Terapia da luz, um método alternativo de tratamento da insônia sem medicamentos

A insônia é um problema de sono vivido por muitas pessoas. Esse transtorno tem dois tipos principais, a saber, insônia de curto prazo, que ocorre apenas em alguns meses, e insônia crônica, que freqüentemente ocorre e dura muito tempo. O tratamento da insônia pode ser feito por meio de vários métodos, um dos quais é a fototerapia ou a fototerapia.

Terapia de luz para tratar a insônia

terapia de luz outerapia de luz é uma terapia considerada eficaz para pessoas que sofrem de insônia devido à síndrome da fase de sono retardado (síndrome da fase de sono atrasado) Pessoas com essa síndrome têm problemas com as 'horas de sono' do corpo, o que torna difícil para elas dormirem na hora que desejam. Como resultado, eles vão acordar mais tarde por causa do sono atrasado.

Como a fototerapia funciona para a insônia

Durante a terapia de luz para insônia, você se sentará em uma caixa de luz especial por alguns momentos a cada dia. A luz da caixa se assemelha à luz do sol, que desempenha um papel importante na regulação de seus ciclos de sono e vigília. A terapia de luz é especialmente projetada para usar luz visível enquanto filtra a luz ultravioleta. A exposição a esta luz brilhante ajuda a ajustar o ritmo circadiano do seu corpo. Os ritmos circadianos em questão são mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de 24 horas e respondem à luz e escuridão no ambiente circundante. A terapia da luz pode ajudar os insones a dormir mais cedo. A luz da caixa usada nesta terapia também pode ajudar seu corpo a ficar em sintonia com o ciclo natural do dia e da noite.

Benefícios da fototerapia para a insônia

Uma das vantagens da fototerapia é a facilidade de realizá-la. Você pode fazer isso sozinho em casa enquanto desfruta de outras atividades, como trabalho, leitura e várias outras atividades, desde que fique sentado em frente à caixa de luz. Esta terapia pode ser um tratamento eficaz para a insônia, se feita de forma consistente e com a duração certa. Essa terapia também deve ser realizada sob a supervisão de um médico, terapeuta ou especialista do sono que seja especialista na área. Assim, eles podem sugerir um plano de tratamento adequado para a insônia com esta fototerapia.

Efeitos colaterais da fototerapia para insônia

A fototerapia para tratar a insônia tem vários efeitos colaterais possíveis, incluindo irritação nos olhos, olhos secos, dores de cabeça, náuseas e pele seca. Em casos raros, essa terapia pode causar fotofobia, o que significa uma fobia de luz. Você se tornará sensível à luz e pode até sentir dor nos olhos. Você também pode ficar aborrecido e irritado com a luz da caixa de luz, fazendo com que sinta que precisa evitá-la. [[Artigo relacionado]]

Outros tratamentos para insônia

A insônia pode ser tratada mudando os hábitos de sono e os problemas associados à doença, como estresse, certas condições médicas ou medicamentos. Se isso não funcionar, seu médico pode recomendar que você faça terapia cognitivo-comportamental (TCC), medicação ou uma combinação dos dois.

1. Terapia cognitivo-comportamental para insônia

A terapia cognitivo-comportamental pode ajudá-lo a controlar ou eliminar pensamentos e ações negativas que o mantêm acordado à noite. Essa terapia também é geralmente recomendada como a linha de frente para tratar a insônia. A terapia cognitivo-comportamental é ainda considerada comparável ou mais eficaz aos métodos medicamentosos. O núcleo desta terapia é dividido em dois, ou seja, uma seção cognitiva que se concentra em perceber e mudar o que está causando problemas para dormir e uma seção comportamental que ajuda a desenvolver bons hábitos de sono e evitar comportamentos que dificultam a sua dormência. dorme. As estratégias no tratamento da insônia incluem:
  • Terapia de controle de estímulo
  • Técnicas de relaxamento
  • Restrição de sono
  • Fique acordado em um estado passivo
  • Terapia de luz.

2. Drogas

Diferentes tipos de pílulas para dormir podem ser prescritos pelo seu médico para ajudá-lo a dormir, permanecer dormindo ou ambos. Não é recomendado que você fique assim por muito tempo, mas alguns tipos de drogas podem ser usados ​​a longo prazo. Medicamentos que podem ser prescritos por um médico, a saber:
  • Zolpidem
  • Zalepion
  • Eszpiclone
  • Ramelteon
Esses medicamentos podem causar efeitos colaterais, como sentir-se nervoso durante o dia ou aumentar o risco de queda. Converse com seu médico antes de tomar esses medicamentos. Se você tiver dúvidas sobre insônia ou outros problemas de sono, pergunte ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.