Para a maioria dos pais, o termo BPA grátis não é novo. O médico do seu filho pode ter alertado muitas vezes que todos os utensílios para comer e beber do seu filho devem ter este rótulo. Sem BPA é um rótulo que indica que o produto que você está usando não contém uma substância química chamada bisfenol-A. Essa substância é encontrada em produtos plásticos de policarbonato (por exemplo, em mamadeiras e mamadeiras) e resinas epóxi, bem como em alimentos enlatados para tornar os recipientes mais duráveis e não vazar. Pesquisas mostram que o BPA pode infiltrar-se na comida ou bebida do recipiente. Quando o BPA entra no corpo humano, vários problemas de saúde de curto e longo prazo podem ocorrer, tanto em adultos, crianças e até mesmo em fetos.
Por que o BPA gratuito é importante?
O BPA que entra no corpo agirá como um desregulador do hormônio endócrino. Ou seja, pode perturbar o equilíbrio da produção, função secretora, transporte, trabalho e eliminação dos hormônios naturais encontrados no corpo. A forma como o BPA atua é semelhante ao estrogênio, portanto esta substância pode causar vários problemas de saúde, tais como:Interferir com a função reprodutiva
Distúrbios cerebrais no feto
Doença cardíaca
Diabetes tipo 2 e obesidade
Câncer de mama e próstata
Como ter certeza de que o contêiner está livre de BPA?
O BPA é geralmente encontrado em garrafas e embalagens de alimentos feitas de plástico. Para ter certeza de que o produto que você está usando está livre de BPA, você pode ver se há ou não um rótulo 'BPA livre' nele. Se não o encontrar, pode tomar várias medidas preventivas, nomeadamente:- Não compre produtos que contenham os códigos 3 ou 7, o que significa que contenham bisfenol-A ou produtos que contenham policarbonato de PC, aliás.
- Evite comer alimentos embalados e aumente o consumo de alimentos frescos.
- Use um recipiente que não seja feito de plástico, como vidro.
- Certifique-se também de não usar brinquedos infantis feitos de plástico que não seja livre de BPA, especialmente brinquedos que possam entrar na boca de uma criança.
- Não aqueça o plástico, como fervendo ou fazendo fórmulas, despejando água quente em uma garrafa.