5 benefícios da circuncisão em crianças e a hora certa para fazê-lo

Quando você dá à luz um menino, uma das coisas em que você deve pensar sobre a saúde dele é a circuncisão. Apesar de este procedimento médico fazer parte de uma religião particular ou tradição regional, os benefícios da circuncisão em crianças foram comprovados cientificamente. Os meninos nascem com um pênis com uma pele na extremidade chamada prepúcio. Na circuncisão, o prepúcio é removido para que a cabeça do pênis fique exposta. Os pais geralmente realizam a circuncisão em meninos por razões tradicionais ou religiosas. No entanto, não é incomum que a circuncisão seja realizada por motivos médicos, por exemplo, porque o pênis de uma criança é afetado por fimose (prepúcio pegajoso) e infecções repetidas do prepúcio e da cabeça do pênis (balanite).

Benefícios da circuncisão em meninos

Seja qual for o motivo para os pais fazerem a circuncisão em seus filhos, há muitos benefícios da circuncisão em meninos que ele sentirá, tais como:
  • O pênis é mais fácil de limpar.

  • Reduza a chance de crianças terem infecções do trato urinário, especialmente no primeiro ano de idade. Infecções graves do trato urinário podem resultar em danos aos rins mais tarde na vida.

  • Previne a ocorrência de outros problemas penianos, como fimose ou inflamação da cabeça do pênis.

  • Reduzindo o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV. No entanto, os benefícios da circuncisão em crianças devem ser acompanhados por um padrão de sexo seguro e sem desvios.

  • Reduzindo o risco de contrair câncer. O câncer de pênis é uma doença rara, mas os dados mostram que raramente afeta homens circuncidados. Outros dados mostram que as mulheres têm menos probabilidade de desenvolver câncer cervical quando têm um parceiro circuncidado.

Esteja ciente do risco de circuncisão em crianças

Os benefícios da circuncisão em crianças são muitos para a saúde, mas isso não significa que não haja riscos à espreita. Um dos principais riscos da circuncisão infantil é que a cabeça do pênis se torna insensível à estimulação, embora esse risco não interfira nas relações sexuais da criança quando ela for um adulto. Além disso, existe outro pequeno risco de que o pênis da criança continue a sangrar após a circuncisão. É normal que um pênis sangre após a circuncisão, mas você deve consultar o médico do seu filho se o sangramento persistir. O risco de circuncisão em crianças pode ocorrer quando o médico corta o prepúcio mais curto ou mais longo do que deveria. Além disso, também é possível que o prepúcio não cicatrize completamente ou se fixe novamente na cabeça do pênis, o que exigirá que a criança seja submetida a uma pequena cirurgia de acompanhamento. Você precisa sublinhar que o risco da circuncisão infantil é menor do que os benefícios da circuncisão para a própria criança. Além disso, a possibilidade desse efeito adverso ocorrer após a circuncisão é muito pequena, especialmente se a circuncisão for realizada por pessoal médico treinado e competente em sua área.

Com que idade uma criança deve ser circuncidada?

Os meninos podem ser circuncidados em qualquer idade, mas pesquisas sugerem que o melhor momento para circuncidar um menino é quando ele é recém-nascido. O motivo é que os recém-nascidos podem se recuperar rapidamente e ainda têm um prepúcio fino para que a ponta do pênis não precise ser suturada. Os recém-nascidos também são mais resistentes ao estresse, então a circuncisão do bebê tem menos probabilidade de incomodá-lo, considerando que ele acaba de ser "traumatizado" após o nascimento. Eles também contêm altos níveis de corticosteroides, epinefrina, andrógenos, tiroxina e endorfinas, de modo que os recém-nascidos tendem a se adaptar rapidamente às suas condições corporais recém-circuncidadas. No entanto, a Academia de Pediatria dos Estados Unidos (APA) não recomenda a circuncisão infantil se o bebê não estiver tendo problemas com seu pênis, pois a circuncisão pode levar a certas complicações. Se você ainda deseja circuncidar um bebê, certifique-se de fazê-lo em um médico competente para minimizar a ocorrência de efeitos colaterais e complicações. O médico pode rejeitar seu desejo de circuncidar o bebê se ele estiver em condições que não sejam possíveis, como parto prematuro. Bebês que nascem com defeitos no pênis também geralmente não podem ser circuncidados porque o prepúcio pode ser usado para reconstruir o pênis. [[Artigo relacionado]]

Depois que a criança é circuncidada

Geralmente, leva de 7 a 10 dias para o pênis cicatrizar completamente. Você pode ver a ponta do pênis de um bebê circuncidado como vermelhidão, inchaço ou hematoma, e até mesmo secreção amarela, mas essas condições são normais. Não aplique pressão no pênis de um bebê recém-circuncidado ou na área ao redor dele, especialmente se ele estiver agitado. Troque o curativo da circuncisão toda vez que trocar a fralda dele e certifique-se de que a fralda não seja tão apertada a ponto de colocar pressão em seu pênis.