Lesões esportivas podem acontecer a qualquer pessoa, independentemente da experiência ou nível de condicionamento físico. Mesmo assim, há várias etapas que você pode seguir para evitar o aquecimento e escolher a roupa de treino certa. Porém, antes disso, é uma boa ideia saber com antecedência quais são as lesões esportivas mais comuns para ficar mais alerta durante os exercícios.
Lesões desportivas comuns
Freqüentemente, as pessoas se machucam ao fazerem atividades físicas intensas. A seguir estão alguns dos tipos mais comuns de lesões esportivas:
- músculos puxados
- Tornozelo / mão torcido
- Lesão no ombro
- Ferimento no joelho
- lesão na canela
- Tendinite
- Fratura
Dicas para prevenção de lesões durante o exercício
Claro, se machucar é algo que ninguém quer. É por isso que observar essas etapas simples pode pelo menos ajudar a prevenir lesões durante o treino.
1. Aqueça e esfrie
Todas as vezes que for praticar atividades físicas, principalmente aquelas relacionadas a esportes, certifique-se de sempre começar com um aquecimento e terminar com um desaquecimento. O aquecimento ajuda seu corpo a se preparar para o exercício. O aquecimento gradual pode aumentar a frequência cardíaca, relaxar os músculos e articulações para serem mais flexíveis e melhorar a circulação sanguínea para que os músculos fiquem mais fortes.
2. Alongamentos musculares
Faça alongamentos musculares antes e depois dos exercícios. Isso ajudará os músculos a se contraírem e ficarem mais prontos para o uso durante o exercício, reduzindo o risco de lesões. Alongue os músculos por cerca de 20 segundos com cada movimento.
3. Não se force
Quando você estiver prestes a iniciar uma rotina de exercícios ou um novo programa de exercícios, comece com passos leves e lentos. Então, gradualmente, você pode aumentar a intensidade, a duração e a frequência de acordo com suas habilidades. Não se esforce demais.
4. Cruzamento ferroviário
Varie seu treino alternando diferentes músculos do corpo. Não abuse de um conjunto de músculos repetidamente. Repetir o mesmo movimento muscular com frequência pode levar ao uso excessivo e lesões repetitivas, como lesões na canela e tendinite.
5. Escolha o equipamento e as roupas esportivas certas
Use o equipamento certo para o seu treino. Se você é um corredor, use um par de tênis que se encaixem corretamente. Se você é um ciclista, sempre use um capacete e protetores de joelho e cotovelo por segurança. Se necessário, use outras proteções, como protetores de boca, rosto e cotovelo, além de caneleiras.
6. Adapte o exercício à sua condição
Ajuste o exercício que você faz ao seu estado de saúde. Não se force a continuar se exercitando quando sentir dores. Se você tiver uma lesão esportiva, vá para a reabilitação ou receba o tratamento adequado antes de retornar à atividade física.
7. Não imponha condições
Algumas pessoas que ambicionam ter um corpo grande e atarracado costumam sentir dores como um sinal de que seus músculos estão crescendo e se desenvolvendo. Infelizmente, se você exagerar, haverá um risco de lesões que podem realmente causar danos ao seu corpo. Se você se sentir doente, pode ter um ferimento. Pare o treino e descanse por um ou dois dias
8. Atenda às necessidades de fluidos corporais
Beba bastante água antes, durante e depois dos exercícios. Antes do exercício, beba cerca de 2-3 copos de água cerca de 2 ou 3 horas antes do exercício. Também preste atenção à ingestão de lanches ou lanches a cada 2-3 horas para manter uma fonte de combustível para seus exercícios.
9. Exercício com um treinador
Antes de iniciar qualquer treinamento ou exercício com pesos, certifique-se de sempre aprender as técnicas e regras adequadas com um treinador. Ele pode ensiná-lo a fazer os exercícios corretamente. Dessa forma, o risco de ferimentos pode ser minimizado.
10. Descanse
Não se esforce demais para um exercício. Pelo menos, use 1-2 dias por semana para descansar. O descanso pode dar ao corpo a chance de recuperar os músculos que costumava treinar. Também é importante para ajudar a prevenir lesões. Essas são algumas coisas importantes que você pode fazer para evitar que aconteçam lesões. Embora a maioria das lesões durante o treinamento possa ser curada normalmente, é bom prevenir antes de finalmente tratar.