É assim que se lida com o sangramento durante a relação sexual

O sangramento durante ou após a relação sexual não deve ser ignorado. Essa condição pode até ocorrer em muitas mulheres (46-63 por cento para ser exato) que passaram pela menopausa. O sangramento durante a relação sexual pode ser causado por uma série de condições, como inflamação pélvica, infecções sexualmente transmissíveis, menopausa e sinais precoces de gravidez. Se você faz parte dos grupos de risco de ter esse problema, é uma boa ideia conhecer as várias maneiras de lidar com o sangramento durante a relação sexual e sua prevenção.

Como lidar com o sangramento durante a relação sexual

Como lidar com o sangramento durante a relação sexual pode ser feito com base na causa. Aqui estão várias causas possíveis e como corrigi-las.

1. Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

Se o sangramento durante o sexo for causado por uma doença sexualmente transmissível (DST), o médico prescreverá antibióticos para tratar a bactéria que causa DST para que a infecção possa curar e tratar o sangramento durante a relação sexual.

2. Contraceptivos

O uso ou mudança de métodos anticoncepcionais pode ser uma das causas do sangramento durante a relação sexual. Essa condição pode ocorrer durante o uso de um novo anticoncepcional. Como forma de lidar com o sangramento durante a relação sexual devido à contracepção, você deve consultar um médico para fazer um exame. Você pode ser aconselhado a mudar para outro tipo de contracepção se esta for a causa.

3. Pólipos benignos

Pequenos pólipos no colo do útero ou colo do útero podem causar sangramento após o sexo. É melhor consultar um médico para tratar esse problema. Seu médico pode sugerir a remoção dos pólipos como forma de lidar com o sangramento durante a relação sexual.

4. Erosão cervical

Erosão cervical ou ectrópio cervical é uma condição que geralmente ocorre quando as células do colo do útero (células glandulares / células lisas) estão fora da superfície do colo do útero. Essas células sangram facilmente, então o ectrópio cervical pode causar o mesmo após o sexo. Esta condição não necessita de tratamento especial, desde que não interfira. No entanto, se você sentir vários sintomas, como dor ou sangramento, consulte um médico para obter o tratamento adequado. Seu médico pode sugerir cauterização ou medicação.

5. Atrofia vaginal

A atrofia vaginal ocorre em mulheres que já passaram pela menopausa. Essa condição faz com que as paredes vaginais se tornem mais finas e produzam apenas uma pequena quantidade de muco. A maneira de lidar com o sangramento durante a relação sexual devido à atrofia vaginal é com terapia com estrogênio. O uso de lubrificantes vaginais também pode ajudar com o desconforto de uma vagina seca e reduzir a dor.

6. Endometriose

Mudar as posições sexuais pode ajudar a reduzir o sangramento durante a relação sexual causado pela endometriose. A terapia hormonal para reduzir os níveis de estrogênio pode ser administrada para ajudar a reduzir a dor.

7. Trauma físico

O sangramento devido a trauma físico geralmente cessa por conta própria após a cura do trauma. No entanto, essa condição pode ocorrer novamente se a causa do trauma físico não for interrompida.

8. Câncer

Se o sangramento durante a relação sexual for causado por câncer, como câncer cervical, vaginal e uterino, procedimentos médicos para tratar o câncer devem ser realizados. Esses procedimentos incluem cirurgia, quimioterapia ou administração de drogas. [[Artigo relacionado]]

Como prevenir sangramento durante a relação sexual

Consultar um médico pode ajudar a prevenir o sangramento novamente. Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para prevenir o sangramento durante ou após o sexo.

1. Uso de lubrificantes durante o sexo

Lubrificantes à base de água ou silicone durante a relação sexual podem ser úteis na prevenção de sangramento vaginal. Os lubrificantes podem superar e prevenir a secura vaginal, que pode causar sangramento devido à fricção. Ao usar preservativos, escolha um lubrificante à base de água.

2. Evite as causas de trauma físico

Faça sexo lentamente ou pare temporariamente se sentir enjoo. Isso pode ajudar a reduzir a dor e prevenir o sangramento de traumas físicos.

3. Use hidratante vaginal regularmente

Isso é especialmente importante se você entrou na menopausa ou tem outras condições que causam secura vaginal. O uso regular de hidratantes vaginais pode ajudar a manter os órgãos sexuais úmidos. Além de prevenir o sangramento, o uso de um hidratante também pode fazer você se sentir mais confortável.

4. Mantenha a limpeza da área vaginal

Para prevenir infecções que causam sangramento durante a relação sexual, sempre mantenha sua área feminina limpa. Tomar banho e trocar de roupa íntima regularmente são as melhores maneiras de prevenir o crescimento de bactérias e fungos. Evite usar sabonete de limpeza vaginal e relações sexuais prejudiciais.

5. Exames médicos de rotina

Os check-ups regulares podem prevenir e detectar precocemente o câncer cervical, que causa sangramento durante a relação sexual. Recomenda-se que você faça exames regulares que podem ser feitos depois dos 21 anos de idade ou quando se mantém sexualmente ativo.

6. Verifique com o médico

Se você teve sangramento muitas vezes depois de fazer sexo, consulte imediatamente um médico para tratamento e evite que isso aconteça novamente. Se estiver a fazer tratamento para tratar a hemorragia durante a relação sexual, siga o conselho recomendado pelo seu médico para prevenir a continuação da hemorragia. O sangramento durante ou após a relação sexual não pode ser ignorado, mas isso não significa que você deva entrar em pânico. A maioria das causas de sangramento durante a relação sexual geralmente ainda são bastante normais. Se você tiver outras perguntas sobre sangramento após o sexo, pode perguntar ao seu médico diretamente no aplicativo de saúde da família SehatQ gratuitamente. Baixe o aplicativo SehatQ agora na App Store ou Google Play.