Complexo de Édipo, o interesse do menino pela mãe, isso é normal?

Como pai, você já imaginou que os filhos passam por uma fase em que são atraídos pelos pais? No caso da fase de atração do menino pela mãe, esse conceito é denominado complexo de Édipo. Parece controverso, esta teoria é amplamente discutida e criticada em psicologia.

Saiba o que é o complexo de Édipo e suas origens

Complexo de Édipo é um termo da teoria do desenvolvimento psicossexual que descreve a fase em que um menino é atraído pela mãe. O termo foi cunhado pelo estudioso Sigmund Freud em 1899 e foi usado informalmente até 1991. De acordo com esse conceito controverso do complexo de Édipo, os filhos vêem seus pais como rivais ou rivais. Ou seja, o filho deseja competir com o pai, para conseguir a atenção e o carinho da mãe. A controvérsia sobre esse conceito está centrada na teoria de que as crianças têm sentimentos sexuais pelos próprios pais. No entanto, de acordo com Sigmund Freud, esses sentimentos são, na verdade, "estressados" ou não percebidos pela criança. No entanto, esse desejo ainda afeta o desenvolvimento do Pequeno. Complexo de Édipo é um termo usado para meninos. Enquanto isso, os sentimentos sexuais das filhas pelos pais são chamados de complexo Electra. O termo "complexo de Édipo" vem da história de Sófocles da Grécia antiga. Na história, um personagem chamado Édipo Rex, sem saber, mata seu pai e se casa com sua mãe.

O conceito de desenvolvimento psicossexual de Freud e sua relação com o complexo de Édipo

Na teoria apresentada por Sigmund Freud, o desenvolvimento psicossexual na infância ocorre em vários estágios. Cada estágio representa a conclusão do desenvolvimento (fixação) da libido em uma parte diferente do corpo. De acordo com Freud, conforme uma pessoa cresce e se desenvolve, certas partes do corpo proporcionam prazer, frustração ou ambos. Essas partes do corpo são atualmente chamadas de zona erógena. Freud dividiu os estágios do desenvolvimento psicossexual acima nos seguintes:

1. Oral

Esta fase ocorre quando uma pessoa ainda é um bebê até os 18 meses de idade. Esta fase envolve a fixação da boca e acredita-se que dê à criança prazer em sugar, lamber, mastigar e morder.

2. Anal

O estágio anal se desenvolve quando uma pessoa tem entre 18 meses e 3 anos de idade. Nesta fase, o desenvolvimento terá como foco o prazer de defecar e começar a viver o hábito treino de toalete os saudáveis.

3. Falik

O estágio fálico dura dos 3 aos 5 anos de idade. Esta fase é considerada a fase mais importante do desenvolvimento psicossexual, na qual Freud acredita que meninos e meninas desenvolvam sua atração por pais do sexo oposto.

4. Latente

O estágio latente ocorre entre 5 e 12 anos. Na fase latente, a criança desenvolve sentimentos que tendem a ser inativos (dormente) no sexo oposto. Porque, ele pode estar preocupado com a interação social e os valores da amizade com seus amigos.

5. Genital

O estágio genital começa a se desenvolver a partir dos 12 anos de idade até a idade adulta. A maturação saudável da atração sexual ocorre durante este período porque todos os outros estágios já estão integrados na mente da criança. Com base na teoria desenvolvida por Freud, o complexo de Édipo desempenha um papel importante na fase fálica - que ocorre entre as idades de 3 e 6 anos. Nesse estágio, a libido da criança estará focada nos órgãos genitais.

Sintomas do complexo de Édipo

Na verdade, os sintomas e as características do complexo de Édipo não são muito "sexuais" - como muitas pessoas imaginam. Em vez disso, esse sintoma é tão sutil que os pais podem nem perceber. Alguns exemplos de sinais e sintomas do complexo de Édipo em meninos são:
  • Possessivo com sua mãe
  • Com raiva do pai que tocou sua mãe
  • Gosta de forçar a dormir entre os pais
  • Esperando que o pai viaje para que o filho possa estar perto de sua mãe
[[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O complexo de Édipo é um dos conceitos mais amplamente discutidos e criticados em psicologia. Embora essa teoria possa ser "apenas" a opinião de um especialista, o complexo de Édipo certamente não pode machucar ser compreendido de maneira adequada. Se você está preocupado com o comportamento de seu filho, converse com seu pediatra ou profissional de saúde mental.