Alexitimia ou dificuldade para expressar emoções, quais são os sintomas?

Em meio a tantos problemas na vida, compartilhar e contar histórias com amigos mais próximos é muito valioso. Mas, infelizmente, algumas pessoas correm o risco de ter dificuldade em expressar suas emoções e sentimentos - ou mesmo dificuldade em compreender as emoções que estão sentindo. Essa condição é conhecida como alexitimia. O que causou isso?

Saiba o que é alexitimia e seus sintomas

Alexitimia é uma doença que torna difícil compreender as emoções, identificar ou expressar emoções. O termo foi introduzido no início de 1972 por um professor e psiquiatra da Harvard Medical School, pegando emprestado um termo do grego que significa literalmente "sem palavras para emoções". Alexitimia não é o nome de um transtorno mental. No entanto, essa condição pode ser experimentada por pacientes que apresentam vários transtornos mentais. Estima-se que a alexitimia afete 1 em cada 10 pessoas. Como uma condição relacionada à emoção própria, vários são os sintomas que serão apresentados por alguém com alexitimia, por exemplo:
  • Dificuldade em entender sentimentos e emoções
  • Dificuldade em expressar e comunicar sentimentos aos outros
  • Dificuldade em responder às emoções de outras pessoas
  • Tem capacidade limitada de fantasiar e imaginar
  • Tenha um estilo de pensamento lógico e rígido e não leve as emoções em consideração
  • Ter habilidade estratégica lidar ruim ao lidar com o estresse
  • Incapacidade de prestar atenção aos interesses ou necessidades dos outros
  • Tem uma personalidade rígida e acha difícil brincar
  • Insatisfeito de várias maneiras na vida
A alexitimia certamente pode causar frustração nas pessoas que apresentam essa condição. Se você acha muito difícil identificar e compreender suas emoções, é altamente recomendável que você procure a ajuda de um conselheiro ou terapeuta. Um conselheiro ou terapeuta pode acompanhá-lo para treinar a compreensão de suas emoções.

Várias causas de alexitimia

Não está claro qual é a causa exata da alexitimia. No entanto, existem vários fatores que se acredita terem um efeito sobre esta condição, por exemplo:

1. Fatores genéticos

Uma pesquisa no jornal Psicoterapia e psicossomática indicam que a alexitimia pode ser devida a fatores genéticos. Acredita-se que uma pessoa pode ter alexitimia se houver um membro da família que também apresente essa condição.

2. Fatores ambientais

A mesma pesquisa acima também indica que fatores ambientais influenciam a ocorrência de alexitimia. Esses fatores ambientais incluem uma história de traumas na infância, certos transtornos mentais e doenças físicas, bem como outros fatores econômicos e sociais.

3. Danos cerebrais

Além de fatores genéticos e ambientais, é possível que a alexitimia também ocorra devido a danos na parte do cérebro chamada ínsula anterior. Diz-se que essa parte do cérebro desempenha um papel nas habilidades sociais, emocionais e empáticas de uma pessoa.

Existe tratamento para a alexitimia?

Até o momento, não há tratamento específico para a alexitimia. O tratamento dado pelo médico depende das necessidades gerais do paciente ou de outras condições que acompanham a alexitimia. Por exemplo, se essa condição ocorrer em pessoas deprimidas, o paciente receberá medicamentos antidepressivos. A terapia também pode ajudar alguém com alexitimia a praticar a saúde emocional. Alguns tipos de terapia que podem ser administrados, a saber:
  • Terapia cognitiva comportamental
  • Terapia de Grupo
  • Psicoterapia ou terapia de contar histórias
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Alexitimia é uma doença que dificulta a compreensão das emoções ou a expressão das próprias emoções. Essa condição não é um transtorno mental isolado e pode ocorrer em alguém que tem outra condição mental. Se você acha difícil entender suas emoções, é aconselhável procurar a ajuda de um conselheiro ou terapeuta.