A glândula parótida é a maior das três glândulas salivares do corpo. Um par de glândulas parótidas está localizado na frente das orelhas esquerda e direita. A infecção pelo vírus da caxumba pode causar inchaço da glândula parótida, mais conhecido como caxumba. A infecção pode ocorrer em uma ou ambas as glândulas parótidas. A caxumba é caracterizada por inchaço no pescoço, sob a mandíbula, perto das orelhas. É muito doloroso, principalmente ao mastigar. O tratamento com antibióticos para a caxumba não é eficaz porque a caxumba é causada por um vírus, não por uma bactéria. Este tratamento é mais sintomático, nomeadamente para diminuir a dor ou a febre. O sistema imunológico leva cerca de 1 a 2 semanas para combater a infecção pelo vírus da caxumba. Quanto melhor for a resistência do corpo, mais rápida será a cura.
5 tabus de caxumba
Os seguintes são tabus a evitar se você tiver caxumba:- Atividade excessiva. O descanso adequado é a chave para que o sistema imunológico possa erradicar o vírus com eficácia.
- Muita mastigação. Ao mastigar, a glândula parótida se move, piorando a dor. Descanse sua glândula parótida comendo alimentos moles ou com molho.
- O consumo de bebidas muito ácidas, como suco de laranja ou outras frutas cítricas, pode irritar ainda mais a glândula parótida. Beber bastante água é altamente recomendado.
- Coma alimentos muito picantes ou temperados. Alimentos apimentados e condimentados podem estimular a produção das glândulas salivares, causando inchaço.
- Sair. A caxumba é muito contagiosa. Tanto quanto possível, evite o contato com outras pessoas, especialmente crianças pequenas. O vírus da caxumba pode ser transmitido desde o momento em que uma pessoa é infectada com o vírus até 5 dias após o aparecimento dos sintomas. A caxumba pode ser transmitida mesmo sem apresentar sintomas.
Prevenção da transmissão da caxumba
Além de não sair de casa, não se esqueça de aplicar o seguinte como forma de prevenir a transmissão da caxumba às pessoas que moram na mesma casa:- Não compartilhe talheres, pois o vírus pode ser transmitido por meio de objetos contaminados com saliva.
- Cubra a boca ao tossir ou limpar. Se necessário, use uma máscara.
- Lave bem as mãos com sabonete por pelo menos 15 segundos. Especialmente depois que as mãos são salpicadas de tosse ou espirro.
- testículos. Conhecida como orquite. Geralmente ocorre em meninos que atingiram a puberdade. A orquite é muito dolorosa, mas não causa infertilidade.
- Cérebro. Uma infecção viral que se espalha para o cérebro pode causar encefalite. Encefalite pode ser fatal
- Meninges (membranas cerebrais). Meningite ou inflamação do revestimento do cérebro também podem ocorrer se o vírus se espalhar pela corrente sanguínea para o sistema nervoso central.
- Pâncreas. A inflamação do pâncreas (pancreatite) causa sintomas de dor na parte superior do abdome, náuseas e vômitos.
- Perda de audição. Embora rara, a surdez pode ocorrer e é permanente.
- Aborto espontâneo. Mulheres grávidas que contraem caxumba, especialmente se ocorrer no início do trimestre, correm o risco de aborto espontâneo.