Não apenas a psoríase vulgar, aqui estão quatro outros tipos de psoríase

Psoríase vulgar é o termo médico para a doença de psoríase mais comum. Cerca de 80% das pessoas com psoríase sofrem deste tipo de psoríase. Normalmente, a psoríase vulgar também é conhecida como psoríase em placas, porque os sintomas podem ser vistos nas placas na pele, que é uma parte espessada da pele. Por exemplo, manchas vermelhas que geralmente "se aninham" nos joelhos, cotovelos, couro cabeludo e unhas. Normalmente, doenças de pele aparecem na área onde há pressão

Se você tem psoríase vulgar, é uma boa ideia conhecer os vários tipos de psoríase, para poder diferenciar os sintomas, para que você possa obter o tratamento certo.

Psoríase vulgar, em que é diferente de outros tipos de psoríase?

Antes de conhecer a psoríase vulgar e os vários tipos de psoríase, é uma boa ideia saber o que é psoríase. A psoríase é uma doença de pele que faz com que as células da pele se dividam excessivamente (anormalmente). Esse acúmulo de células faz com que as células da pele do paciente cresçam rapidamente, de modo que a pele se acumula e engrossa em várias partes. Escamas vermelhas causadas pela psoríase, geralmente aparecem nestas partes da pele:
  • Mão
  • Pescoço
  • Couro cabeludo
  • Avançar
Em alguns casos, a psoríase também pode aparecer na pele dos órgãos genitais, na boca e nas unhas do paciente. No entanto, isso é muito raro. Agora, vamos identificar os vários tipos de psoríase, incluindo a psoríase vulgar, que é comum.
  • Psoríase vulgar

Conhecida como psoríase em placas, é um tipo muito comum de psoríase. De acordo com a American Academy of Dermatology (AAD), quase 80% das pessoas com psoríase têm psoríase em placas. A psoríase vulgar causa manchas vermelhas (com uma textura escamosa) e inflamação que cobre a pele dos cotovelos, joelhos e couro cabeludo.
  • Psoríase gutata

Depois da psoríase vulgar, existe agora a psoríase gutatte, que é mais comum em crianças. Este tipo de psoríase causa o aparecimento de pequenas manchas rosa nos braços e nas pernas.
  • Psoríase pustulosa

A psoríase pustulosa é mais comum em adultos. A psoríase faz a pele formar bolhas e encher de pus. Normalmente, a psoríase pustulosa é encontrada nas mãos e nos pés. No entanto, eles podem se espalhar para outras partes do corpo.
  • Psoríase reversa

Psoríase reversa (psoríase inversa) faz com que áreas da pele fiquem vermelhas e inflamadas. A maioria das manchas de psoríase é revertida, aparecendo ao redor das axilas, sob o tórax, virilha ou dobras cutâneas dos genitais.
  • Psoríase eritrodérmica

Este tipo é muito severo e temido. Porque, a psoríase ertrodermik, pode pôr em perigo a vida dos doentes. A psoríase eritrodérmica pode "cobrir" grandes áreas do corpo, fazendo com que a pele pareça ter queimado de sol. As escamas, causadas pela psoríase eritrodérmica, podem descamar em grandes formas. Normalmente, as pessoas com este tipo de psoríase, podem sentir febre e outras doenças.

Sintomas de psoríase

Depois de saber a diferença entre a psoríase vulgar e outras psoríase, é importante compreender os vários sintomas da psoríase. Lembre-se de que cada psoríase apresenta sintomas diferentes. No entanto, alguns dos seguintes sintomas são muito comuns em pessoas que sofrem de psoríase:
  • O aparecimento de uma erupção ou manchas vermelhas na pele inflamada, que é “coberta” por escamas prateadas. Em casos mais graves, a placa aumentará e os sintomas se espalharão para outras partes do corpo
  • A pele coça e doe; quando arranhada, pode descascar e sangrar
  • O aparecimento de pequenos pontos de sangramento em áreas da pele afetadas pela psoríase
  • Descoloração das unhas dos pés e das mãos
  • Danos na textura da unha, fazendo com que se solte
  • O aparecimento de placas escamosas no couro cabeludo
Os sintomas acima podem aparecer se desencadeados por várias coisas. Portanto, se você já conhece os gatilhos para o aparecimento dos sintomas de psoríase acima, tome precauções imediatamente e consulte um médico.

Gatilhos para sintomas de psoríase

Todo mundo com psoríase tem seu próprio "gatilho". Os desencadeadores dos sintomas da psoríase que você experimenta não são necessariamente os mesmos que os sintomas da psoríase em outras pessoas. Saber o que o desencadeia ajudará a evitar os sintomas da psoríase, que podem ser muito incômodos. A seguir estão alguns dos gatilhos comuns para os sintomas da psoríase, bem como dicas para evitá-la:
  • Ar frio

O ar frio pode ressecar a pele. Portanto, é uma boa ideia passar algum tempo ao sol. O calor do sol pode prevenir os sintomas da psoríase.
  • Estresse

O estresse também é um gatilho para os sintomas da psoríase. Tente ficar calmo e relaxado. Porque os surtos de psoríase aparecem mais facilmente, se você estiver nervoso e estressado.
  • Tratamento específico

O tratamento com certos medicamentos, como betabloqueadores (medicamentos para hipertensão e doenças cardíacas), lítio (um tratamento para o transtorno bipolar) e medicamentos para tratar a malária, pode "convidar" os sintomas da psoríase. Consulte imediatamente o médico sobre esta condição de psoríase. Assim, você saberá qual o tratamento de que necessita.
  • Infecção

Dor de garganta e amígdalas são vários tipos de infecções que podem causar sintomas de psoríase. A infecção pelo HIV também pode piorar os sintomas da psoríase.
  • Lesão de pele

Em algumas pessoas com psoríase, pequenos cortes, hematomas e queimaduras podem causar o aparecimento de sintomas de psoríase. Na verdade, apenas tatuagens e picadas de insetos podem desencadear novas lesões. Para evitar lesões na pele, é recomendável usar luvas ou uma camada extra de roupa.
  • Beber álcool

O consumo excessivo de álcool, especialmente por jovens, pode piorar os sintomas da psoríase e interferir na eficácia do tratamento.
  • Fumaça

Fumar ou estar perto de fumantes pode aumentar o risco de desenvolver psoríase e piorar os sintomas.

tratamento para psoríase

A psoríase não tem cura. O tratamento é feito apenas para aliviar a inflamação e as escamas da pele, retardar o crescimento das células da pele e remover a placa bacteriana. Existem três tipos de tratamento para a psoríase. Os três são medicamentos ou produtos tópicos (corticosteróides tópicos, retinóides tópicos, antralina, ácido salicílico, hidratantes para a pele), medicamentos orais (metotrexato, ciclosporina, retinóides) e terapia de luz (usando luz ultravioleta para matar os leucócitos que atacam as células da pele) . saudável). [[artigos relacionados]] Antes de se submeter ao tratamento para psoríase, é recomendável consultar um médico primeiro, para evitar o aparecimento de efeitos colaterais adversos. O médico também recomendará a dose certa, para aliviar os sintomas da psoríase na pele.