Língua entorpecida, ignorar ou consultar um médico imediatamente?

Há ocasiões em que uma pessoa sente uma dormência repentina da língua. Isso pode durar um pouco e desaparecer por conta própria, mas também pode durar dias até interferir nas atividades. A dormência da língua pode ser um sintoma de certas doenças, alergias ou mesmo uma indicação de que alguém teve um derrame. Para saber o que causa dormência na língua, pode-se verificar a gravidade do impacto. Se ocorrer apenas ocasionalmente após a ingestão de certos alimentos e desaparecer imediatamente, não há necessidade de se preocupar. No entanto, consulte um médico se durar muito tempo acompanhado de outros sintomas. [[Artigo relacionado]]

Causas da língua entorpecida

Há muitos motivos pelos quais uma pessoa sente dormência na língua. Alguns deles são: 1

1. doença de Raynaud

O transtorno de Raynaud é um transtorno que afeta o fluxo sanguíneo para os dedos das mãos e dos pés, lábios e língua. Por exemplo, quando a língua está muito fria devido às baixas temperaturas ou parece estressada, os vasos que transportam o sangue encolherão temporariamente. Em pessoas com fenômeno de Raynaud, dormência da língua pode ser acompanhada por uma mudança de cor azulada ou pálida. Quando diminui, há uma sensação de formigamento na língua. Isso pode diminuir depois de reduzir o estresse ou consumir bebidas quentes.

2. Stroke

A dormência da língua também pode ser uma indicação de que alguém está tendo um derrame, que ocorre quando há um bloqueio no fluxo sanguíneo para o cérebro. Quando isso acontece, o cérebro não recebe oxigênio suficiente para perturbar os nervos e músculos em várias partes do corpo, incluindo a língua. Geralmente, os sintomas de um AVC são acompanhados por dificuldade para ver e falar, o rosto ou membros parecem para baixo e fracos de um lado, assim como dificuldade em manter o equilíbrio quando em pé. Não adie o tratamento médico quando alguém tiver um derrame, porque cada segundo é precioso para prevenir um impacto permanente.

3. Esclerose múltipla

Em pessoas com esclerose múltipla ou EM, o sistema imunológico ataca os nervos do cérebro e da medula espinhal que são saudáveis. Como resultado, pode ocorrer dormência no rosto ou na língua. A esclerose múltipla é uma doença que costuma ser sofrida por muito tempo, de modo que a dormência da língua pode ocorrer repetidamente. Se a dormência da língua interferir na mastigação e em outras atividades, consulte um médico.

4. Reações alérgicas

A dormência da língua também pode ser uma reação alérgica após o consumo de certos alimentos ou medicamentos. Os sintomas, além de dormência, são a sensação de que a língua está inchada e com coceira. Cada pessoa tem diferentes alérgenos, mas geralmente os alimentos que podem desencadear alergias são ovos, peixe, leite, trigo e nozes.

5. Bolhas na boca

Quando há uma bolha dentro da boca ou aftas, então também pode ocorrer dormência na língua. Não está claro o que desencadeou o surgimento aftas, mas pode estar relacionado a alterações hormonais, vírus, falta de nutrição ou lesões na boca. Nesse caso, evite alimentos picantes, duros e ácidos o máximo possível para tratar a língua entorpecida, pois eles podem irritar e piorar os sintomas. Além de remédios médicos, gargarejar com água salgada e bicarbonato de sódio pode aliviar a dor.

6. Hipoglicemia

Os diabéticos são propensos à hipoglicemia, que é uma condição em que o açúcar no sangue cai abaixo dos limites normais. Além de pular refeições, outro gatilho é tomar muita insulina ou outros medicamentos para diabetes. Não apenas os diabéticos, todos também podem sofrer de hipoglicemia. Normalmente, outros sintomas que também ocorrem são sensação de fraqueza, fome, tontura e confusão.

7. Hipocalcemia

Pessoas cujos níveis de cálcio no sangue estão muito baixos podem desenvolver hipocalcemia. Alguns dos sintomas são cãibras musculares, espasmos, dores de cabeça e dormência da língua. A hipocalcemia pode ocorrer devido a doença renal, complicações de cirurgia da tireoide ou deficiência de vitamina D.

8. Síndrome da boca ardente

As causas menos comuns de dormência da língua são: síndrome da boca ardente, ou seja, o aparecimento de uma sensação de queimação e desconforto na língua, boca e lábios. Essa síndrome pode ser uma indicação de um problema médico, como diabetes, infecção por fungos ou deficiência de vitamina B-12. Mas em outros casos, síndrome da boca ardente Pode ocorrer devido a problemas com os nervos que controlam certas áreas do corpo. Mulheres que passaram pela menopausa têm tendência a isso.

9. Enxaqueca

A enxaqueca também pode causar dormência nos braços, rosto, lábios e língua. Normalmente, o sofredor também sentirá tonturas, incapaz de se concentrar em ver, a uma dor insuportável em um lado da cabeça.

Quando uma língua entorpecida deve ser tratada por um médico?

A incapacidade de sentir a língua que ocorre repentinamente e afeta o rosto, as mãos ou os pés pode ser um sinal de derrame. Se a dormência da língua for acompanhada por sintomas como incapacidade de andar, paralisia facial e dificuldade de falar, consulte um médico imediatamente! Além disso, a causa da língua não pode ser sentida como aftas ou as alergias geralmente desaparecem por si mesmas. Mas é claro que se a condição o incomoda, nunca é demais ir ao médico e consultar. [[Artigo relacionado]]

Notas de SehatQ

Uma condição que requer atenção médica imediata é quando a língua está dormente associada a um derrame. Mas se os sintomas que aparecem não são muito significativos ou mesmo a dormência da língua desaparece por conta própria, não há necessidade de se preocupar muito. Saiba também que a dormência da língua pode ser um sinal de outra doença que uma pessoa tem. Seja qual for a doença, encontre o diagnóstico e o tratamento corretos.