A doença de alopecia provoca calvície no cabelo, veja como superá-la

A queda de cabelo é geralmente causada pela maneira errada de cuidar do cabelo, por exemplo, amarrar com muita força ou coçar o couro cabeludo com muita força. Por outro lado, a queda de cabelo pode aparecer como sintoma de um sério problema de saúde. Um dos problemas de saúde com sintomas de perda de cabelo é a Alopecia.

O que é alopecia?

Alopecia é a perda de cabelo causada por uma doença auto-imune. Também conhecida como alopecia areata, a gravidade da queda de cabelo varia de pessoa para pessoa. Quando você tem alopecia, pode sentir queda de cabelo apenas em algumas áreas, não em toda. Isso faz com que o cabelo do sofredor fique careca em vários lugares. Às vezes, o cabelo volta a crescer em áreas do couro cabeludo que estão calvas devido à alopecia antes de finalmente cair novamente. Em alguns casos, o cabelo pode crescer sem perdê-lo novamente.

Características comuns da alopecia

A perda de cabelo é o principal sintoma da alopecia. Essa queda de cabelo costuma causar calvície em várias partes do couro cabeludo. Além de atacar a cabeça, a doença alopecia também pode afetar os cabelos das sobrancelhas, dos cílios e da barba. Ao sofrer desta doença, pode ocorrer queda de cabelo na forma de aglomerados. Mesmo assim, existem vários outros problemas de saúde que apresentam sintomas semelhantes. Se você encontrar queda de cabelo na forma de caroços, consulte imediatamente um médico para descobrir a causa exata. A seguir estão alguns dos sintomas que caracterizam a alopecia:
  • Cabelo cai mais no frio
  • Perdeu muito cabelo em pouco tempo
  • As unhas dos pés e das mãos ficam vermelhas e quebradiças
  • Pequenas manchas calvas no couro cabeludo ou outras partes do corpo onde o cabelo está crescendo
  • Sensação de formigamento, coceira ou queimação na pele antes da queda de cabelo

Fatores que causam alopecia

Como mencionado anteriormente, a causa da alopecia é uma anormalidade no sistema imunológico do corpo. Quando você tem uma doença auto-imune, seu sistema imunológico está sob ataque. No caso da alopecia areata, os folículos capilares são atacados, causando queda de cabelo. Até agora, não se sabe exatamente o que causa doenças autoimunes em pessoas com alopecia. No entanto, você terá maior risco de sofrer desta doença se tiver condições como:
  • Asma
  • Vitiligo
  • Doença da tireóide
  • Síndrome de Down
  • Anemia perniciosa

O cabelo com alopecia pode voltar a crescer?

O cabelo com alopecia pode crescer sozinho, sem a necessidade de tratamento. Se a perda não for muito severa, seu cabelo crescerá novamente após alguns meses. Para cobrir pequenas carecas no couro cabeludo, você pode disfarçar ajustando o penteado. Embora o cabelo possa crescer sozinho, alguns tratamentos podem ser necessários, especialmente se a perda causada pela alopecia for muito severa. A seguir estão vários tratamentos comumente usados ​​para ajudar a tratar a alopecia:

1. Injeções de esteróides

As injeções de esteróides no couro cabeludo ajudam a suprimir a reação imunológica que desencadeia a alopecia areata. A supressão dessa reação imunológica é realizada com o objetivo de restaurar a função do folículo capilar, para que o cabelo volte a crescer normalmente. Este método é geralmente usado para tratar a alopecia, que causa calvície de pequeno a médio porte. Em alguns casos, este tratamento pode não ser adequado para pessoas com alopecia, portanto, a queda de cabelo não pode ser tratada adequadamente. Depois de receber injeções de esteróides, pode levar de 1 a 2 meses para esperar que a área calva cresça novamente. Para obter resultados máximos, o médico solicitará que você se submeta a injeções de esteróides a cada 4 a 6 semanas.

2. Creme esteróide

O uso de cremes esteróides pode ajudar a regenerar áreas do corpo que estão apresentando queda de cabelo. No entanto, este método de tratamento não é tão eficaz quanto usar injeções de esteróides. Ao usar esteróides, pode ser necessário esperar de 3 a 6 meses para que a área calva comece a crescer novamente. Se após 3 a 6 meses você não notar nenhuma mudança, mude para outro método de tratamento.

3. Minoxidil

Para algumas pessoas, a aplicação de minoxidil pode ajudar a deixar o cabelo crescer em partes do corpo que estão carecas devido à alopecia. Esperar que o cabelo comece a crescer novamente com minoxidil geralmente leva de 2 a 3 meses. Se esse método funcionar para você, seu cabelo pode crescer de volta ao seu potencial máximo em 1 ano. Quando você deseja usar o minoxidil para tratar a alopecia areata, você deve primeiro consultar o seu médico. Isso é importante para evitar os riscos e efeitos colaterais que podem ser causados.

4. Imunoterapia

A imunoterapia é feita administrando-se uma substância especial para fazer a pele reagir como uma alergia. A substância comumente usada em imunoterapia é a difenciprona (DPCP). Uma vez por semana, uma dose aumentada é administrada à parte do corpo que está apresentando calvície até que a pele fique com dermatite leve e os pelos cresçam novamente. Quando o cabelo volta a crescer, a descontinuação do tratamento pode causar queda de cabelo repetida. Por isso, é importante que faça manutenções regulares para que os seus cabelos não voltem a cair. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Alopecia é a perda de cabelo causada por uma doença auto-imune. O tratamento da alopecia pode ser feito de várias maneiras, desde injeções ou cremes esteróides, aplicação de minoxidil e imunoterapia. Se a perda persistir e piorar, consulte um médico imediatamente. O tratamento precoce pode reduzir o risco de desenvolver problemas de saúde mais sérios. Para discutir mais sobre a doença de alopecia e como superá-la, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play .