Não é Toxo, este é o verdadeiro perigo de pêlos de gato

Manter os animais de estimação limpos é muito importante, incluindo garantir que os pelos de gato que você cuida em casa não se espalhem para todos os lados. A razão é que existe o perigo de peles de gato perseguirem você se um desses animais, que são amplamente mantidos, não for cuidado adequadamente.

É verdade que os pelos de gato podem espalhar a doença do Toxoplasma?

Você deve estar familiarizado com a noção que liga os gatos à toxoplasmose, que pode causar infertilidade em humanos, especialmente mulheres. Muitos indonésios ainda acreditam nesta afirmação, você pode até ser um deles. Na verdade, a alegação é tão infundada que o Ministério da Comunicação e Informação da República da Indonésia sente que deve esclarecer as informações enganosas para que mais e mais pessoas não acreditem neste boato de saúde. Kominfo afirmou que os gatos têm potencial para espalhar o toxoplasma, mas não pelo pelo, mas pelas fezes. A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada pelo parasita protozoário Toxoplasma gondii e, de fato, pode ser transmitido de animais vertebrados, como gatos, para humanos (zoonoses). No entanto, a cama do gato não é a única fonte de parasitas Toxoplasma gondii que pode causar toxoplasmose. Você também pode pegar essa doença se comer vegetais crus e frutas frescas com frequência em um processo de lavagem que não seja limpo. O hábito de comer sem lavar as mãos primeiro, consumir alimentos e bebidas servidos sem tampa e comer tecidos animais como cérebro, fígado, coração e intestinos de animais infectados também pode causar toxoplasmose.

O verdadeiro perigo dos pelos de gato

Mesmo que o pêlo de gato tenha demonstrado não causar toxplasmose, isso não significa que você esteja livre do risco de certas doenças quando mantém um gato em casa. Aqui estão alguns perigos da pêlo de gato, dos quais você deve estar ciente para sua saúde.

1. Transmitir pulgas

Harvard Health afirma que o gato provavelmente tem pulgas sob seu pelo grosso e bonito. Essas pulgas podem ser transferidas para os humanos, especialmente quando você permite que o animal durma na mesma cama que você. Doenças causadas por pulgas de gato incluem doença de Lyme, erliquiose, babesiose e placas na pele humana. O sintoma típico da doença de Lyme é o aparecimento de manchas vermelhas chamadas eritema migrans, enquanto a erliquiose é caracterizada por febre e dor de cabeça e babesiose semelhante à infecção por malária.

2. Alergias

A maioria das pessoas que sofre de alergia a gatos pensa que o animal é um alérgeno por causa de sua pele, mas pêlos de gato não causam alergia. Por outro lado, uma reação alérgica pode ocorrer quando você é exposto à saliva, urina ou pêlos do gato, também conhecidos como flocos de pele seca sob a pele do gato. O teor de proteína contido na parte do gato que costuma desencadear uma reação alérgica. O sistema imunológico freqüentemente pensa que eles são objetos perigosos, especialmente quando tocam a pele ou são inalados para o trato respiratório, então o sistema imunológico os combate da mesma forma que eles lutam contra vírus ou bactérias. No entanto, existem os perigos da caspa de gato e sua conexão com as alergias. Quando seu gato brinca em um determinado ambiente, ele pode trazer seus alérgenos em sua pele, como pólen, terra, etc., o que irá desencadear uma reação alérgica em você. Esse fator levou ao surgimento do termo gato hipoalergênico, que é um gato que não é propenso a desencadear uma reação alérgica em você. Os gatos que se enquadram nesta categoria são gatos esfinge ou outras raças que têm cabelo curto ou até mesmo nenhum cabelo em seus corpos. [[Artigo relacionado]]

Como evitar os perigos da pêlos do gato?

Para evitar os perigos dos pelos do gato, é claro que você deve mantê-lo limpo, uma das quais é fazer o seguinte: asseio. Não precisa ser caro, o mais importante é que você limpe regularmente o gato para que não fique sujo e penteie o pelo para que não se enrosque. Pentear o pêlo de um gato não só torna o pêlo mais liso, mas também limpa a pele seca na base e estimula a circulação sanguínea para torná-la mais lisa, de modo que o gato seja mais saudável em geral. Você pode simplesmente escovar seu gato uma ou duas vezes por semana. Além disso, certifique-se sempre de verificar o estado de saúde do gato, um dos quais pode ser verificado pelo estado da pelagem externa. Em um gato saudável, a pele do gato parecerá limpa e não emaranhada, não haverá calvície visível, nenhum caroço no corpo do gato e nenhum sinal de pulgas de gato. Se você tiver problemas para cuidar do pelo do seu gato, consulte o seu veterinário. Esse problema pode ser na forma de pêlos de gato que freqüentemente caem, o gato vomita frequentemente seus pelos ou há uma bola de pelos de gato em suas fezes. Outra maneira não menos importante de prevenir o perigo de pêlos de gato é sempre se certificar de que você está limpo. Não se esqueça de lavar as mãos com sabonete após mexer no gato, limpar a gaiola ou a maca.

É perigoso dormir com um gato?

Não importa se alguém pode se sentir mais calmo ao dormir com seu gato de estimação. Essa proximidade geralmente pode fornecer uma sensação de segurança emocional e física. Também é possível que o estresse experimentado após um dia de atividades diminua depois de dormir com um gato de estimação. Infelizmente, dormir com gatos também pode causar alguns lados negativos, como sono perturbador, alergias, inseguro para bebês, sensação de domínio e contrair um gato doente. Certifique-se de cuidar bem do seu gato de estimação, incluindo as vacinas necessárias. Isso é importante para a saúde do seu animal de estimação e de sua família.