7 impactos das filhas, falta de amor materno e como quebrar o ciclo

O que quer que aconteça na infância de uma pessoa terá um impacto até que ela cresça e se torne um adolescente, um adulto, até a velhice. Da mesma forma, o impacto da falta de amor materno das meninas. Ao mudar mais tarde de papéis de mãe, esse pode ser um ciclo doentio que se repete. A teoria psicossocial de Erik Erikson afirma que o primeiro estágio do desenvolvimento humano está centrado nas crenças das pessoas mais próximas a ele. Se você não conseguir amor, não é impossível que alguém cresça e seja uma pessoa que acha difícil confiar nos outros.

Meninas carecem de amor

Sempre haverá repercussões quando uma criança não receber os devidos cuidados. Ou aquele cujos pais são muito dominantes como pais de helicóptero ou que não compareceu por causa de muito movimento. Não só fisicamente, na verdade essa falta de afeto também se aplica emocionalmente. Talvez haja uma mãe que fica com o filho todos os dias, mas não há proximidade afetiva. É o mesmo que uma mãe que está ocupada todos os dias e não acompanha fisicamente o filho. Então, quais são os efeitos da falta de amor da mãe por uma filha?

1. Não é fácil de acreditar

A figura de uma criança que não recebe amor suficiente crescerá para ser uma pessoa que não confia facilmente no mundo. Ele está tendo um conflito confiança vs desconfiança na fase etária do nascimento aos 2 anos. Isso é o que molda seu caráter como um adulto que não se fecha facilmente emocionalmente. Além disso, esse sentimento de abandono desde a infância também vai transformá-la em uma mulher que reluta em acreditar nas pessoas ao seu redor. Há uma falha em inspirar esperança ou ter esperança.

2. Falta de confiança

A autoconfiança está intimamente relacionada à qualidade de vida. Se desde a infância não receberam amor da mãe, a filha se sentirá negligenciada ou desconsiderada. Haverá uma voz que continuará a ecoar em sua mente que ele é uma criança que não merece afeto. Isso afetará sua autoconfiança à medida que você crescer.

3. Difícil de impor limites

Outra coisa que também será difícil para as meninas que não conhecem o amor de suas mães é que é difícil aplicar limites. Ou seja, é muito possível crescer e se tornar uma figura para agradar as pessoas. Geralmente, isso começa a aparecer quando eles estão em um relacionamento sério com outra pessoa. Além disso, na vida cotidiana, isso também torna difícil ousar dizer não.

4. Não se conheça

Idealmente, desde a infância, os filhos que recebem amor suficiente dos pais podem se conhecer bem. Eles sabem quais são as vantagens e desvantagens de cada um. Mas se o que acontece é que falta amor à criança, pode ser que o foco esteja apenas na deficiência. Na verdade, pode haver talentos ou talentos que podem ser explorados ainda mais. Isso vai passar despercebido porque desde a infância não houve nenhuma figura mais próxima como sua mãe para orientá-lo para ver seu potencial.

5. Falha em construir relacionamentos saudáveis

Idealmente, quando crescem, as meninas desejam relacionamentos saudáveis. Existem casais que proporcionam motivação e carinho. Mas, infelizmente, as crianças cuja infância raramente é tocada pelo afeto terão dificuldade em conseguir isso. Essa condição ocorre porque não há uma imagem de quão harmonioso um parceiro é em suas mentes. Não é impossível, as mulheres que se encontram nesta condição ficarão realmente presas a relacionamentos prejudiciais porque não conseguem encontrar um parceiro que os apoie.

6. Muito sensível

É possível que uma garota que carece de amor cresça e seja emocionalmente instável. Isso significa que eles podem ser excessivamente sensíveis ao interagir com outras pessoas. Sem falar na possibilidade de pensar demais nas coisas ou pensar demasiado.

7. Ser mãe que não é próxima de seu filho

Infelizmente, este ciclo pode ser repetido como um fio emaranhado. Quando essa filha é casada e finalmente tem filhos, assumir o papel de mãe não é fácil. A imagem da mãe em sua mente é uma pessoa que não dá amor, então é bem possível que ela faça isso com seu próprio filho. Essa sombra pode continuar existindo até mais tarde. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

As condições acima ilustram o impacto da falta de amor materno de uma filha porque sua alma está ferida. Ou seja, a mãe está presente, mas não dá amor como deveria. O contexto discutido aqui não é o de uma criança que não recebe o amor da mãe porque morreu ou outras coisas não intencionais. No entanto, o fio emaranhado acima não é impossível de desfazer. Sempre existe a possibilidade de consertá-lo fazendo as pazes com você mesmo. A validação das emoções sentidas para perdoar o que aconteceu pode ser uma forma de renascer sem a sombra do passado. Para uma discussão mais aprofundada sobre quando isso já é muito perturbador para a saúde mental de alguém, pergunte ao médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe agora em App Store e Google Play.