fluência, é uma interrupção da fala caracterizada pela velocidade, ritmo e repetição de sons, sílabas, palavras e frases. Essa condição geralmente é acompanhada por problemas de comportamento.
  • Perturbação do som

Desordem de voz caracterizada por produção anormal e / ou perda da qualidade vocal, altura, entonação e duração de forma que não corresponda ao gênero ou idade da pessoa que a experimenta.

2. Transtornos de linguagem

Transtornos de linguagem ou distúrbio de linguagem é um problema de compreensão dos símbolos, verbais e escritos. Esses problemas podem incluir a forma da linguagem, o conteúdo da linguagem e a função da linguagem na comunicação. Os tipos são:
  • Forma de linguagem

Na forma de linguagem ou formas de linguagem, os problemas incluem fonologia, morfologia e sintaxe. A fonologia é o som da linguagem que sai da fala humana. Então, a morfologia é a formação das estruturas das palavras e a sintaxe é a relação entre as palavras.
  • Conteúdo de linguagem

No conteúdo da linguagem, o problema está na semântica, ou seja, aprender sobre o significado
  • Função de linguagem

Na função da linguagem, isso inclui sistemas que integram os componentes da linguagem na comunicação funcional e socialmente

3. Perda auditiva

A perda auditiva também é um tipo de distúrbio da comunicação que torna a pessoa incapaz de produzir, compreender e manter o conhecimento de um determinado idioma. Isso significa que as informações de áudio não podem ser processadas adequadamente. Os tipos são:
  • surdo (surdo)

Perda auditiva que limita as habilidades de comunicação oral de uma pessoa. Porque para dizer algo, é preciso ouvir a informação com clareza.
  • Dificil de ouvir

Também chamado com dificuldade de audição, Esta condição pode ser permanente ou flutuante e afetar a capacidade de comunicação

4. Processo auditivo prejudicado

Audição prejudicada ou distúrbios do processamento auditivo central é uma diminuição na capacidade de processar informações que são funções perceptivas, cognitivas e linguísticas. Isso significa que o sofredor tem problemas para processar o som, mas é diferente da surdez. Os pacientes em CAPD podem ouvir sons, mas seus cérebros não conseguem processá-los adequadamente. [[Artigo relacionado]]

Causas de distúrbios de comunicação

Em muitos casos, a causa exata da falha de comunicação é desconhecida. Isso pode ser congênito ou ocorrer junto com o crescimento de uma pessoa. Algumas coisas que podem causar distúrbios de comunicação são:
  • Desenvolvimento anormal do cérebro
  • Exposição a substâncias tóxicas durante o útero
  • Lábio leporino
  • Traumatismo crâniano
  • acidente vascular encefálico
  • Problemas nervosos
  • Tumor na área usada para comunicação
Os distúrbios da comunicação são comuns em crianças. De acordo com o Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças da Comunicação ou NIDCD, 8-9% das crianças têm distúrbios de comunicação da fala. Em adultos, também podem ocorrer distúrbios de comunicação. O maior risco também ocorre em pacientes que sofreram lesão cerebral. Os sintomas iniciais são comunicação acompanhada por repetição de sons, escolha errada de palavras, não consegue processar mensagens de outras pessoas e não consegue se comunicar facilmente compreendido. A maioria das pessoas com distúrbios de comunicação é tratada com fonoaudiologia. O tipo de tratamento é, obviamente, ajustado de acordo com a gravidade da condição. Se a falha de comunicação ocorrer devido a uma infecção, ela será tratada primeiro. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Se forem detectados distúrbios de comunicação em crianças, o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível. O tratamento também incluirá técnicas para melhorar as habilidades que ainda são fracas. Além disso, os pacientes também podem aprender formas alternativas de comunicação, como a linguagem de sinais.