Não se pode dizer que alguém tem uma mera personalidade dividida ou transtorno dissociativo de identidade (DID) porque muitas vezes mostra duas características diferentes em várias ocasiões. A aplicação desse diagnóstico só pode ser feita por meio de um teste de personalidade múltipla por um médico ou psicólogo credenciado. Personalidade múltipla, ou no mundo médico conhecido como transtorno dissociativo de identidade, é uma condição mental que mostra uma falta de conexão em uma pessoa. A conexão em questão inclui pensamentos, sentimentos, memórias e a maneira como a pessoa percebe sua própria identidade. Esse transtorno pode surgir devido a muitas coisas. Um dos principais fatores é o trauma passado. Diante de condições que o traumatizaram, pessoas com múltiplas personalidades escolherão ser outra pessoa como forma de evitar a dor causada pelo trauma.
Mecanismo de teste de personalidade múltipla
O exame psicológico faz parte do teste de personalidade múltipla. Para estabelecer um diagnóstico de transtorno dissociativo de identidade, psicólogos e médicos realizarão vários testes de personalidade em pacientes. Os testes de personalidade múltipla consistem em dois tipos de exames, nomeadamente testes físicos e testes psicológicos.1. Teste físico
O médico examinará primeiro o potencial de dano físico ao corpo do paciente, como ferimentos na cabeça, tumores, falta de sono ou envenenamento.2. Teste psicológico
Se o médico não encontrar sinais de lesão física, o paciente será encaminhado para exames por um psicólogo. Os pacientes serão questionados sobre seus pensamentos, sentimentos e sintomas. Se necessário, o psicólogo também entrevistará as pessoas mais próximas do paciente. Depois de conhecer os resultados do teste de personalidade múltipla, os psicólogos irão comparar os sintomas com outros transtornos mentais com base no manual (DSM-5) publicado pela American Psychiatric Association. Os sintomas da personalidade múltipla são semelhantes aos da amnésia dissociativa e do transtorno de despersonalização-desrealização.Sinais de dupla personalidade
Na Indonésia, o signo de pessoas com múltiplas personalidades é semelhante ao fenômeno do transe. A razão é que ambas as condições são de fato marcadas pelo surgimento de outra personalidade em uma pessoa cuja natureza pode ser contraditória sem ser controlada pelo dono do corpo original. Na ciência, esse fenômeno em si pode ser explicado clinicamente. Pessoas com múltiplas personalidades não são apenas caracterizadas por um comportamento “diabólico”, mas também possuem características como:- Mostra duas personalidades muito opostas, seguidas por mudanças na memória e modos de pensar que são 180 graus diferentes. Esses sintomas são geralmente notados por pessoas mais próximas a eles.
- Sentir que existem memórias negligenciadas na realização das atividades diárias e isso não acontece apenas 1-2 vezes.
- A memória negligenciada atrapalha as relações sociais, de trabalho e interpessoais com o parceiro.
Formas de tratamento para pessoas com múltiplas personalidades
A psicoterapia inclui o tratamento de pessoas com múltiplas personalidades. Ao contrário de lidar com uma pessoa possuída, a personalidade múltipla é um transtorno mental que deve ser tratado com a ajuda de profissionais médicos. O objetivo é garantir a segurança do dono do corpo original, reduzir lacunas de memória e 'fazer as pazes' com outras personalidades para que possam realizar as atividades cotidianas em paz. O tratamento que geralmente é feito após um teste de personalidade múltipla é:- Psicoterapia: também chamada de terapia da fala, que é a principal terapia no tratamento de pessoas com múltiplas personalidades.
- Terapia cognitiva comportamental: é uma forma de psicoterapia que se concentra em mudar a maneira como os pacientes pensam, sentem e se comportam.
- Descentização e reprocessamento dos movimentos oculares: visa reduzir o trauma que é a causa do surgimento de múltiplas personalidades.
- Terapia dialética comportamental: uma forma de psicoterapia que visa aliviar a carga de pacientes com traumas graves.
- Terapia de família: Isso é feito envolvendo a família no reconhecimento dos sintomas de personalidade múltipla e reduzindo sua recorrência.
- Terapia criativa: entre outros, feito pintando ou ouvindo ou tocando música. O objetivo é ajudar o paciente a expressar seus pensamentos.
- Meditação e relaxamento: para ajudar pessoas com múltiplas personalidades a explorar e tomar consciência de seus próprios pensamentos.
- Hipnose clínica: tratamento praticando relaxamento, concentração e foco simultaneamente através da exploração de sentimentos ocultos, pensamentos e memórias.
- Administração de drogas: Os testes de personalidade múltipla não têm como objetivo determinar o tipo de medicamento seguro para uma pessoa tomar. No entanto, os médicos podem prescrever medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos para reduzir o estresse e a depressão sentidos pelo paciente.