Esta é a diferença entre tosse seca e catarro

A tosse seca e o catarro têm uma coisa em comum: ambos fazem o paciente se sentir desconfortável. No entanto, a diferença entre as características de uma tosse seca e catarro também precisa ser entendida, para saber o tratamento certo para uma recuperação rápida. Na verdade, a tosse não é uma doença. No entanto, esse é um sintoma que sinaliza que algo está errado no estado de saúde de uma pessoa. Às vezes, a tosse é a reação natural do corpo quando uma substância estranha entra no trato respiratório, como poeira ou outros alérgenos. Mas, muitas vezes, a tosse ocorre porque há outras doenças que começam com uma tosse, seja ela seca ou catarro. [[Artigo relacionado]]

Diferença entre tosse seca e catarro

Uma coisa significativa que distingue tosse seca e catarro é, obviamente, a presença ou ausência de muco produzido. Vamos dissecar um por um os diferentes tipos de tosse seca e catarro:

1. Tosse seca

A tosse seca é aquela que ocorre sem produzir muco. Normalmente, as pessoas com tosse seca geralmente apresentam essa tosse continuamente e é difícil de controlar. Além disso, a tosse seca faz com que a pessoa sinta coceira e secura na parte posterior da garganta. Além disso, se você estiver ativo o dia todo em uma sala com ar condicionado ou seco. A tosse seca é um sinal de que o sistema respiratório de uma pessoa está irritado ou inflamado. Normalmente, uma tosse seca ocorre alguns dias após a infecção respiratória. Quando uma pessoa se recupera da tosse com catarro, a tosse seca pode persistir por dias ou semanas depois. Os gatilhos da tosse seca podem ser causados ​​por infecções do trato respiratório superior (IRA), asma, DRGE, laringite, alergias, sinusite ou outras doenças.

2. Tosse com catarro

A catarro ou muco produzido quando alguém tosse com catarro ocorre como uma resposta autoprotetora natural do corpo. Por exemplo, quando há uma infecção ou substância estranha que entra no corpo, o sistema respiratório produz catarro ou muco para capturar o alérgeno ou patógeno. A diferença entre uma tosse seca e outra catarro pode ser vista claramente pela maneira como a pessoa tosse. Se a tosse seca tende a ser difícil de controlar e não contém muco, tossir com catarro é exatamente o oposto. As pessoas que apresentam tosse com catarro parecem molhadas ao tossir e sentem o desejo de expelir o catarro cuspindo. As causas mais comuns de tosse com catarro são infecções do trato respiratório superior, gripe comum, pneumonia, a bronquite.

Causas da tosse seca

A causa de uma tosse seca pode surgir devido às seguintes condições:

1. Asma

A asma é uma doença crônica das vias aéreas. Na asma, as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas. Essa inflamação piora quando algo a desencadeia.

2. Refluxo ácido ou (DRGE)

O refluxo do ácido estomacal de volta ao esôfago pode irritar o revestimento do esôfago. Essa irritação causará sintomas de tosse seca. Outro sintoma experimentado quando uma pessoa sofre de DRGE é uma sensação de queimação ou dor na boca do estômago.

3. Gotejamento pós-nasal

Gotejamento pós-nasal são gotículas de muco da parte posterior do nariz que podem causar sintomas de tosse seca. Em circunstâncias normais, o revestimento das paredes do nariz, garganta, trato respiratório, estômago e intestinos produz muco. O muco aqui funciona como um hidratante e ajuda a capturar e matar objetos estranhos, como bactérias ou vírus.

4. Infecção viral

A infecção viral é uma das causas da gripe. Normalmente, os sintomas desaparecem em menos de uma semana. Os sintomas de tosse seca geralmente ocorrem após o término da infecção viral e podem durar até dois meses.

5. Coqueluche

A tosse de 100 dias ou coqueluche é uma infecção que afeta principalmente crianças. Os sintomas dessa tosse seca aparecerão sem parar com uma tosse. A imunização completa é a chave para prevenir esta infecção.

6. Doença cardíaca

A doença cardíaca crônica pode fazer os pulmões se encherem de água devido à insuficiência cardíaca para bombear de forma ideal. Essa condição estimula as vias aéreas a expelir a água pela tosse. Normalmente, outro sintoma associado é a fadiga progressiva.

Razão tosse com catarro

1. Asma

Em algumas pessoas, a asma pode produzir muco em excesso continuamente. Quando a asma piora devido ao clima mais frio, exposição a produtos químicos ou fragrâncias, geralmente aparece uma tosse com catarro. Essa condição pode até ser grave porque é acompanhada por falta de ar.

 2. Bronquite crônica

A bronquite crônica pode causar inflamação das vias aéreas por um longo tempo, resultando em tosse com catarro colorido. Esta condição está incluída na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que geralmente ocorre devido ao tabagismo.

3. Gotejamento pós-nasal

Quando o nariz ou os seios da face produzem muco em excesso, ele pode escorrer para o fundo da garganta, fazendo com que você tosse com catarro por reflexo. Essa condição pode ser chamada de síndrome das vias aéreas superiores.

4. Fibrose cística

Fibrose cística é uma doença rara que pode fazer com que os pulmões e as vias respiratórias se tornem excessivamente cheios de muco, causando tosse e catarro. Quando você passa por essa condição, os pulmões podem ficar bloqueados.

5. Pneumonia

A pneumonia é uma infecção nos pulmões causada por bactérias, vírus ou fungos. Essa condição pode causar tosse e catarro devido ao excesso de produção de muco nos pulmões. A gravidade da pneumonia pode variar de leve a fatal.

 

Como tratar tosse seca e catarro

Visto que os sintomas e condições de tosse seca e catarro são muito diferentes, o tratamento também é diferente. A pessoa deve saber muito bem o que está sentindo para saber qual remédio é certo para curar remédios. Normalmente, uma tosse seca é tratada com um tipo de medicamento antitussígeno que contém dextometorfano. Durante a tosse com catarro, será administrado um medicamento contendo expectorantes contendo guaifenesinapara que possa liquefazer o catarro e ajudar a expulsá-lo com mais facilidade. No entanto, o passo mais adequado para descobrir o que está acontecendo é consultar um médico. Por meio de um exame minucioso, o médico pode determinar o diagnóstico de que tosse você está tendo. Não se engane, embora a diferença entre uma tosse seca e uma tosse com catarro seja bastante significativa, às vezes as duas ocorrem alternadamente. Alguns apresentam tosse seca e, no dia seguinte, torna-se tosse com catarro. Também há tosse com catarro, mas quando o muco acaba, é substituído por uma tosse seca. Também é importante saber que essa tosse é um sintoma de uma doença ou infecção. O tratamento completo da infecção ou doença também pode ajudar a aliviar a tosse.