Conhecendo os imunomoduladores no sistema imunológico, existem ervas?

O sistema imunológico ou sistema imunológico tem um papel importante na proteção do corpo de agentes causadores de doenças, como vírus e bactérias (patógenos). Existem várias substâncias que podem regular, suprimir e aumentar o sistema imunológico do corpo, chamadas imunomoduladores. Esses imunomoduladores são então divididos em imunossupressores e imunoestimulantes, dependendo de como eles funcionam. Confira a explicação completa sobre imunomoduladores, imunossupressores e imunoestimulantes abaixo.

O que é um imunomodulador?

Os imunomoduladores ajudam a regular as respostas do sistema imunológico Os imunomoduladores são substâncias que têm a capacidade de modificar a resposta do sistema imunológico do corpo, aumentando ou suprimindo a produção de anticorpos. O objetivo é evitar patógenos prejudiciais que causam doenças. As substâncias ou materiais que podem aumentar a resistência são chamados imunoestimulantes (imunoestimuladores). Por outro lado, os imunossupressores são substâncias que suprimem ou reduzem o sistema imunológico. A seguir está uma explicação dos dois.

1. Imunossupressores

Os imunossupressores são substâncias que têm a capacidade de suprimir ou reduzir a força do sistema imunológico. Para citar a Cleveland Clinic, o sistema imunológico geralmente ajuda a combater patógenos nocivos que causam doenças. No entanto, em alguns casos, o sistema imunológico ataca erroneamente células ou tecidos saudáveis. É por isso que drogas imunossupressoras são necessárias para suprimir essas reações e reduzir seus efeitos. Os medicamentos com propriedades imunossupressores são chamados de medicamentos imunossupressores. Os medicamentos imunossupressores são geralmente usados ​​para tratar:
  • Transplantes de órgãos, células-tronco e medula óssea
  • Doenças autoimunes, como pênfigo, artrite reumatóide, doença de Crohn, esclerose múltipla e lupus
  • Alergias graves
Os medicamentos imunossupressores estão disponíveis em comprimidos, cápsulas, líquidos e formas injetáveis. O médico determinará o tipo de medicamento e a dosagem de acordo com sua condição. Vários tipos de drogas imunossupressoras para suprimir o sistema imunológico, incluindo:
  • Corticosteróides: prednisona, budesonida, prednisolona
  • Inibidor da Janus quinase: tofacitinibe
  • Inibidores da calcineurina: ciclosporina, tacrolimus
  • Inibidores de mTOR: sirolimus, everolimus
  • Inibidores de IMDH: azatioprina, leflunomida, micofenolato
  • Produtos biológicos: abatacepte, infliximabe
  • Anticorpos monoclonais: basiliximab, daclizumab
  • [[Artigo relacionado]]

2. Imunoestimulante

Os imunoestimulantes são substâncias que têm a capacidade de estimular e melhorar o sistema imunológico. Existem dois tipos de imunoestimulantes, nomeadamente imunoestimulantes específicos e não específicos. Imunoestimulantes específicos, como vacinas, podem estimular uma resposta imune contra um tipo específico de antígeno. Ou seja, este imunoestimulante é usado especificamente para certas doenças ou causas de doenças. Enquanto isso, imunoestimulantes não específicos não têm especificidade para antígenos ou doenças específicas. Vários imunoestimulantes não específicos são usados ​​para tratar:
  • Infecção crônica
  • Imunodeficiência (imunodeficiência), como na AIDS
  • Autoimunidade
  • Doença neoplásica
  • Câncer
Alguns exemplos de imunoestimulantes para melhorar o sistema imunológico, entre outros:
  • Vacinas para bactérias: vacina contra tifóide (Vivotif Berna), vacina contra pneumonia (vacina meningocócica conjugada)
  • Vacinas para vírus: vacina contra varíola, vacina Covid-19
  • Interferons: interferon beta-1a (Avonex), interferon alfacon-1 (Infergen)
  • Fatores estimuladores de colônias: filgrastim (Zarxio), pegfilgrastim (Neulasta)
  • Interleucinas: aldesleucina (Proleukin)

Existem imunomoduladores naturais em forma de ervas?

Existem vários ingredientes à base de plantas que têm propriedades imunomoduladoras. Há muito se acredita que as plantas à base de ervas têm propriedades para a saúde. Isso também é o que atraiu a atenção de pesquisadores ao descobrir o potencial dela, incluindo o efeito imunomodulador em plantas herbais. Aqui estão algumas plantas herbais com propriedades imunomoduladoras naturais que foram testadas clinicamente.

1. Cúrcuma

Cúrcuma ou Curcuma longa é um tipo de rizoma que contém curcumina. A curcumina é um composto diarilheptanoide natural que possui propriedades biológicas e farmacológicas boas para a saúde. Muitos estudos afirmam que a curcumina tem propriedades anticancerígenas, antiangiogênicas, antioxidantes, antiproliferativas e imunomoduladoras.

2. Chá

Chá ou Camellia sinensis contém epigalocatequina-3-galato (EGCG), incluindo chá verde. EGCG é um imunomodulador natural que também possui propriedades antioxidantes, antiinflamatórias, antiangiogênicas e antiproliferativas para tratar vários distúrbios de saúde, incluindo a síndrome metabólica, como o diabetes. [[Artigo relacionado]]

3. Frutas e vegetais

Frutas e vegetais, como frutas vermelhas, uvas, maçãs e brócolis são conhecidos por conter quercetina que é imunomodulador. A própria quercetina é um composto antioxidante na forma de flavonóides amplamente encontrados nas plantas. A quercetina também é conhecida por ter atividade antiinflamatória, anticâncer, anti-hipertensiva e antimutagênica, e desempenha um papel na redução dos níveis de glicose no sangue.

4. Sambiloto

Sambiloto ou Andrographis paniculata é uma planta herbácea que contém andrographolide. Andrographolide é conhecido como um bom imunomodulador no tratamento de várias doenças, incluindo artrite reumatóide, e é ainda capaz de inibir o crescimento do tumor.

5. Soja

A soja é um produto alimentar que contém genisteína, que possui propriedades imunomoduladoras. A genisteína tem efeitos potenciais no tratamento do câncer, osteoporose, hipercolesterolemia e doença de Alzheimer. Essas são algumas coisas sobre imunomoduladores que você deve saber. Antes de tomar medicamentos ou ervas que são imunomoduladores, você deve primeiro consultar seu médico. Se você ainda tiver dúvidas sobre imunomoduladores, imunossupressores e imunoestimulantes, também pode consultar diretamente conectados usar recursos conversa de médico no aplicativo de saúde da família SehatQ. Baixe o aplicativo em Loja de aplicativos e Google Play agora!