O significado do rótulo BPA Free e sua importância para a saúde

Para a maioria dos pais, o termo BPA grátis não é novo. O médico do seu filho pode ter alertado muitas vezes que todos os utensílios para comer e beber do seu filho devem ter este rótulo. Sem BPA é um rótulo que indica que o produto que você está usando não contém uma substância química chamada bisfenol-A. Essa substância é encontrada em produtos plásticos de policarbonato (por exemplo, em mamadeiras e mamadeiras) e resinas epóxi, bem como em alimentos enlatados para tornar os recipientes mais duráveis ​​e não vazar. Pesquisas mostram que o BPA pode infiltrar-se na comida ou bebida do recipiente. Quando o BPA entra no corpo humano, vários problemas de saúde de curto e longo prazo podem ocorrer, tanto em adultos, crianças e até mesmo em fetos.

Por que o BPA gratuito é importante?

O BPA que entra no corpo agirá como um desregulador do hormônio endócrino. Ou seja, pode perturbar o equilíbrio da produção, função secretora, transporte, trabalho e eliminação dos hormônios naturais encontrados no corpo. A forma como o BPA atua é semelhante ao estrogênio, portanto esta substância pode causar vários problemas de saúde, tais como:
  • Interferir com a função reprodutiva

A pesquisa revela que as pessoas que costumam usar produtos sem o rótulo livre de BPA sofrem danos aos hormônios endócrinos no hipotálamo e na glândula pituitária. A longo prazo, essa condição resultará em puberdade prejudicada, ovulação e causará infertilidade. Nas mulheres, esse distúrbio da função reprodutiva pode ocorrer na forma de liberação de óvulos imaturos. Enquanto nos homens, o BPA pode causar disfunção erétil, distúrbios do apetite sexual, ejaculação precoce e impotência.
  • Distúrbios cerebrais no feto

O BPA semelhante ao estrogênio no corpo pode causar mutações no DNA do feto. Isso aumenta o risco do bebê de desenvolver anormalidades cerebrais ao nascer.
  • Doença cardíaca

A entrada de BPA em baixa escala no corpo pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Doenças em questão, incluindo doença cardíaca coronária, ataque cardíaco, hipertensão, angina e doença arterial periférica.
  • Diabetes tipo 2 e obesidade

Usar talheres sem o rótulo livre de BPA também pode levar à resistência à insulina, que por sua vez pode levar ao diabetes tipo 2. Outros estudos também revelaram que o BPA pode causar obesidade, embora esta afirmação ainda precise de mais investigação.
  • Câncer de mama e próstata

Os pesquisadores acreditam que o papel do BPA, que é semelhante ao estrogênio, pode causar vários tipos de câncer, como câncer de mama, próstata e útero. Outro estudo também revelou que o uso de talheres sem o rótulo sem BPA também interfere no tratamento do câncer na forma de quimioterapia. [[Artigo relacionado]]

Como ter certeza de que o contêiner está livre de BPA?

O BPA é geralmente encontrado em garrafas e embalagens de alimentos feitas de plástico. Para ter certeza de que o produto que você está usando está livre de BPA, você pode ver se há ou não um rótulo 'BPA livre' nele. Se não o encontrar, pode tomar várias medidas preventivas, nomeadamente:
  • Não compre produtos que contenham os códigos 3 ou 7, o que significa que contenham bisfenol-A ou produtos que contenham policarbonato de PC, aliás.
  • Evite comer alimentos embalados e aumente o consumo de alimentos frescos.
  • Use um recipiente que não seja feito de plástico, como vidro.
  • Certifique-se também de não usar brinquedos infantis feitos de plástico que não seja livre de BPA, especialmente brinquedos que possam entrar na boca de uma criança.
  • Não aqueça o plástico, como fervendo ou fazendo fórmulas, despejando água quente em uma garrafa.
A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos afirma que a exposição a pequenas quantidades de BPA não é muito prejudicial à saúde humana. No entanto, o FDA ainda recomenda que crianças e mulheres grávidas priorizem o uso de produtos que não contenham BPA para prevenir os efeitos negativos do BPA na mãe e no feto.

Quanto tempo duram as garrafas gratuitas de BPA?

As garrafas e recipientes plásticos sem BPA possuem as mesmas características dos utensílios para comer e beber de plástico em geral. Portanto, as garrafas sem BPA podem durar muito tempo e ser usadas desde que estejam em boas condições. Garrafas ou recipientes que tenham sido riscados, descoloridos ou fedorentos devem ser substituídos. Isso ocorre porque as rachaduras ou arranhões no recipiente serão mais difíceis de limpar, tornando mais fácil o crescimento de bactérias nas aberturas. Como uma nota final, crie o hábito de sempre limpar os recipientes que você usa da maneira adequada. Porque, por melhor que seja a qualidade do recipiente usado, ele não será ideal se não for limpo com cuidado. Uma dica da SehatQ: sempre preste atenção às fendas e juntas ao limpar os recipientes, para que os resíduos de alimentos e bebidas sejam totalmente eliminados.