Teste de QI infantil, deve ser feito? Esta é a explicação

Que pai não quer ter filhos espertos? agora, uma das maneiras mais comuns de descobrir o nível de inteligência de uma criança é teste de quociente de inteligência também conhecido como teste de QI de uma criança. O teste de QI é uma ferramenta de medição que se acredita determinar o nível de inteligência das crianças com base em uma série de ferramentas de medição padronizadas. Até agora, existem duas escalas de medida que podem ser utilizadas como material em testes de QI para crianças, a saber, o WPPSI (WPPSI).Inteligência de pré-escola e escola primária Wechsler) e WISC (Escala de inteligência Wechsler para crianças) Depois de passar por esse teste, a criança obterá o resultado do teste na forma de números. Quanto maior o número, o nível de inteligência da criança é considerado melhor e pode até ser considerado uma criança de alto potencial.crianças sobredotadas).

As crianças devem fazer um teste de QI?

Para responder a essa pergunta, há várias coisas que os pais devem considerar antes de envolver seus filhos no teste de QI de uma criança. O que significa neste caso, por exemplo:
  • Por que as crianças devem fazer um teste de QI

Os resultados do teste de QI podem fornecer uma visão geral para os pais no direcionamento da educação de seus filhos, de modo que o potencial da criança possa ser explorado ao máximo. No entanto, o teste de QI perde o sentido se os pais não tiverem um motivo claro.
  • Idade da criança

A American Child Genius Association (NAGC) acredita que crianças menores de 6 anos não precisam fazer um teste de QI porque os resultados não serão precisos. Para crianças menores de 6 anos, o NAGC recomenda outras formas de teste, como checagem de características e entrevistas com psicólogos, bem como observações feitas pelos próprios pais.
  • Outros fatores

Antes de pedir ao bebê para fazer o teste de QI de uma criança, os pais devem primeiro compreender a condição da criança. Um teste de QI pode falhar na identificação de uma criança de alto potencial se ela não souber ler ou se estiver de mau humor durante o exame.

O que é feito no teste de QI de uma criança?

Os testes de QI das crianças são realizados para determinar o potencial da criança (incluindo pontos fortes e fracos), para que os pais possam direcionar a educação dos filhos de acordo com seus interesses e talentos. Em testes de QI, os psicólogos usarão certas técnicas para identificar as áreas cognitivas de uma criança, como:
  • Compreensão verbal: a capacidade da criança de usar o vocabulário para compreender, expressar e explicar certos conceitos.
  • Visual Espacial: a habilidade da criança de ver detalhes visuais e entender seus relacionamentos.
  • Raciocínio fluido: a capacidade de usar informações visuais e aplicá-las ao conhecimento.
  • Memória de trabalho: a capacidade de aprender, manipular e dominar informações para concluir certas tarefas.
  • Velocidade de processamento: a capacidade da criança de processar e tomar decisões rapidamente com base em informações visuais.
[[Artigo relacionado]]

Como ler os resultados do teste de QI de uma criança

Depois que a criança passa pelo teste de QI acima, o psicólogo que a testa emitirá resultados na forma de números ou pontuações. agora, essas pontuações variam amplamente, desde pontuações brutas, percentis e pontuações padrão. Quando se trata de QI, você pode imediatamente ser atraído para a faixa total de QI da criança nos resultados do teste. Em termos gerais, como ler esses números é o seguinte:
  • 85-115: QI de uma criança normal
  • 115-129: QI de crianças superdotadas de nível inferior (crianças superdotadas)
  • 130-144: QI de crianças moderadamente superdotadas (crianças superdotadas moderadas)
  • 145-159: Criança superdotada com QI alto (crianças altamente dotadas)
  • Acima de 160: gênio.
Os resultados do QI das crianças também podem ser uma consideração para os pais no desenvolvimento de padrões parentais e de ensino apropriados para os filhos. Por exemplo, quando uma criança apresenta sintomas de dislexia, os pais podem antecipar imediatamente essa condição para que o desenvolvimento da criança não seja prejudicado. Os especialistas também argumentam que os testes de QI para crianças podem não mostrar necessariamente certos potenciais em si mesmas como um todo, como habilidades de pensamento criativo e talento artístico. Não desanime se seu filho não tiver um QI acima da média. O NAGC avalia que as crianças com QI acima da média podem passar despercebidas se os pais apenas olharem para as pontuações de QI. Em vez disso, você deve consultar as avaliações das pontuações incluídas pelo psicólogo que acompanha o teste de QI da criança. A razão é que esta seção é muito importante para ler os reais talentos e interesses das crianças, para que você possa escolher uma direção que esteja de acordo com o potencial da criança.

Como aumentar o QI de uma criança?

O nível de inteligência das crianças é influenciado por muitas coisas, desde fatores genéticos, boa nutrição, proteção contra doenças, até estimulação por meio de jogos e aprendizado adequado. No entanto, existem coisas que os pais podem fazer para aumentar o QI de seus filhos. Algumas coisas que você pode fazer, por exemplo:
  • Assegure-se de que as crianças se sintam amadas por aqueles que são mais próximos a elas, especialmente os pais. Quanto mais forte for o vínculo de amor entre pais e filhos, maior será a probabilidade de a criança ter um QI alto.
  • Certifique-se de que a criança tenha o máximo de experiência prática possível. A variedade de experiências das crianças irá torná-las mais inteligentes e aprimorar suas habilidades de pensamento.
  • Criar uma mentalidade dinâmica, incluindo acreditar que o QI é algo que pode ser cultivado por meio de aprendizado e esforço.
Como pai, dar brinquedos caros e educacionais aos filhos não é a única maneira de aumentar o QI. Por outro lado, esse esforço também precisa ser equilibrado com outras ações, como tentar dar apoio às crianças dando pequenos passos. Elogiar seu filho por seus esforços por meio de uma série de testes de QI, independentemente do resultado, pode aumentar a autoconfiança e fará com que ele se sinta ainda mais valorizado.