9 causas comuns de ronco, também conhecido como ronco

O ronco, também conhecido como ronco, é um som barulhento que sai do trato respiratório durante o sono. Essa condição pode ser experimentada por qualquer pessoa, por isso tende a ser considerada inofensiva. No entanto, a causa do ronco também pode indicar uma condição médica séria, como: apneia obstrutiva do sono . Se você ronca ocasionalmente, é claro que isso não é um problema sério e pode limitar-se a perturbar seu parceiro que dorme. No entanto, se o ronco se tornar um hábito regular durante o sono, não apenas o padrão de sono do seu parceiro será perturbado, como também a qualidade do seu sono pode não ser ideal. Portanto, é importante conhecer as causas do ronco na íntegra no artigo a seguir.

Por que o ronco do sono pode acontecer?

O ronco pode ocorrer quando você não consegue expirar livremente pelo nariz durante o sono. O ronco é causado pelo estreitamento das passagens de ar ao redor da garganta. Quando você dorme, os músculos do céu da boca relaxam ou relaxam. A língua cairá para trás e as vias aéreas ao redor da garganta se estreitarão. O estreitamento das vias aéreas faz com que o ar aplique mais pressão e seja expulso. Essa grande pressão faz com que as vias aéreas vibrem e produzam um som alto e irritante.

O que causa ronco ou ronco durante o sono?

Os homens geralmente roncam com mais frequência do que as mulheres. Existem certas condições e problemas de saúde que podem causar ronco ou ronco. Aqui estão as causas do ronco ou ronco completo.

1. Anatomia da boca

Uma das causas do ronco experimentado por algumas pessoas é devido à anatomia da boca que possuem. Na boca, há um tecido que fica pendurado atrás dela e leva à garganta ou também conhecido como úvula. Se uma pessoa tiver uma úvula muito longa ou mole, as vias aéreas entre o nariz e a garganta serão mais estreitas e emitirá um som vibratório à medida que o ar passar por ela. Várias outras condições, como amígdalas e adenóides aumentadas, também podem tornar mais fácil para uma pessoa dormir com ronco.

2. Formato do nariz

O formato do nariz também parece ser a causa do ronco. Pessoas com paredes finas entre as narinas e mal formadas correm maior risco de ronco. A mesma coisa pode acontecer se alguém tiver uma lesão ou ferida no nariz.

3. Problemas respiratórios

Resfriados a alergias podem dificultar a respiração. Problemas respiratórios, como congestão nasal devido à gripe, resfriados, alergias, sinusite ou outros, podem dificultar a respiração. A razão é que o fluxo de ar através das vias respiratórias fica perturbado, tornando-se a causa do ronco durante o sono. Da mesma forma em crianças, a causa do ronco pode ser devido a condições alérgicas, febre, infecções do trato respiratório. Como lidar com o ronco devido à congestão nasal pode usar medicamentos sem receita em farmácias ou medicamentos prescritos.

4. Posição de dormir

Dormir de costas pode fazer o ronco soar cada vez mais alto. A causa do ronco é causada pela posição de dormir, especialmente dormir de costas, porque pode tornar o ronco mais alto. Isso pode acontecer porque a gravidade puxa o tecido ao redor das vias aéreas para baixo, tornando-as mais estreitas. Um estudo publicado na revista Sleep prova que a frequência e a intensidade do ronco diminuirão em algumas pessoas quando você mudar a posição de dormir para o lado ou empilhar 2 a 3 travesseiros para manter a cabeça elevada.

5. Excesso de peso corporal (obesidade)

Pessoas com sobrepeso ou obesas têm maior probabilidade de ronco durante o sono. Isso ocorre porque existe um excesso de gordura no corpo, parte da qual se acumula no trato respiratório e na base da língua. Esse acúmulo pode comprimir as passagens na garganta durante o sono. Como resultado, a capacidade dos músculos de manter as vias aéreas abertas é prejudicada e as torna estreitas. O estreito trato respiratório faz com que as vibrações que ocorrem nessa área fiquem mais altas. Pessoas com excesso de peso têm tendência a roncar durante o sono. Além disso, o acúmulo de gordura no trato respiratório também pode causar distúrbios na orofaringe (parte da garganta) durante o sono, causando roncos. Quando as pessoas obesas estão deitadas, o tecido adiposo do pescoço também comprime o trato respiratório. Isso faz com que o fluxo de ar no trato respiratório seja perturbado. A maneira de se livrar do ronco causado pelo excesso de peso é praticar exercícios regularmente. Embora não leve à perda drástica de peso imediatamente, pode ajudar a reduzir o ronco. Porque, os exercícios podem ajudar a construir os músculos do corpo, incluindo os músculos da garganta. Assim, o fluxo de ar pode correr mais suavemente e o ronco pode ser reduzido.

6. Idade

Você sabia que a causa do ronco também pode ser devido à idade avançada? A razão é que, com a idade, a língua e os músculos ao redor das vias aéreas podem enfraquecer. Os músculos respiratórios frouxos são mais propensos a vibrar quando o ar flui por eles. Como resultado, será mais propenso a produzir sons de ronco.

7. O hábito de beber álcool

O hábito de beber álcool pode ser a causa do ronco frequente durante o sono. Pois, os efeitos do consumo de álcool podem fazer com que os músculos do trato respiratório relaxem. Esse músculo solto torna mais fácil o fechamento das vias aéreas e o fluxo de ar se estreita, resultando em um som de ronco.

8. Ter um histórico da doença apneia obstrutiva do sono (OAS)

Apneia obstrutiva do sono é uma condição em que o fluxo de ar durante o sono é interrompido por 10 segundos. Essa condição pode ocorrer pelo menos 5 vezes durante o sono. Pessoas que apresentam SAOS experimentarão bloqueio total ou parcial de suas vias aéreas repetidamente durante o sono. Como resultado, o fluxo de ar é bloqueado e causa ronco. Se não for controlada, a OAS pode causar diminuição do fluxo sanguíneo e inchaço do coração, com maior risco de ataque cardíaco e derrame.

9. Outras condições de saúde

Outras condições de saúde também contribuem para a causa do ronco. Por exemplo, em mulheres grávidas. As mulheres grávidas tendem a roncar por causa das passagens nasais inchadas. Além disso, o ganho de peso durante a gravidez também empurra o diafragma, resultando em um som de ronco quando o ar entra e sai dos pulmões. Pessoas com hipotireoidismo também tendem a roncar. O hipotireoidismo é uma condição em que a glândula tireoide não pode funcionar adequadamente, resultando em hormônio tireoidiano insuficiente. Um estudo publicado na revista Chest conduziu um estudo com 20 pessoas com hipertireoidismo. Como resultado, eles frequentemente roncam durante o sono.

Como se livrar das causas do ronco durante o sono?

Como eliminar a causa do ronco durante o sono depende da causa e da gravidade. Se ainda estiver leve, você pode ser solicitado a mudar sua posição de dormir ou tomar certos medicamentos se estiver tendo problemas respiratórios. Em condições severas, a instalação de ferramentas ou máquinas na boca e nariz, como pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) pode ser uma solução. Se a causa do ronco estiver relacionada à condição da úvula na boca ao formato do nariz, pode ser necessária uma cirurgia. No entanto, existem vários estilos de vida que podem ajudar a reduzir as causas do ronco durante o sono, incluindo:
  • Emagrecer pra quem é obeso
  • Evite beber bebidas alcoólicas antes de dormir
  • Eleve a cabeça com um travesseiro enquanto dorme
  • Durma de lado

Quando você deve conversar com seu médico sobre os hábitos de sono que roncam?

Embora raramente seja perigoso, você ainda precisa estar atento se a causa do ronco for devido a doenças perigosas, como: apneia obstrutiva do sono . OSA não causa apenas o som de ronco normal, mas também pode causar uma voz alta e rouca. Na verdade, não raramente o hábito de roncar causado pela AOS pode acordar um parceiro ou outra pessoa que está dormindo profundamente. A SAOS também pode fazer com que uma pessoa ronque frequentemente durante o sono, até engasgar ou falta de ar pode ser muito perigoso. Portanto, é necessário consultar um médico imediatamente se o hábito de roncar frequente durante o sono for acompanhado de outros sintomas, como:
  • Sonolência excessiva durante o dia
  • Difícil de se concentrar
  • Dor de cabeça pela manhã
  • Dor de garganta ao acordar
  • Inquieto enquanto dorme
  • Pressão alta
  • Dor no peito a noite
  • Seu ronco é tão alto que atrapalha o sono de outras pessoas
[[artigos relacionados]] Ronco ou ronco é realmente normal. Embora não seja necessariamente perigoso, se o ronco frequente durante o sono pode interferir na qualidade do sono e nas pessoas ao seu redor, você deve consultar um médico imediatamente. Você também precisa fazer uma série de medicamentos e mudanças no estilo de vida para lidar com a situação. Se você ainda tiver dúvidas sobre as causas do ronco durante o sono, pergunte ao médico através do aplicativo de saúde da família SehatQ. Como, baixe o aplicativo agora via App Store e Google Play .