Sapinho na vagina e 9 causas a serem observadas

A candidíase vagina não é causada apenas por doenças sexualmente transmissíveis, como o herpes. Existem muitas outras causas de aftas na vagina que as mulheres devem conhecer.

Aftas na vagina, quais são as causas?

As aftas na vagina parecem erupções cutâneas ou mesmo feridas que revelam o tecido profundo da pele. Tenha cuidado, aftas na vagina podem causar dor, coceira, aparecimento de corrimento vaginal, dor ao urinar e febre. Às vezes, aftas na vagina não causa sintomas. Saber a causa do aftas na vagina pode ajudar as mulheres a encontrar o tratamento mais adequado. Portanto, nunca subestime as aftas na vagina e reconheça essas várias causas.

1. Doenças sexualmente transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis são a causa mais comum de candidíase vaginal. Nos Estados Unidos, as doenças sexualmente transmissíveis, como herpes e sífilis, são as causas mais comuns de candidíase vaginal. Além disso, o vírus HIV que se instalou no corpo também pode causar isso. Aftas na vagina causadas por doenças sexualmente transmissíveis, como herpes genital, podem causar dor.

2. Infecção fúngica

Candidíase vulvovaginal é um tipo de fungo que pode infectar a vagina. Como resultado, também aparece aftas na vagina. Os sintomas variam de dor durante a relação sexual e urinar, coceira e mais corrimento vaginal.

3. Infecção viral

Candidíase vaginal Existem muitos vírus que podem causar candidíase vaginal. Alguns dos que mais frequentemente provocam sapinhos nos órgãos genitais femininos são o vírus Epstein-Barr, varicela zoster e citomegalovírus.

4. Infecção bacteriana

As infecções bacterianas também podem causar aftas na vagina, especialmente bactérias da categoria Estreptococo e Mycoplasma. Normalmente, o médico receitará antibióticos para curar aftas na vagina causada por uma infecção bacteriana.

5. Inflamação

Os seguintes tipos de doenças inflamatórias e autoimunes podem causar aftas na vagina:
  • Doença de Crohn (inflamação do sistema digestivo)
  • Doença de Behçet (inflamação dos vasos sanguíneos)
  • Síndrome de Stevens-Johnson (uma doença rara que causa erupção na pele)
  • Doença de Darier (uma doença caracterizada pelo aparecimento de verrugas no corpo)
  • Líquen plano erosivo (inflamação das membranas mucosas dentro da boca ou genitais)
  • Pioderma gangrenoso (uma doença caracterizada pelo aparecimento de grandes feridas nas pernas)
  • Hidradenite supurativa (pequenos caroços sob a pele)
As doenças inflamatórias e autoimunes acima não podem ser subestimadas. O manuseio por um médico é necessário para poder tratá-lo.

6. O hábito de coçar

O hábito de coçar a vagina também pode causar feridas que se parecem com aftas. Porque coçar a pele da vagina pode causar irritação.

7. Reação ao medicamento

Anti-inflamatórios não esteroides, sulfonamidas e alguns antibióticos podem causar reações medicamentosas, como candidíase vaginal. Se isso acontecer, consulte um médico para outro tipo de tratamento.

8. Câncer vulvar

O câncer vulvar é um tipo comum de câncer em mulheres idosas. Este tipo de câncer pode causar aftas na vagina.

9. Reações cutâneas

Algumas pessoas podem ter reações na pele devido ao uso de produtos cosméticos. Uma das reações cutâneas é o aparecimento de candidíase na vagina. Se isso acontecer, é recomendável substituir o produto cosmético por sabonete ou loção, principalmente se você tiver pele sensível. Além disso, as reações alérgicas a certos produtos femininos também podem causar aftas na vagina. Portanto, antes de usá-lo, certifique-se de que sua condição é segura.

Como diagnosticar a causa do aftas na vagina?

Aftas na vagina Para descobrir ou diagnosticar a causa do aparecimento de aftas na vagina, você precisa da ajuda de um médico. O médico fará um exame físico e pedirá que você explique seu histórico médico para descobrir a causa do aparecimento de aftas na vagina. Além disso, exames de sangue para exames de urina também podem ser feitos para diagnosticar a causa do sapinho na vagina.

Na verdade, o médico também pode pedir que você faça uma biópsia. O procedimento de biópsia requer uma pequena amostra de candidíase vaginal para exames complementares em laboratório. [[Artigo relacionado]]

Como tratar aftas na vagina

Claro, a forma de tratar aftas na vagina pode variar, dependendo da causa. Normalmente, candidíase vaginal causada por bactérias é tratada com antibióticos. É muito importante que a mulher conheça a causa do aftas na vagina, para saber o melhor tratamento. Portanto, não seja preguiçoso, muito menos envergonhado de vir ao médico e pedir ajuda com candidíase na vagina.