5 perigos do bronzeamento para a saúde, entenda dicas seguras para fazer isso

Bronzeamento é o processo de escurecimento da pele para obter um tom de pele mais exótico. Normalmente, essa atividade é realizada por pessoas tomando sol. Além disso, esta atividade para escurecer a cor da pele também pode ser feita em ambientes internos usando cama de bronzeamento , um aparelho equipado com raios ultravioleta artificiais para ajudar a escurecer a pele. Embora possa embelezar a cor da pele, bronzeamento com muita frequência e muito tempo não era bom para a saúde. Durante o processo bronzeamento , sua pele receberá indiretamente a exposição contínua aos raios ultravioleta. Ao ar livre e dentro de casa, bronzeamento pode danificar as células da pele, acelerar o envelhecimento e torná-lo exposto a doenças, uma das quais é o câncer.

Quais são os perigos bronzeamento?

Quando o processo bronzeamento , as pessoas aproveitam a exposição aos raios ultravioleta para escurecer a pele. Exposição excessiva aos raios ultravioleta quando bronzeamento Isso pode levar a uma variedade de problemas de saúde, incluindo:

1. Envelhecimento prematuro da pele

Exposição excessiva aos raios ultravioleta quando bronzeamento pode tornar a pele áspera, espessa e apresentar rugas e manchas escuras. Quanto mais exposição ao sol você obtém, mais rápido sua pele envelhece.

2. Câncer de pele

Quando exposto ao sol continuamente, você pode desenvolver câncer de pele (melanoma). Esse risco surge porque os raios ultravioleta danificam o DNA das células da pele e interferem na capacidade do corpo de combater o câncer.

3. Ceratose actínica

Ceratose actínica é uma condição na qual manchas ou escamas aparecem no rosto, dorso das mãos, couro cabeludo ou tórax devido à superexposição à luz solar. Se ocorrer continuamente, pode levar ao câncer.

4. Lesões oculares

Não apenas a pele, os olhos também correm o risco de sofrer interferência quando expostos continuamente aos raios ultravioleta. Os problemas de saúde que podem atacar os olhos devido à exposição ao sol são danos à córnea ( fotoqueratite ) e ocorrem cataratas mais rapidamente.

5. Sistema imunológico enfraquecido

A exposição aos raios ultravioleta que ocorre continuamente fará com que você seja sensível à luz do sol, enfraquecerá seu sistema imunológico, antes de ter um impacto ao tomar certos medicamentos. Os raios ultravioleta ajudam seu corpo a obter vitamina D, mas a exposição a eles pode causar danos à pele se você ingeri-la em excesso. Para obter vitamina D dos raios ultravioleta, você simplesmente se aquece por cerca de 5-15 minutos ao sol, duas a três vezes por semana.

Maneira rápida e segura bronzeamento debaixo do Sol

Existem várias maneiras que podem ser aplicadas para que o processo bronzeamento ao sol pode ser executado de forma rápida e segura, a saber:
  • Use protetor solar

Ao tomar sol, use um protetor solar com FPS 30, no mínimo. Nunca use óleo. bronzeamento que não contém protetor solar. Aplique protetor solar a cada 20 minutos em todos os cantos do corpo para que possa ser protegido da exposição direta aos raios ultravioleta.
  • Mude de posição o mais rápido possível

Mudar a posição do banho de sol com a maior freqüência possível pode reduzir o risco de queimaduras na pele em certas partes do corpo devido à exposição ao sol.
  • Coma alimentos que contenham beta-caroteno

Comer alimentos que contenham beta-caroteno pode ajudar sua pele a ficar com um bronzeado exótico sem ter que ficar muito tempo sob o sol. Exemplos de alimentos que contêm beta-caroteno incluem cenoura, batata-doce e couve.
  • Consumir alimentos ricos em licopeno

De acordo com a pesquisa, o licopeno pode ajudar a proteger a pele naturalmente da exposição aos raios ultravioleta. Portanto, é recomendável comer alimentos que contenham licopeno, como tomate, goiaba e melancia.
  • Escolha o tempo bronzeamento correto

A exposição ao sol é mais forte entre as 10h00 e as 15h00 No entanto, lembre-se também que o risco de câncer devido ao banho de sol nessas horas também está aumentando devido à grande quantidade de raios ultravioleta que são absorvidos pela pele. Portanto, é recomendável que você tome banho de sol pela manhã antes do meio-dia ou após as 15h.
  • Use um top sem alças

Ao se bronzear, considere usar um top tomara que caia. Isso pode ajudá-lo a obter um tom de pele perfeitamente uniforme e marrom, sem estrias.
  • Faça uma pausa ocasional em um lugar com sombra

Faça uma pausa ocasional na sombra quando bronzeamento pode reduzir o risco de queimaduras solares devido à exposição intensa aos raios ultravioleta. Além disso, esta etapa deve ser realizada para que a pele possa descansar um pouco depois de sentir o calor devido à exposição contínua ao sol. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

O bronzeamento ou escurecimento da pele costuma ser feito por brancos ou que estão curtindo as férias na praia. O bronzeamento artificial ao ar livre e em ambientes fechados apresenta riscos à saúde, como câncer de pele. Antes de se bronzear ao sol, você deve primeiro consultar um médico para entender o estado de sua pele, de modo que não cause problemas no futuro.