Unhas manchadas causam tétano, mito ou fato?

A maioria das pessoas na Indonésia acredita que ficar preso em um prego enferrujado é a principal causa do tétano. No entanto, é verdade ou é apenas um mito? [[Artigo relacionado]]

A causa do tétano não são apenas pregos enferrujados

Ser perfurado por um prego enferrujado pode realmente causar tétano. No entanto, o tétano ocorre não por causa da ferrugem contida na unha, mas pelo veneno da bactéria Clostridium tetani que vai para a ferida e se espalha por suas veias. Independentemente da causa do ferimento - unhas enferrujadas, unhas novas, arranhões de animais e outras causas de ferimentos - você pode se infectar com tétano se a bactéria Clostridium tetani Isso chega à corrente sanguínea. Quando os esporos da bactéria causadora do tétano entram na ferida, eles se desenvolvem em bactérias que produzem uma toxina chamada tetanospasmina. Esse veneno interfere nos nervos que controlam os músculos que movem o corpo e causa sintomas de tétano, como espasmos e rigidez nos músculos.

Por que pregos enferrujados podem ser a causa do tétano?

Esporos bacterianos Clostridium tetani frequentemente encontrados em lugares sujos, como fezes e pregos enferrujados. Portanto, uma pessoa corre maior risco de contrair tétano quando é perfurada por um prego enferrujado. E por causa dos muitos casos em que uma pessoa pega tétano após ser perfurada por um prego enferrujado, surgiu esse entendimento. Mas, na verdade, você pode ser furado por uma unha e não estar infectado com tétano.

Como pegar tétanodesenvolve?

Basicamente, as bactérias que causam o tétano são inativas (dormente) quando em um ambiente pobre em oxigênio (como um prego enferrujado). Esta bactéria ainda está em estado de esporo. No entanto, quando esses esporos bacterianos são expostos ao oxigênio no sangue, eles começam a ativar, desenvolver e liberar a toxina tetanospasmina que causa o tétano.

Sintomas de tétano que devem ser observados

As características do tétano ou novos sintomas aparecem 7 a 10 dias após a infecção. No entanto, também existem casos de tétano em que os sintomas só aparecem após semanas ou meses. As características do tétano que geralmente aparecem são a presença de espasmos e rigidez nos músculos. Os sintomas de rigidez geralmente aparecem primeiro nos músculos da mastigação. Depois disso, as contrações musculares começarão a se espalhar para o pescoço e garganta, fazendo com que o paciente tenha dificuldade para engolir. Além disso, essa contração muscular também pode ocorrer na face. Em seguida, a falta de ar também pode ocorrer devido à rigidez dos músculos do pescoço e do tórax. Em alguns casos, os músculos abdominais e os braços também podem ser afetados. Em casos mais graves de tétano, a coluna se curva para trás quando os músculos das costas são afetados. Isso geralmente ocorre em crianças com tétano. A seguir estão outros sinais de tétano que têm potencial para ocorrer:
  • Fezes ensanguentadas
  • Diarréia
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Sensível ao toque
  • Dor de garganta
  • Suando
  • Batimento cardíaco rápido.

Qual é a condição da ferida que é suscetível ao tétano?

Feridas causadas por facadas nas unhas podem ser um terreno fértil para bactérias Clostridium tetani. Portanto, qualquer tipo de ferimento tem o potencial de causar tétano. Uma pessoa tem mais probabilidade de pegar tétano se tiver um ferimento de punção que:
  • O paciente tem sepse sistêmica ou infecção do sangue.
  • Exposto à sujeira ou solo.
  • Necessitou de cirurgia e não recebeu tratamento por mais de seis horas.
  • Profundo ou rasgado.
Normalmente, os sintomas do tétano aparecem 14 dias após a entrada na ferida da unha. Portanto, você precisa ser vacinado ou antiveneno imediatamente se não tiver recebido a vacinação contra o tétano ou se não tiver completado a vacinação contra o tétano. [[Artigo relacionado]]

O que fazer quando alguém está com tétano?

Geralmente, as pessoas que contraem o tétano são pessoas que nunca foram vacinadas com a vacina contra o tétano ou que não foram vacinadas contra o tétano por completo. Felizmente, o tétano não é contagioso. Quando você está exposto a uma doença que provoca rigidez muscular, deve consultar um médico imediatamente, porque a bactéria que causa o tétano não pode ser destruída apenas com anti-séptico. Você precisa visitar um médico para uma injeção de antitoxina tetânica, a saber: imunoglobulina tetânica. A antitoxina pode matar e inibir o crescimento de bactérias que causam o tétano. Depois disso, o médico dará uma vacina contra o tétano e antibióticos na forma de penicilina, metronidazol ou tetraciclina. As convulsões e a rigidez muscular experimentadas serão tratadas com relaxantes musculares, anticonvulsivantes ou medicamentos que bloqueiam os sinais nervosos aos músculos. Os médicos também podem lhe dar um sedativo para tratar espasmos musculares ou dar morfina quando alguns músculos não funcionam, como o coração e os músculos respiratórios. Se o ferimento da unha for muito grande, o médico pode realizar uma cirurgia para remover o tecido muscular infectado ou danificado, a fim de remover os detritos que podem causar o tétano.

O que é uma medida eficaz de prevenção do tétano?

Obviamente, o tétano pode ser prevenido pela vacinação precoce e pela vacinação de acompanhamento. Segundo os especialistas, a primeira vacinação geralmente precisa ser feita na criança cinco vezes e a partir dos dois meses de idade. Depois disso, você precisará receber vacinas de acompanhamento a cada 10 anos. Se você for perfurado por uma unha, você deve consultar um médico imediatamente se tiver:
  • Rigidez nos músculos do pescoço.
  • Febre.
  • A frequência cardíaca acelera.
  • A pressão arterial sobe.
  • Rigidez nos músculos abdominais.
  • Espasmos corporais que são dolorosos e duram vários minutos.
  • Espasmo e rigidez nos músculos da mandíbula.
  • Suando.
Os sintomas acima são sinais de tétano. Visite um médico para exame e tratamento adequados. Atrasar o tratamento pode ser fatal.