Conheça as causas da vertigem súbita e a maneira certa de superá-la

Sentir vertigem repentina pode ser um pesadelo entre as atividades. Portanto, você deve identificar a causa desta vertigem súbita para que seu médico possa tomar o tratamento certo para curar ou pelo menos aliviar seus sintomas. A vertigem é uma dor de cabeça que geralmente é acompanhada por uma visão giratória e você perde o equilíbrio. Um tipo de vertigem é chamado Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) que muitas vezes vem de repente, principalmente quando você mexe a cabeça. Você não precisa se preocupar porque esta condição não é fatal (benigno) No entanto, existem coisas que você pode fazer para reduzir o desconforto causado pela vertigem súbita.

Quais são as causas da vertigem repentina?

A VPPB ocorre quando as partículas de cálcio (canalite) se acumulam no canal auditivo. Isso interrompe os sinais de equilíbrio enviados pelos ouvidos para o cérebro, de modo que você perderá facilmente o equilíbrio quando a cabeça ou o corpo executar movimentos relacionados à gravidade, como levantar a cabeça ou ficar de pé. Várias coisas podem causar vertigem repentina, como:
  • Há danos leves a graves no interior de sua cabeça
  • Há danos ao ouvido interno, por exemplo, causados ​​por cirurgia anterior
  • Enxaqueca.
Não raramente, a VPPB não tem causa conhecida. O que está claro, a VPPB não causará dores de cabeça prolongadas e problemas auditivos. Essa súbita causa de vertigem também não o fará desmaiar, suas mãos formigarão, ficarão entorpecidas, quanto mais dificultar a fala e a realização de certos movimentos. Se sentir os sintomas adicionais mencionados acima, consulte imediatamente um médico porque pode ocorrer outros problemas de saúde.

Outras causas de vertigem súbita

Vertigem é sinônimo de sensação de tontura e náusea ao mesmo tempo. Quando aparece de repente, pode indicar um problema de saúde mais sério e geralmente é acompanhado por outros sintomas. Algumas causas de vertigem súbita além da VPPB são:

1. Enxaqueca vestibular

A enxaqueca vestibular pode ser uma causa de vertigem súbita em pessoas que estão sob estresse, falta de descanso ou comem certos alimentos. Além de tonturas e náuseas, os sofredores também podem sentir sensibilidade à luz ou ao som, e as dores de cabeça podem durar de alguns minutos a dias.

2. Doença de Meniere

A doença de Meniere também pode causar vertigem súbita acompanhada de náuseas e sintomas adicionais, como zumbido nos ouvidos e sensação de saciedade, perda de audição e perda de equilíbrio. A vertigem pode aparecer logo após você sentir o zumbido nos ouvidos ou com uma longa pausa. Essa condição pode ocorrer se você tiver vários fatores de risco, como infecções frequentes do ouvido interno, hereditariedade e doenças autoimunes.

3. Labirintite e neurite vestibular

Ambas as causas de vertigem súbita ocorrem quando há inflamação no ouvido interno. A labirintite é a inflamação do labirinto da orelha, enquanto a neurite vestibular ocorre no nervo vestibulococlear. Tal como acontece com a doença de Meniere, a labirintite e a neurite vestibular podem causar náuseas e vômitos, juntamente com perda de audição. No entanto, a causa da vertigem súbita é diferente, ou seja, a presença de uma infecção viral. [[Artigo relacionado]]

Tratamento para vertigem súbita

Se a causa de sua vertigem súbita for VPPB, essa condição pode realmente desaparecer por si mesma em algumas semanas ou meses. Para acelerar o alívio desses sintomas, os médicos geralmente tomam medidas de alívio, como:

1. Reposição canalítica

Este procedimento é muito simples e geralmente é feito no consultório médico ou clínica. O truque é mover o canal que está preso no canal auditivo para se mover para uma espécie de pequena bolsa (vestíbulo) no ouvido, de modo que o cálcio seja mais facilmente absorvido pelo corpo. Sua cabeça será mantida em uma determinada posição por 30 segundos até que os sintomas desapareçam e seja comprovado que é eficaz no alívio dos sintomas de vertigem repentina após 1-2 vezes em diferentes sessões. O médico também lhe ensinará como fazer você mesmo em casa como primeiros socorros, quando a causa dessa vertigem repentina reaparecer.

2. Operação

Se o reposicionamento do canalite não for eficaz, o médico recomendará um procedimento cirúrgico com uma taxa de cura de até 90 por cento. Esta cirurgia é feita com a inserção de um tampão ósseo para fechar parcialmente o canal auditivo interno e reduzir a tontura. Diferentes causas de vertigem súbita, diferentes tratamentos recomendados pelos médicos. Para aqueles com doença de Meniere, por exemplo, seu médico pode prescrever medicamentos, como meclizina, glicopirrolato ou lorazepam, para aliviar sua dor de cabeça. Quando os sintomas diminuem, você ainda precisa levar um estilo de vida saudável para minimizar a ocorrência de vertigens recorrentes repentinas. Aconselha-se a limitar o consumo de sal, evitar cafeína, chocolate, álcool, para não fumar.