Quando você dá à luz um menino, uma das coisas em que você deve pensar sobre a saúde dele é a circuncisão. Apesar de este procedimento médico fazer parte de uma religião particular ou tradição regional, os benefícios da circuncisão em crianças foram comprovados cientificamente. Os meninos nascem com um pênis com uma pele na extremidade chamada prepúcio. Na circuncisão, o prepúcio é removido para que a cabeça do pênis fique exposta. Os pais geralmente realizam a circuncisão em meninos por razões tradicionais ou religiosas. No entanto, não é incomum que a circuncisão seja realizada por motivos médicos, por exemplo, porque o pênis de uma criança é afetado por fimose (prepúcio pegajoso) e infecções repetidas do prepúcio e da cabeça do pênis (balanite).
Benefícios da circuncisão em meninos
Seja qual for o motivo para os pais fazerem a circuncisão em seus filhos, há muitos benefícios da circuncisão em meninos que ele sentirá, tais como:- O pênis é mais fácil de limpar.
- Reduza a chance de crianças terem infecções do trato urinário, especialmente no primeiro ano de idade. Infecções graves do trato urinário podem resultar em danos aos rins mais tarde na vida.
- Previne a ocorrência de outros problemas penianos, como fimose ou inflamação da cabeça do pênis.
- Reduzindo o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV. No entanto, os benefícios da circuncisão em crianças devem ser acompanhados por um padrão de sexo seguro e sem desvios.
- Reduzindo o risco de contrair câncer. O câncer de pênis é uma doença rara, mas os dados mostram que raramente afeta homens circuncidados. Outros dados mostram que as mulheres têm menos probabilidade de desenvolver câncer cervical quando têm um parceiro circuncidado.