Ácido carbônico, um composto importante para o meio ambiente

O ácido carbônico tem uma função importante para estabilizar a água, o dióxido de carbono e outros minerais. Infelizmente, além de não ter sido totalmente estudado, muitas coisas relacionadas a este composto são mal compreendidas. Uma das principais dificuldades no estudo dessa substância é sua curta vida quando exposta à umidade. Nas últimas décadas, a compreensão desses compostos aumentou. Várias investigações do ácido carbônico foram realizadas em várias fases. Da mesma forma, pesquisas sobre sua formação. As fases que foram pesquisadas com sucesso incluem:
  • fase gasosa
  • Fase molecular
  • fase cristalina
  • Fase de absorção na superfície do mineral
  • Fase de absorção em solução aquosa

Qual é a função do ácido carbônico?

Embora ainda não seja totalmente compreendido, algumas das funções do ácido carbônico (H2CO3) são conhecidas. Algumas de suas funções incluem:
  • Para o corpo

Este composto também é importante para o corpo porque ajuda a transportar dióxido de carbono para fora do corpo. Este composto também atua como um doador de prótons para várias bases contendo nitrogênio no soro sanguíneo. Para o tratamento, o ácido carbônico ajuda a tratar micose e dermatite.
  • Assistência médica

Além do corpo diretamente, esses compostos também são importantes para tratamentos indiretos relacionados à saúde humana. Esta solução contendo ácido é eficaz na limpeza de lentes de contato. Além disso, também é bom para ajudar quem sofre de overdose, desencadeando o vômito.
  • Formação de estalactites e estalagmites

O ácido carbônico tem um papel importante na formação das cavernas. O piso e o teto da caverna (estalactites e estalagmites) são formações cuja formação requer o auxílio desses compostos. A caverna em si é geralmente formada a partir da dissolução do calcário por água rica em H2CO3.
  • Transporte de dióxido de carbono no sangue

Este composto também é importante no processo de transporte de dióxido de carbono no sangue. Quando entra no sangue, o dióxido de carbono se combina com a água para formar H2CO3. Na verdade, esse processo é lento, mas torna-se rápido graças à enzima angidase carbônica.
  • Fazendo várias bebidas e formando sal

Diversas bebidas de fabricação industrial também utilizam os serviços desse complexo. Algumas dessas bebidas incluem vinho espumante, refrigerantes e outros refrigerantes. Um dos materiais que também requer H2CO3 na sua formação. O material é um sal de amônio, como persulfato de amônio. [[Artigo relacionado]]

O ácido carbônico é perigoso para os humanos?

Algumas condições causadas pelo ácido carbônico podem ser prejudiciais tanto para os humanos quanto para o meio ambiente. Um deles está desempenhando um papel no processo de acidificação dos oceanos. A acidificação nos oceanos ocorre quando os oceanos absorvem o excesso de dióxido de carbono na atmosfera. Os níveis excessivos de dióxido de carbono na atmosfera são geralmente devidos ao comportamento humano. Devido a esta condição, o nível de acidez da água do mar aumenta para 0,1. Isso acontece porque o dióxido de carbono reage com H2CO3. O excesso de ácido nos oceanos certamente não é uma boa notícia para nós. O impacto do aumento do pH da água do mar é sentido por muitas espécies marinhas, como ostras e recifes de coral. Ambos formam uma concha e um esqueleto rígidos que combinam cálcio e carbonato de água do mar. Conforme a acidez da água do mar aumenta, a disponibilidade de íons carbonato para formar o esqueleto, a casca e outras estruturas do carbonato de cálcio. A acidificação da água do mar também afeta o comportamento de alguns peixes, como Peixe-palhaço. Água mais ácida torna sua capacidade de detectar predadores menos confiável do que antes. Da mesma forma, o local ideal para a criação de alimentos para peixes está se tornando cada vez mais difícil de obter. Como sabemos, se a cadeia alimentar for interrompida, os humanos também podem ter efeitos negativos no futuro. Lulas e peixes em geral podem ter dificuldade para respirar se houver muito ácido carbônico em seus corpos. Além disso, um aumento excessivo na concentração de compostos H2CO3 pode causar problemas no crescimento e reprodução desses animais. Quão perigoso é este composto para os humanos? Em geral, os compostos H2CO3 não são tóxicos porque esses compostos estão naturalmente presentes no corpo. No entanto, se exposto ao excesso de ácido carbônico, o trato respiratório e os olhos podem ficar irritados. Curioso sobre o ácido carbônico e outros compostos químicos? Você pode consulta direta com um médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.