Conheça 4 tipos de vagina para que os relacionamentos íntimos se tornem "quentes"

Quando uma mulher está sexualmente excitada, sua vagina produz um "lubrificante" natural, um fluido produzido pelo colo do útero e pelas glândulas de Bartholin. Este lubrificante vaginal natural pode tornar a relação sexual entre marido e mulher mais agradável. Porque sem lubrificantes vaginais, o ressecamento que ocorre nos órgãos genitais femininos, pode causar dor, ferir a mucosa da vagina, ao fazer sexo com um parceiro. Portanto, os lubrificantes vaginais são muito importantes.

Tipos de lubrificantes vaginais e como usá-los adequadamente

Antes de saber mais sobre os tipos de lubrificantes vaginais, é bom como mulher, você conhece algumas das seguintes causas da secura vaginal, que podem tornar as relações sexuais dolorosas.
  • Hábito de fumar
  • Depressão
  • Estresse excessivo
  • Amamentação
  • Doenças do sistema imunológico, como a síndrome de Sjögren (que causa boca e olhos secos)
  • Trabalho
  • Exercício excessivo
  • Alguns tratamentos de câncer, como radioterapia de quadril, terapia hormonal e quimioterapia
  • Cirurgia de remoção de ovário
Se você já experimentou alguma das condições acima e passa, consulte imediatamente um médico sobre a ocorrência de secura vaginal. Lembre-se de que a secura vaginal, se ocorrer uma ou duas vezes, ainda é considerada normal. No entanto, se a secura vaginal for frequente e estiver interferindo na sua vida sexual, pode ser devido à menopausa ou atrofia vaginal (adelgaçamento, ressecamento, inflamação das paredes vaginais devido à deficiência de estrogênio).

No entanto, se a secura vaginal não acontecer com muita frequência, você pode tentar alguns dos lubrificantes vaginais abaixo, para uma relação sexual mais agradável e sem dor:

1. Lubrificante vaginal à base de água

Lubrificantes vaginais à base de água são a escolha mais comum, entre os outros três tipos de lubrificantes vaginais. Lubrificante vaginal à base de água, consiste em 2 tipos, nomeadamente com glicerina (sabor ligeiramente adocicado) e sem glicerina. Lubrificantes vaginais à base de água são considerados baratos, fáceis de encontrar e seguros para usar com preservativos. No entanto, os lubrificantes vaginais à base de água, que contêm glicerina, têm maior probabilidade de causar irritação vaginal. Além disso, outra desvantagem é que os lubrificantes vaginais que contêm glicerina podem secar mais rápido.

2. Lubrificante vaginal de silicone

Lubrificante vaginal feito de silicone, é um lubrificante de longa duração, quando usado durante as relações sexuais. Não é necessário reaplicá-lo muitas vezes, como geralmente é o caso com lubrificantes vaginais à base de água. Além disso, os lubrificantes vaginais feitos de silicone também são à prova d'água. Mas, infelizmente, este lubrificante vaginal à base de silicone é muito difícil de limpar. Normalmente, se enxaguado apenas com água, o lubrificante não pode ser removido da pele. Você tem que passar sabão e esfregar, até que fique limpo dos componentes do lubrificante vaginal que grudam.

3. Lubrificante vaginal à base de óleo

Existem dois tipos de lubrificantes vaginais à base de óleo; nomeadamente natural e sintético. Normalmente, os óleos naturais usados ​​nos lubrificantes vaginais são o óleo de coco e o azeite de oliva. Em geral, os lubrificantes vaginais à base de óleo são muito fáceis de usar. No entanto, se possível, sempre priorize os lubrificantes vaginais feitos de água, em vez de óleo. Isso ocorre porque o óleo pode irritar a pele e deixar manchas no tecido. Lubrificantes vaginais feitos de óleos naturais, são considerados adequados para todos os tipos de atividade sexual. Além disso, os ingredientes também são seguros para a pele e a vagina. No entanto, lubrificantes vaginais feitos de óleos sintéticos não podem ser usados ​​com preservativos, porque podem danificá-los e fazer com que os preservativos vazem. Não apenas isso. Lubrificantes vaginais feitos de óleos sintéticos podem irritar a vagina.

4. Lubrificante vaginal natural

Existem tantos produtos lubrificantes vaginais que usam ingredientes naturais. Este tipo de lubrificante vaginal é considerado mais seguro para a genitália feminina. No entanto, considera-se que os lubrificantes vaginais naturais não têm um bom nível de durabilidade. O preço também é mais caro do que os outros três tipos de lubrificantes vaginais.

Como usar lubrificantes vaginais de forma eficaz?

Não há "certo" ou "errado" no uso de lubrificantes vaginais. No entanto, existem algumas maneiras que podem facilitar seu uso.
  • Aplique lubrificante nas mãos primeiro, antes de aplicá-lo nos órgãos genitais
  • Aplique o lubrificante imediatamente antes da penetração
  • Sempre preste atenção aos lubrificantes ao fazer sexo. Dessa forma, você pode aplicá-lo novamente, se começar a secar
  • Não use muito lubrificante, no início do sexo. É melhor continuar a aplicá-lo depois de secar.

Notas de SehatQ

Em geral, os lubrificantes vaginais não têm efeitos colaterais. No entanto, não é impossível se você pode ter alergias devido a lubrificantes vaginais. Se você tiver alguns sintomas como dificuldade para respirar, inchaço (boca, garganta ou rosto), coceira e erupção na pele, não hesite em consultar um médico. [[artigos relacionados]] Além disso, sempre preste atenção aos ingredientes básicos do lubrificante vaginal que você usa. Pode ser, existem ingredientes que podem desencadear alergias.