Conheça os tipos de medicamentos sem receita e como usá-los corretamente

Você já notou que certas embalagens de medicamentos têm um logotipo de círculo azul com uma borda preta? Sim, o logotipo indica que o medicamento é uma classe limitada de medicamentos de venda livre. Os medicamentos sem prescrição médica limitados (anteriormente conhecidos como medicamentos de classe W) são, na verdade, drogas pesadas, mas esses tipos de medicamentos ainda podem ser vendidos sem prescrição em farmácias ou drogarias, e você pode comprá-los sem receita médica. Porém, o uso desse medicamento deve ser feito de acordo com as instruções constantes na embalagem para não causar efeitos negativos em seu organismo. Medicamentos sem receita limitados são apenas uma das quatro classificações de medicamentos encontradas na Indonésia. Existem também classes de medicamentos sem receita marcados com um círculo verde com uma borda preta, drogas pesadas e substâncias psicotrópicas (a letra K em um círculo vermelho com uma borda preta) e narcóticos (uma cruz vermelha em um círculo branco com uma borda vermelha).

Os tipos de medicamentos sem receita são limitados de acordo com o tipo

Além do círculo azul com a borda preta, você também encontrará uma placa de advertência retangular preta de 5x2 cm. Como o nome sugere, este sinal de aviso contém avisos aos quais você deve prestar atenção antes de tomar medicamentos sem receita restritos. Existem seis tipos dessas advertências restritas sobre medicamentos sem prescrição. A seguir estão os avisos e as classes de medicamentos incluídos neles:
  • P1: Cuidado! Droga potente. Leia as regras para usá-lo.
Exemplos de medicamentos de venda livre limitados: Comprimidos de Decolgen, Neozep. Paramex.
  • P2: Cuidado! Droga potente. Apenas para gargarejo, não engula.
Exemplos de medicamentos de venda livre limitados: Listerine anti-séptico bucal e Betadine.
  • P3: Cuidado! Droga potente. Apenas para o exterior do corpo.
Exemplos gratuitos limitados: Kalpanax, solução de Betadine.
  • P4: Cuidado! Droga potente. Apenas para ser queimado.
Exemplo gratuito limitado: cigarros anti-asmáticos.
  • P5:Atenção! Droga potente. Não é para uso interno.
Exemplo gratuito limitado: compressa Rivanol.
  • P6:Atenção! Droga potente. Remédio para hemorróidas. Não engula.
Exemplo gratuito limitado: supositório Anusol. Para garantir o uso seguro de medicamentos de venda livre, o Ministério da Saúde da Indonésia, por meio do Regulamento do Ministério da Saúde número 919 / Menkes / Per / X / 1993, a respeito dos critérios para medicamentos que podem ser apresentados sem receita médica, deve atender os seguintes critérios:
  • Não deve ser administrado a crianças com menos de 2 anos ou a pais com mais de 65 anos.
  • Automedicação sem risco de progressão da doença.
  • Seu uso não requer métodos e ferramentas especiais que só podem ser feitos por pessoal médico.
  • Medicamentos sem receita limitados são usados ​​para tratar doenças que têm uma alta prevalência na Indonésia.
  • O medicamento é eficaz e seguro quando usado para automedicação.
[[Artigo relacionado]]

Como usar com segurança medicamentos de venda livre limitados

Medicamentos sem receita vendidos em farmácias ou drogarias, como esta classe limitada de medicamentos sem receita, geralmente são usados ​​apenas para tratar doenças menores, como coceira, feridas externas ou dor de dente. Você também pode perguntar ao seu farmacêutico sobre medicamentos de venda livre para dores de cabeça ou alergias. No entanto, se a condição da doença estiver piorando, é melhor consultar um médico e não é recomendado tentar combinar vários medicamentos arbitrariamente, embora eles sejam marcados de azul. No entanto, como este é um medicamento forte vendido sem receita, é importante que você leia as propriedades e como usar o medicamento no rótulo, folheto ou embalagem do medicamento para uso adequado e seguro. Certifique-se também de que o medicamento já tem uma licença de distribuição válida e não expirou. Aqui estão algumas dicas que você pode fazer para estar seguro ao usar medicamentos sem receita limitados:
  • Siga sempre as instruções de uso listadas na embalagem, rótulo ou folheto do medicamento.

  • Conheça os ingredientes contidos no medicamento, especialmente se você tem alergia a certos medicamentos.

  • Dê o remédio certo com a dose certa porque a mesma marca de remédio pode conter remédios diferentes (por exemplo, remédios para bebês, crianças pequenas e adultos).

  • Pergunte ao seu médico ou farmacêutico sobre os alimentos ou medicamentos que podem ser tomados ao mesmo tempo que os medicamentos de venda livre que está tomando.

  • Use a ferramenta que acompanha o medicamento. Não use uma colher de cozinha para dar remédio para beber.

  • Salve no lugar certo. Pergunte ao farmacêutico sobre o armazenamento de sobras de medicamentos de acordo com o tipo e mantenha-os fora do alcance das crianças.
Se você está grávida, não deve tomar medicamentos sem receita limitados, porque muitos desses medicamentos não são seguros para o feto. Da mesma forma, se você sofre de certas doenças, como diabetes ou hipertensão. Você também tem o potencial de overdose ao tomar medicamentos sem receita limitados. Portanto, se a doença que você experimentou não passar alguns dias depois de usar este medicamento sem receita limitado, pare de usá-lo e consulte seu médico imediatamente.