Reconhecendo a necrose pulpar, doença de dentes mortos

Você já teve ou ainda tem grandes cáries, mas elas não doem nada? Quando isso acontece, muitas pessoas os desencorajam a ir ao dentista. Na verdade, é justamente nesse momento que você deve ficar triste porque é um sinal de que o dente está com necrose pulpar. Necrose é um termo médico para descrever a morte do tecido. Enquanto isso, a polpa é o tecido localizado na camada mais interna do dente. A polpa consiste nos nervos do dente e nos vasos sanguíneos. Esse tecido começa na coroa do dente e continua a preencher a cavidade da raiz do dente. Resumidamente, a necrose pulpar é um dente com um nervo morto. Isso significa que a cárie dentária atingiu o estágio mais grave e não pode mais ser corrigida. Quando isso acontece, existem apenas duas opções de tratamento: tratamento de canal ou extração dentária.

A necrose pulpar pode ser causada por:

A necrose pulpar é a condição de cárie mais grave, portanto, antes que essa condição apareça, vários estágios devem ser superados. Doença, geralmente sempre precedida de cáries, com os seguintes estágios:

1. Buracos nos dentes

Os dentes consistem em três camadas principais: esmalte, dentina e polpa. O esmalte, ou esmalte, é a camada externa e mais dura. A dentina é a segunda camada sensível aos estímulos dolorosos e a última é a polpa como a camada mais profunda. Quando há cáries, as bactérias atacam primeiro a camada externa ou o esmalte. Os orifícios que ocorrem no esmalte são geralmente muito pequenos e não são claramente visíveis a olho nu. A maioria das pessoas não sente os orifícios que ocorrem nesta camada. Só quando as bactérias começaram a danificar a camada de dentina, o buraco começou a ser notado. Porque, quando você chega nessa camada, geralmente os dentes começam a sentir dor. Se não forem tratadas, as cavidades irão se aprofundar e atingir a polpa.

2. A polpa infecciona

Quando o buraco atinge a polpa, esse tecido fica infectado e inflamado. Essa condição é chamada de pulpite. A pulpite é uma condição prévia para a necrose pulpar. Pessoas com pulpite apresentam dor nos dentes ao consumir alimentos e bebidas frias ou quentes. Na pulpite grave, o dente pode até doer por si mesmo, mesmo que não haja estímulo de alimentos ou temperaturas frias ou altas. A dor causada pela pulpite também pode fazer a pessoa acordar durante o sono porque sente dor. Dor que surge quando a pulpite é aguda e penetrante.

3. Ocorre necrose pulpar

Normalmente, muitas pessoas tratam a doença da pulpite apenas com analgésicos. Na verdade, a dor vai diminuir, mas você ainda não trata a fonte do problema, ou seja, as cáries. Assim, a bactéria continuará a danificar a polpa e o tecido dentário. Como resultado, o tecido pulpar que consiste nos nervos e vasos sanguíneos do dente morre. A morte dos nervos dentários faz com que os dentes não respondam mais aos estímulos dolorosos, de modo que você não sentirá mais dor ao comer ou mastigar. Os dentes que estão mortos há muito tempo eventualmente "apodrecem" e parecem pretos. Os dentes ficarão quebradiços e cairão gradualmente, deixando apenas as raízes dos dentes. A necrose pulpar também pode ocorrer repentinamente em pessoas que sofreram um acidente ou impacto com um objeto duro, causando a quebra do dente e a morte súbita do tecido pulpar. [[Artigo relacionado]]

Opções de tratamento para necrose pulpar

Não existem muitas opções de tratamento que possam ser realizadas em dentes que sofreram necrose pulpar. Porque, esses dentes não podem mais ser salvos com obturações regulares. Existem duas opções de tratamento que geralmente são realizadas para tratar dentes cujos nervos morreram: tratamento de canal radicular ou extração.

• Tratamento de canal radicular

Os dentes mortos não precisam ser extraídos imediatamente. Se a raiz do dente ainda estiver forte e houver uma coroa sadia remanescente e for usada como um cabo, o dentista pode realizar o tratamento de canal. Neste tratamento, o tecido pulpar morto é removido do canal radicular. Então, em vez disso, o canal radicular será preenchido com um material especial chamado guta-percha. Após o tratamento do canal radicular, o dentista pode continuar o tratamento fazendo para você uma coroa de jaqueta. Coroas de revestimento ou coroas dentárias são um tipo de dentadura que substituirá a coroa de um dente danificado.

• Revogação

Se o dano que ocorre no dente for muito grave, inevitavelmente o médico deverá remover o dente. A extração do dente geralmente será seguida pela instalação de dentaduras, de modo que os dentes próximos ao espaço vazio não se movam e tornem o arranjo dos dentes bagunçado. Próteses dentárias também são colocadas por razões estéticas e para restaurar as funções orais normais, como mastigação e pronúncia de palavras.

O que acontece se a necrose pulpar não for tratada prontamente?

Se não tratada, a necrose pulpar pode levar a várias complicações, tais como:
  • Infecção
  • Febre
  • Gengivas inflamadas
  • Mandíbula inchada
  • Abscesso gengival
  • Periodontite ou inflamação dos tecidos de suporte dos dentes
Essas complicações podem causar dor extrema e certamente interferirão nas atividades diárias. Se ocorrerem complicações, o tratamento será mais complicado e difícil. Portanto, não deixe suas cáries sozinhas, mas consulte imediatamente um dentista.