9 formas vaginais em mulheres e suas características

O formato da vagina de cada mulher pode ser diferente, variando de cor, tamanho e cheiro. A maneira mais fácil de ver a forma da vagina é pelos lábios, os lábios da vagina que estão localizados perto da vulva. Existem simétricos, assimétricos, longos, curtos e muitos mais. A diferença no formato da vagina não é motivo de preocupação, pois são vários os fatores que podem afetá-la, desde a idade, alterações hormonais, até a gravidez. Aqui estão as formas da vagina que você precisa reconhecer:
  • Pequenos lábios fechados(os lábios vaginais externos parecem bem fechados)
  • Lábios internos visíveis(dentro dos lábios vaginais ligeiramente escondidos)
  • Lábios internos longos e pendentes(dentro dos lábios vaginais são mais longos do que os lábios vaginais externos)
  • Lábios pequenos abertos(o lábio vaginal externo tem uma pequena fenda que mostra o lábio vaginal interno)
  • Lábios internos assimétricos(Os lábios vaginais internos à esquerda e à direita não têm a mesma forma)
  • Lábios externos curvos(lábios vaginais externos curvados como uma ferradura)
  • Lábios internos proeminentes(dentro dos lábios vaginais mais proeminentes)
  • Lábios externos proeminentes(os lábios vaginais externos são mais proeminentes)

Mais sobre o formato da vagina nas mulheres

Falando sobre o formato da vagina, uma maneira de detectar diferentes formas é olhando para os lábios. Algumas descrições das diferentes formas vaginais incluem:

1. Pequenos lábios fechados

Na forma de uma vagina com tipo pequenos lábios fechados, Os grandes lábios estão tão próximos que parecem inseparáveis. Esta é a forma mais comum de corrimento vaginal do que outras formas.

2. Lábios internos visíveis

Como o nome indica, a próxima forma vaginal é caracterizada pelo tamanho dos grandes lábios e pequenos lábios serem mais dominantes. Como resultado, os lábios internos da vagina não são visíveis porque estão "escondidos".

3. Lábios internos longos e pendentes

Há uma forma vaginal com os lábios internos projetando-se para fora em até 2,5 cm. Ou seja, os pequenos lábios são mais longos que os grandes e parece que há uma prega adicional nos lábios vaginais.

4. Lábios externos longos e pendentes

Por outro lado, também existem formas da vagina em que os lábios externos são mais proeminentes. As dobras dos lábios podem até aparecer além da linha da calcinha.

5. Lábios pequenos abertos

Lábios pequenos abertos é a forma da vagina com os grandes lábios paralelos ao osso púbico. Há apenas uma pequena lacuna expondo os pequenos lábios.

6. Lábios internos assimétricos

O interior dos lábios vaginais também pode ser desigual ou assimétrico. Ou seja, os pequenos lábios podem ser maiores, mais grossos e mais longos do que o outro lado.

7. Lábios externos curvos

Se a abertura vaginal for mais larga na parte superior, os pequenos lábios serão claramente visíveis. Tem a forma de uma ferradura porque os grandes lábios se fecham para baixo.

8. Lábios internos proeminentes

A próxima forma da vagina são os pequenos lábios, que são mais visíveis do que os grandes. No entanto, a diferença não é muito grande.

9. Lábios externos proeminentes

Diferente de lábios internos proeminentes, A próxima forma de vagina é que os grandes lábios são mais visíveis. Conseqüentemente, a pele de uma parte dos lábios tende a ser mais espessa ou mais fina. Em média, o tamanho dos grandes lábios esquerdo ou direito é de 12 cm com uma profundidade de 10 cm. Quanto ao comprimento, os pequenos lábios esquerdo e direito têm em média 10 cm e larguras diferentes. Os pequenos lábios esquerdos têm 6,4 cm de comprimento, enquanto os pequenos lábios direitos têm 7 cm de largura.

Fatores que afetam a mudança na forma da vagina

A forma da vagina de uma mulher continuará a mudar devido a vários fatores, tais como:
  • Mudanças hormonais

Um dos exemplos mais fáceis são as mudanças hormonais que as mulheres experimentam durante a menstruação. Ao contrário dos dias normais, o hormônio estrogênio durante a menstruação é maior. Assim, o tecido vaginal torna-se mais espesso. O colo do útero também sofre alterações durante a menstruação.
  • Fazer amor

A atividade sexual pode alterar a forma da vagina. Assim como uma ereção nos homens faz com que o pênis endureça devido ao fluxo sanguíneo, a vagina pode se expandir e alargar quando recebe estimulação sexual.
  • Gravidez

Fatores que alteram os hormônios durante a gravidez podem tornar a cor da vulva mais escura do que o normal. Perto do último trimestre da gravidez, o tecido da parede vaginal também é mais flexível porque prepara o canal de parto para o bebê.
  • Pós-parto

Enquanto isso, após o parto, a forma da vagina também muda para ser mais larga. Normalmente, a forma da vagina volta ao normal após um período de 6 a 12 semanas.
  • Era

Conforme você envelhece, as paredes vaginais não são mais tão fortes quanto antes. Além disso, o diâmetro fica mais largo. Além disso, juntamente com a menopausa, o que indica uma diminuição do hormônio estrogênio no corpo. Consequentemente, a parede vaginal torna-se menos forte como antes. Leia também:Qual é a aparência de uma cor vaginal normal?

Anatomia vaginal

Anatomicamente, a vagina possui várias partes com suas respectivas funções. A anatomia vaginal consiste em:
  • Abertura vaginal

A abertura vaginal também é conhecida como vestíbulo vaginal. Ele está localizado entre a uretra e o ânus. Essa abertura vaginal é um local para a saída do sangue menstrual, um local para o pênis penetrar durante o sexo e um local para o bebê sair durante o parto.
  • Parede vaginal

Na parede vaginal, existem muitas camadas com fibras elásticas. Esta superfície da parede vaginal pode esticar elasticamente, o que é muito importante durante o sexo e o parto.
  • Hímen

Hymen também é conhecido como hímen, membrana fina que fica na abertura vaginal. A forma média é um semicírculo, mas pode variar de uma pessoa para outra.

Quais são as características de uma vagina anormal?

Como a forma da vagina de cada mulher pode ser diferente, isso não pode ser usado como a única referência para avaliar se a vagina é normal ou não. Mesmo assim, se você sentir que há algo errado com o formato da vagina, é claro que não há nada de errado em consultar um médico. As condições que geralmente caracterizam uma vagina anormal incluem:
  • Há uma mudança na cor, no cheiro e na quantidade de secreção vaginal que sai da vagina
  • A vagina coça e parece erupção na pele
  • Sangrando embora não seja hora de menstruar
  • Sangrar após o sexo ou após entrar na menopausa
  • Há um caroço na vagina
  • Dor vaginal durante a relação sexual

Como manter a saúde vaginal

Qualquer que seja o formato da sua vagina, a saúde desses órgãos íntimos certamente precisa ser mantida. Além de estar sempre limpa, esse bom hábito reduzirá o risco de doenças na vagina. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para manter a saúde vaginal.
  • Limpe a vagina rotineiramente todos os dias, lavando-a da frente para trás
  • Pratique exercícios regularmente, especialmente os exercícios de Kegel, porque podem treinar os músculos do assoalho pélvico
  • Não se envolva em atividades sexuais de alto risco, não mude de parceiro sexual, use anticoncepcionais de maneira adequada e correta durante o sexo
  • Tome a vacina contra o HPV para prevenir infecções que podem ser transmitidas através da atividade sexual e levar ao câncer cervical
  • Limite o consumo de álcool e pare de fumar porque pode prejudicar e reduzir a função sexual
[[artigos relacionados]] A forma e a anatomia da vagina foram criadas por Deus de forma que ela possa desempenhar suas respectivas funções de forma otimizada. Até a vagina também é um órgão inteligente porque pode se limpar sem a necessidade de sabonete de higiene feminina ou outros produtos químicos. Não menos importante é manter o pH ácido ao redor da vagina. O objetivo é que as bactérias não tenham chance de se multiplicar e fazer com que leveduras ou bactérias infectem a vagina.