Conheça esses 5 tabus da caxumba para que não piore

A glândula parótida é a maior das três glândulas salivares do corpo. Um par de glândulas parótidas está localizado na frente das orelhas esquerda e direita. A infecção pelo vírus da caxumba pode causar inchaço da glândula parótida, mais conhecido como caxumba. A infecção pode ocorrer em uma ou ambas as glândulas parótidas. A caxumba é caracterizada por inchaço no pescoço, sob a mandíbula, perto das orelhas. É muito doloroso, principalmente ao mastigar. O tratamento com antibióticos para a caxumba não é eficaz porque a caxumba é causada por um vírus, não por uma bactéria. Este tratamento é mais sintomático, nomeadamente para diminuir a dor ou a febre. O sistema imunológico leva cerca de 1 a 2 semanas para combater a infecção pelo vírus da caxumba. Quanto melhor for a resistência do corpo, mais rápida será a cura.

5 tabus de caxumba

Os seguintes são tabus a evitar se você tiver caxumba:
  1. Atividade excessiva. O descanso adequado é a chave para que o sistema imunológico possa erradicar o vírus com eficácia.
  2. Muita mastigação. Ao mastigar, a glândula parótida se move, piorando a dor. Descanse sua glândula parótida comendo alimentos moles ou com molho.
  3. O consumo de bebidas muito ácidas, como suco de laranja ou outras frutas cítricas, pode irritar ainda mais a glândula parótida. Beber bastante água é altamente recomendado.
  4. Coma alimentos muito picantes ou temperados. Alimentos apimentados e condimentados podem estimular a produção das glândulas salivares, causando inchaço.
  5. Sair. A caxumba é muito contagiosa. Tanto quanto possível, evite o contato com outras pessoas, especialmente crianças pequenas. O vírus da caxumba pode ser transmitido desde o momento em que uma pessoa é infectada com o vírus até 5 dias após o aparecimento dos sintomas. A caxumba pode ser transmitida mesmo sem apresentar sintomas.

Prevenção da transmissão da caxumba

Além de não sair de casa, não se esqueça de aplicar o seguinte como forma de prevenir a transmissão da caxumba às pessoas que moram na mesma casa:
  1. Não compartilhe talheres, pois o vírus pode ser transmitido por meio de objetos contaminados com saliva.
  2. Cubra a boca ao tossir ou limpar. Se necessário, use uma máscara.
  3. Lave bem as mãos com sabonete por pelo menos 15 segundos. Especialmente depois que as mãos são salpicadas de tosse ou espirro.
Embora possa curar por conta própria, complicações graves também podem acompanhar a caxumba. Essas complicações podem incluir inflamação e inchaço de:
  • testículos. Conhecida como orquite. Geralmente ocorre em meninos que atingiram a puberdade. A orquite é muito dolorosa, mas não causa infertilidade.
  • Cérebro. Uma infecção viral que se espalha para o cérebro pode causar encefalite. Encefalite pode ser fatal
  • Meninges (membranas cerebrais). Meningite ou inflamação do revestimento do cérebro também podem ocorrer se o vírus se espalhar pela corrente sanguínea para o sistema nervoso central.
  • Pâncreas. A inflamação do pâncreas (pancreatite) causa sintomas de dor na parte superior do abdome, náuseas e vômitos.
  • Perda de audição. Embora rara, a surdez pode ocorrer e é permanente.
  • Aborto espontâneo. Mulheres grávidas que contraem caxumba, especialmente se ocorrer no início do trimestre, correm o risco de aborto espontâneo.
Se você tiver caxumba, certifique-se de descansar o suficiente e permitir que seu sistema imunológico funcione. Evite o contato com outras pessoas tanto quanto possível, pois a caxumba é altamente contagiosa.